TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fungos

Resenha: Fungos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

De uma forma geral, podemos dizer que há espécies diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos. Os que servem para alimento e até aqueles dos quais se podem extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina.

Existem mais de 230 mil espécies de fungos, mas apenas 100 causam micose. Como eles estão em toda parte, praticamente todas as pessoas ficam expostas a eles. Quando encontram condições favoráveis, como umidade e calor excessivos, os fungos podem se reproduzir e desencadear a infecção

Os fungos estão em todos os lugares, inclusive em várias partes do corpo humano. Mas isso não é suficiente para que a micose se desenvolva. A umidade é fator fundamental, pois com ela a queratina fica mais macia e facilita a entrada e desenvolvimento dos fungos.

Existem situações que propiciam o desenvolvimento de fungos. Períodos de baixa imunidade, estresse, imunodeficiências, ou ainda os tratamentos com imunossupressores ou antibióticos sistêmicos favorecem o desenvolvimento das micoses.

Todas as pessoas podem pegar micose de unha, contudo há pessoas com maior tendência para sofrer da infecção:

• Quem usa piscinas e/ou balneários públicos;

• Os praticantes de esportes e as pessoas mais idosas;

• Os que têm pé-de-atleta (frieira – micose superficial da pele do pé);

• Mulheres, devido ao uso de sapatos apertados, bico fino, salto alto;

• Profissionais de limpeza e jardinagem; pois estão em contato constante com água e terra;

• Quem tem problemas como a diabetes, doenças cardiovasculares e imunodeficiências, etc.

A micose de unha normalmente surge por exposição direta aos microorganismos. Usualmente as unhas entram em contato direto com o fungo ou são invadidas por contágio pela infecção (pé-de-atleta).

Para diagnosticar corretamente a doença e o tratamento adequado, o ideal é procurar um dermatologista, ele é o profissional mais indicado. Farmacêuticos e pedólogos também são fontes de informação. Estes profissionais podem ajudar a diagnosticar a doença, mas sempre, o mais indicado é procurar um médico.

Outras doenças também podem causar alteração nas unhas, por isso, a importância do diagnóstico correto, para que o tratamento mais adequado seja instituído. Observando qualquer alteração na coloração (amarelada, esbranquiçada), na espessura ou formato de suas unhas, procure um médico ou farmacêutico. Quanto antes iniciar o tratamento, mais rápido suas unhas voltarão a crescer bonitas e saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com