TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fábula Da Convivência

Casos: Fábula Da Convivência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 9 _ CONVIVÊNCIA

OBJETIVO : Valorizar a participação do outro nas nossas realizações.

DESENVOLVIMENTO :

* Distribua o texto “Fábula da Convivência” para os alunos. * Deixe que façam leitura silenciosa e, depois, leia para eles com voz suave e pausada.

FÁBULA DA CONVIVÊNCIA

Durante uma era glacial muito distante, muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberta por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem ao clima hostil. Foi então que uma grande manada de porcos-espinho, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir e juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro, e todos juntos, bem unidos, agasalhavam- se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso. Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor que era questão de vida e de morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. 12

Dispersaram-se por não suportarem mais tempo os espinhos de seus semelhantes. Doía muito... Mas isto não foi a melhor solução. Separados, logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com precaução, de tal forma que unidos, cada qual conservava certa distância do outro, mínima, mas suficiente para sobreviver sem ferir, sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos. Assim, suportaram- se, resistindo à longa era glacial, sobreviveram! * * *

* Organize uma Roda de Conversa para refletir sobre o texto: _ O que vocês acharam da solução encontrada pelos porcos-espinho para sobreviverem? _ Você teria uma outra solução? Qual? _ A nossa felicidade está ligada a felicidade das outras pessoas? Justifique;.

* Peça aos alunos para opinarem sobre o texto. * Solicite aos alunos que fechem os olhos, relaxem e pensem como precisamos dos outros para ajudar na realização de nossos sonhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com