TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos da Educação

Tese: Fundamentos Sociológicos da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Tese  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância P

Fundamentos Sociológicos da Educação

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2012

Lucinéia Aparecida Ribeiro – RA-2348460735

Flavia dos Santos Duque – RA-2303300804

Talita Ribeiro – RA-2328419639

Leila Roberta Dias – RA-2315347471

Thalita Cassia Silva – RA-2305300726

Fundamentos Sociológicos da Educação

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para a conclusão da disciplina “Fundamentos Sociológicos da Educação”, sob a orientação do professor (a) tutor a distancia (EAD) Rita de Cassia Medeiros.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - S.P

2012

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho, buscaremos retratar o cotidiano escolar que tanto vem afligindo toda uma sociedade, que desacreditada da escola, os alunos vêem se evadindo do ambiente escolar e ou tornando-o violento e desinteressante.

Abordaremos no presente trabalho questões importantes sobre o papel da escola na solução dos problemas que interferem na aprendizagem dificultando o crescimento intelectual do aluno no desenvolvimento do seu senso de autocrítica para analisar e agir como um sujeito construtor e modificador da realidade social que vive.

Segundo, BATTINI, Okçana, (2009, p.126):

Desde o ensinar uma criança a falar “direito”, que era esquecer a maneira de se falar para aprender uma forma letrada e única, de uma brasilidade inexistente, até esse apagamento de nossas tradições populares em nome, muitas vezes, de uma incorporação de valores universais que nos pareciam até desfigurados em nossa educação.

O presente trabalho tem o objetivo de retratar as dificuldades encontradas pelo docente no âmbito escolar observando-se a educação e o progresso não se articulam em virtude da educação no Brasil está aquém da expectativa do nível esperado para esperado para os países em desenvolvimento.

Diante dos fatos evidenciados no texto é possível perceber que o educador encontra-se desorientado com tantos conflitos existentes dentro de uma sala.

DESENVOLVIMENTO

O objetivo deste texto é o de refletir sobre os Fundamentos Sociológicos da Educação, tendo como eixo a efetividade do ensino de sociologia da educação ou como se chama nessa grade curricular, ensino dos Fundamentos Sociológicos da Educação. Começo, então com algumas perguntas que tentaremos discutir ao longo do artigo.

Para que servem os fundamentos sociológicos da educação? Qual sua função na formação de professores para a educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental? Em que sentido se insere na proposta geral do curso? O quê e como ensinar nessa disciplina “sociologia da educação”? E aí cabe a pergunta: quais são os fundamentos sociológicos da educação?

São perguntas pertinentes a todos nós envolvidos com a formação de professores. São perguntas que teremos que responder aos alunos, mas que eles só irão compreender no final do curso, ou, ainda quando estiverem atuando como profissionais; ou, quem sabe se prosseguirem os estudos em nível superior. Mas, o fato é que precisamos enfrentar essas questões e, se possível, coletivamente no trabalho escolar. O objetivo é problematizar, debater ou ainda alimentar o debate nas escolas.

Não tenho receitas ou fórmulas mágicas para oferecer como nos programas de TV, nas palestras midiáticas de colegas da educação que tentam nos iludir com diagnósticos simplistas e soluções ainda mais ingênuas.

1. Para Que Servem Os Fundamentos Sociológicos Da Educação? Qual Sua Função Na Formação De Professores Para A Educação Infantil e Das Série Iniciais Do Ensino Fundamental?

O sociólogo francês Christian Baudelot, tentando responder às questões semelhantes a essas propôs que a sociologia da educação servisse para instrumentalizar os professores com mapas que os ajudassem a traçar seus itinerários, veja o que ele diz:

No fundo o trabalho do sociólogo da educação se assemelha ao trabalho de um cartógrafo. Levantar o mapa escolar, proceder ao levantamento topográfico do terreno e do relevo, representar uma escala precisa os principais maciços da paisagem escolar, medir os caudais dos rios, ter os mapas em dia, eis aqui em que o sociólogo da educação pode ajudar o professor. Pode ajudá-lo a orientar-se na “floresta” escolar. Ajudá-lo a orientar-se e não guiá-lo. Caberá aos professores depois traçar, com o mapa na mão, seus próprios itinerários em função de suas opções e da natureza do terreno em que se encontram. (Baudelot, 1991). A sociologia da educação comporia o arsenal teórico que ajudaria os professores a se orientarem, juntamente com as outras disciplinas, mas que deveria oferecer aos futuros professores instrumentos para olhar a sociedade e a escola, as crianças, as famílias, a sua prática docente e o contexto macro social e político.

RESENHA

ENTRE os Muros da Escola. Direção: Laurent Cantet. Produção: Caroline Benjo e Carole Scotta. Paris: Imovision, 2008. 1 DVD.

Palavras-chave: ensino; vernáculo; prática docente.

Há anos são discutidas questões acerca do ensino de língua materna no Brasil. Com o filme Entre os Muros da Escola percebemos que os problemas enfrentados por nós brasileiros não são exclusivos de nosso país. Embora a organização burocrática do ensino, a estrutura das escolas e as realidades de professores e de alunos sejam diferentes daquelas encontradas no Brasil, o retrato feito por Laurent Cantet nos mostra que nosso país não está tão atrás no que tange à educação mundial.

O filme, baseado no livro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com