TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções de idioma

Artigo: Funções de idioma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  Artigo  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

OioibsidbsjsnsksbxjdndhdnsnsnndndndjsnsjsnsnsnsjsbahabsnajsbshsbsjsnsnsjsnsnshsjjsjsjbsjddjdndxjxkdmdkdksmdnbshsbdjdjdndsjsnsnsnsnsnsnsjdjjdjdjsjsjsjsnsisjsnsnsnsjsjsjdjsjsDuas crianças de oito anos conversam no jardim e o menino pergunta à menina: - O que vais pedir no DIA DA CRIANÇA? - Eu vou pedir uma Barbie, e tu? - Eu vou pedir um TAMPAX ou um OB! - responde o menino. - TAMPAX?! OB?! que é isso?! - Nem imagino... mas na televisão dizem que com TAMPAX ou OB a gente pode ir à praia todos os dias, andar de bicicleta, andar a cavalo, dançar, ir ao clube, correr, fazer um montão de coisas, e o melhor... SEM QUE NINGUÉM PERCEBA! Ou hsn susns. Shabs sha shs shs sus shs shs sus susnshsbshs sbe she sue she eUNIDADE 1

Locutor e alocutário: “o locutor é o sujeito falante responsável pelo ato de linguagem e, portanto, exterior a este. Opõe-se, nessa mesma relação de exterioridade, ao sujeito que acolhe o ato de linguagem, que pode ser designado nos termos de receptor ou alocutário”.

Definição de interlocutores: são “os parceiros de uma troca verbal, em que cada um deles toma a palavra. O interlocutor é sempre considerado como aquele que está, ao mesmo tempo, na posição de um ato de comunicação e de poder tomar a palavra em seu turno”.

Texto: segundo Diana L. P. Barros, o texto “pode ser tanto um texto linguístico, indiferentemente oral ou escrito – uma poesia, um romance, um editorial de jornal, uma oração, um discurso político, um sermão, uma aula, uma conversa de crianças –, quanto um texto visual ou gestual – uma aquarela, uma gravura, uma dança – ou, mais frequentemente, um texto sincrético de mais de uma expressão – uma história em quadrinhos, um filme, uma canção popular.”

Gênero textual: na definição de Marcuschi, é “uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica. Se os tipos textuais são apenas meia dúzia, os gêneros são inúmeros. Alguns exemplos de gêneros textuais seriam: telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, reportagem jornalística, aula expositiva, reunião de condomínio e assim por diante”.

O que é linguagem? Define-se como linguagem qualquer sistema de signos socializado. Nesse sentido, podemos falar em linguagem da moda, linguagem do jornalismo, linguagem televisiva, linguagem cinematográfica, linguagem culinária, linguagem fotográfica, entre muitas outras. Desse modo, é possível perceber que as linguagens são formas de expressão humanas, representando valores de grupos de uma dada sociedade, que podem variar no tempo, no espaço etc.

Para Jakobson, cada função da linguagem está ligada a um dos elementos da comunicação:

CONTEXTO (função referencial)

REMETENTE MENSAGEM (função poética) DESTINATÁRIO (função conativa)

CANAL (função fática)

CÓDIGO (função metalinguística)

FUNÇÕES DA LINGUAGEM:

Função emotiva: quando o texto, numa dada situação comunicativa, centra-se no emissor (quem está escrevendo)

Função conativa: quando o texto, numa dada situação comunicativa, centra-se no receptor/destinatário (ex. essa é a hora de novos cursos para você)

Função poética: Não somente poesia, mas também todo uso de linguagem que procura ir além apenas do sentido imediato da mensagem. Quando desperta o imaginário do receptor.

Função referencial: chamada de denotativa, está ligada ao contexto da situação de comunicação. Não é “eu” ou “você” e sim “ele”, “isso” e etc.

Função fática: Centrada no contato. São textos compostos para iniciar, manter ou encerrar uma comunicação.

Função metalinguística: tudo o que serve para explicar ou precisar o código utilizado pelo emissor (ex. dicionário)

UNIDADE 2

Variações linguísticas: além das situações, há outros tipos de diferenças como a pronúncia, o tipo de vocabulário, o usos de palavras específicas de profissões, a maneira de organizar as frases, entre outras.

Uma norma ou variedade linguística é um conjunto de normas fixado, usado e consagrado por uma comunidade de falantes de um dado idioma. Todas as variedades linguísticas seguem princípios lógicos, não sendo, portanto, possível dizer que uma norma é melhor do que outra. No entanto, a norma padrão é a mais prestigiada socialmente, sendo exigida em situações mais formais de comunicação.

1) Norma de espaço físico: Em cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com