TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

Monografias: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  1.755 Visualizações

Página 1 de 11

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I

PALMAS-TO

SETEMBRO, 2012

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera - Uniderp, para avaliação parcial da disciplina de Fundamentos Históricos E Teórico-Metodológicos do Serviço Social I, sob orientação da Professora Mª Laura Santos.

O Filme retrata a época da revolução industrial que transformou o trabalho em emprego e com isso os trabalhadores foram movidos a trabalhar por salários surgindo assim uma nova cultura social e um novo pensamento de igualdade social. Em razão disso houve o surgimento das máquinas industriais, e a necessidade da contratação da mão de obra urbana passando a aumentar desordenadamente o número de habitantes e o crescimento populacional cresceu de forma exorbitante.

A produção aumentava, mas causava um fator preocupante o desemprego social. O trabalhador se torna um escravo da atividade que se vê obrigado a desenvolver de tal, com isso o colapso nervoso , o stress do dia a dia os leva a desenvolver atividades anormais ao comportamento humano é notório e evidente a mudança do comportamento social do homem com a introdução das máquinas nos meios produtivos nessa sociedade moderna.

As inovações trouxeram benefícios, agilidade e rapidez, mas desvalorização da mão de obra pessoal e qualificada. A revolução industrial foi responsável por inúmeras mudanças que podem ser avaliadas tanto por características negativas, quanto positivas. Os avanços tecnológicos trazidos por essas experiência trouxeram maior conforto para nossa vida, dessa forma não podemos fixar o modo de vida urbano e integrada a demanda ao muno industrial.

A Revolução Industrial se originou no meado do século XVIII mas teve proporções maiores já no século XIX que provocou mudanças profundas nos meios de produção humanos até então conhecidos, afetando diretamente os modelos econômicos e sociais de sobrevivência humana. O crescimento da Revolução Industrial, o modelo feudal, anterior, que caracterizou todo o período medieval começa a entrar em decadência, cedendo lugar, ao novo modelo industrial. Dessa maneira o trabalhador não tinha mais ciência do valor da riqueza, ele por ele produzida. O seu salário nem sempre correspondia ao valor daquilo que ele era capaz de produzir.

A Revolução Industrial em relação ao filme tempos moderna, de1936 mostra as angústias sociais dos homens e mulheres com o novo modelo de economia capitalista baseado no consumo e no aumento da propriedade privada das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas.

A revolução industrial foi responsável por inúmeras mudanças que podem ser avaliadas tanto por suas características positivas quanto negativas. Alguns desses avanços tecnológicos trazido por essa experiência trouxeram maior conforto para a nossa vida.

O filme retratou também formas de desigualdade e injustiça social. Isto ficou bem claro na cena em que Carlito ao conseguir um emprego em uma loja de conveniência, leva a Jovem para a loja a mesma que roubava bananas no cais e que teve o pai morto no protesto de trabalhadores, após o seu fechamento do expediente durante a noite, e juntos desejam ter os bens materiais e o conforto de um lar com todos os seu direito apropriado pela classe burguesa.

Capitalismo Industrial

O processo Histórico quanto ao capitalismo. Nas histórias gráficas socioeconômicas três grandes virtudes compreendem o capitalismo.

Dentre elas a proposta pelo economista Alemão Warner Sambo que tem uma concepção idealista quanto ao capitalismo. Assim o capitalismo surgiu no cenário histórico, desenvolvendo um estado de inspiração na vida da época, produzindo formas e relações econômicas que caracterizam o sistema capitalista. Essa inspiração fez surgir forma que lhe corresponde á organização econômica.

O capitalismo teve sua categoria histórica como forma de economia que veio com a organização da produção que moveu entre o mercado e o lucro. O modo de produção capitalista definiu uma relação social entre o homem e produtividade. Daí surgiu outras estruturas sociais.

Os que possuíam maior poder aquisitivas a outra que nada tinha a oferecer além, da sua mão de obra e a força de trabalho. O capitalismo como uso aquisitivo do dinheiro antecedia muito a reformo do protestantismo.

A força do caráter do sistema comercial do capitalismo veio de uma forma mais organizada da produção que se move entre o mercado e o lucro.

Nas sociedades medievais as relações de trocas eram simples. Com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, as relações de produção no campo são invadidas por trocas que se tornam complexas, pois passam a ter o objetivo de acumular riqueza.

O emprego de salário assalariado significava para a burguesia uma forma de obter lucro. Nessa fase há uma crescente necessidade de mão de obra. Na cidade começavam a surgirás fábricas, que necessitavam de trabalhadores.

REFLEXÃO

* O QUE É MUDAR?

* QUAIS AS CONSEQUENCIAS DE DESEMPREGO ENQUANTO QUESTÃO SOCIAL?

* POR QUE O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO É IMPORTANTE?

O ponto de partida para mudança é, antes de tudo, a adoção de um novo enfoque, de uma nova maneira de olhar os problemas de uma determinada sociedade, revendo hierarquias de decisão consagradas pelo tempo e pelos hábitos políticos do passado, que sempre relegaram o atendimento da população em geral a um lugar secundário nas estratégias de governo.

Mudar implica em evoluir, melhorar. Toda mudança implica em movimento e movimento é VIDA! A vida não é estagnada, parada. Tudo está em movimento o tempo todo.

As consequências do desemprego

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com