TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do trabalho social

Tese: Fundamentos históricos e teóricos e metodológicos do trabalho social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II

A importância do Movimento de Reconceituação iniciado nos anos 1960.

Este relatório referente à Teoria do Serviço Social, que inclui o Movimento de Reconceituação e as Correntes Filosóficas.

Neste estudo abordaremos o conjunto de transformações econômico-social e político e seus efeitos.

Diante disto, visa buscar a iniciativa do movimento de Reconceituação do Serviço Social e toda sua problemática dentro do contexto social, é necessário que reveja os conceitos básicos da Sociologia e a importância dos mesmos para a compreensão da historia cotidiana , para isso vamos voltar um pouco á historia para obter uma melhor compreensão de todo esse processo histórico .

Na década de 1940, os Estados Unidos estabeleceu uma aliança com a América Latina para que ela fornecesse matéria prima e mercado para os produtos norte-americanos. Nas décadas de 1960 a 1980, na América Latina alternavam “mobilização popular-reforma e autoritarismo político”. No Brasil, por exemplo, as manifestações sociais foram duramente rechaçadas pelo golpe de abril de 1964. Más, quando a ditadura entrou em crise, a sociedade civil pôde voltar á cena brasileira.

O intercâmbio do Serviço Social latino-americano com o Serviço Social norte-americano se deu no âmbito da formação acadêmica e de programas internacionais. No contexto da dominação econômica norte-americana, um grupo de assistentes sociais, que era contra o imperialismo norte-americano e o Serviço Social tradicional, organizou o movimento de reconceituação latino-americano.

Na proposta da reconceituação, a ruptura com o Serviço Social tradicional estava vinculada ao término do domínio imperialista. O grupo questionava o atrelamento do Serviço Social ás classes dominantes. Então, não bastava inovar as instituições para romper com o Serviço Social tradicional, nem formular procedimentos metodológicos. Ao optar pelos subalternos, o movimento de reconceituação lutou contra as práticas tradicionais e por criar um Serviço Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com