TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos Da Educação

Artigos Científicos: Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Analise Sociologica sobre o sistema Educacional Brasileiro no formato de um texto argumentativo e critico.

O ensino foi fortemente influenciado pela reestruturação produtiva, uma vez que as inovações tecnológicas,e a nova organização do trabalho e a globalização dos mercados exigiam novos perfis profissionais. Criou-se assim uma educação voltada ao mercado de trabalho, entendida pela lógica do capital, visando contribuir para o projeto político pedagógico da burguesia.

Condorcet no século XVIII já pregava uma instrução pública que tornasse os indivíduos críticos e defensores dos seus direitos, tornando-os capazes de realizar a igualdade política e que também os ajudassem a desenvolverem completamente seus talentos. buscava não só formar o homem, mas também os cidadãos. Kant considerava a educação como o grande segredo para o aperfeiçoamento da humanidade, pois ela deve preparar os indivíduos para a autonomia de pensamento, para a moralidade e a cidadania.

A educação é a única forma de criar indivíduos pensantes e autônomos, pois ela desenvolve a capacidade de reflexão e julgamento da realidade, isto é, desenvolve a capacidade de informação e entendimento para uma análise e avaliação da sociedade em que vivemos. Ensina-os a romper com as maneiras de ver, sentir e compreender as coisas. A escola sempre foi considerada o espaço de exercício da liberdade e da cidadania.

Você concorda com a visão Sociologica de Bourdieu sobre a Escola e a Educação? porque?

Concordo.Por que a escola exige dos alunos determinadas qualidades que são desigualmente distribuídas entre as classes sociais.

Considerando o contexto do sistema Escolar no Brasil, quais desigualdade podemos dizer que a Educação reproduz? De exemplo:

A educação perdeu sua função primordial, que era educar para a autonomia intelectual, para o esclarecimento e para a participação política. O indivíduo perdeu a capacidade de reflexão e julgamento da realidade, perdeu a capacidade de avaliar e interpretar sua existência e viver de forma autônoma.

Um exemplo é a desigualdade social onde a criança menos favorecida economicamente é submetida a condições de humilhação, preconceito e submição, pois a criança que detém do poder econômico se entende como sendo o soberano de toda a escola e sociedade.

Bibliografia:

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

CATANI, Afrânio. M.; OLIVEIRA, João. F.; DOURADO, Luiz. F. Política Educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXII, no 75, Agosto/2001. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v22n75/22n75a06.pdf> acesso em Junho de 2012.

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com