TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fórum De Discussão Da Disciplina Álgebra ***

Exames: Fórum De Discussão Da Disciplina Álgebra ***. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

O critério de divisibilidade por 11 necessita de organização e maior compreensão do processo que deve ser realizado para sabermos a divisibilidade de um número por 11.

Os múltiplos por 11, rapidamente extrapolam as casas das centenas, portanto podemos nos deparar com números que possuem diversos algarismos, contudo com o processo de verificação da divisibilidade por 11, buscará um meio que utilize uma quantidade menor de algarismos para esta verificação.

“Um número é divisível por 11, caso a soma dos algarismos de ordem par subtraídos da soma dos algarismos de ordem ímpar, resultar em um número divisível por 11. Caso o resultado seja igual a 0, pode-se afirmar também que é divisível por 11.”

Devemos compreender o que é dito como ordem par e ordem ímpar, pois pode surgir a confusão que o que deve ser feito é “somar os números pares e somar os números ímpares”, mas não é isso que é pedido. Ordem par e ordem ímpar diz respeito a ordem dos algarismos do número, partindo da esquerda para direita. Façamos uma tabela com a ordem dos algarismos do número: 2376.

Conforme vimos no critério de divisibilidade, devemos somar os algarismos que correspondem a ordem ímpar, e subtrair da soma dos algarismos de ordem par. Façamos este processo:

Faça a subtração da soma dos algarismos de ordem par pela soma dos algarismos de ordem ímpar. Caso o resultado seja negativo inverta essa subtração para: (Soma dos algarismos de ordem ímpar subtraídos pela soma dos algarismos de ordem par). Nesta situação não nos importa o sinal obtido, queremos apenas verificar se este resultado é de fato divisível por 11.

Como foi visto anteriormente, caso o resultado seja zero podemos afirmar que o número que está sendo verificada a divisibilidade por 11 é de fato divisível pelo número 11, ou seja, 2376 é divisível por 11.

Façamos outro exemplo. Verifique se o número 12574 é divisível por 11.

Como não é possível dividir 1 por 11, temos que o número 12574 não é divisível por 11.

O processo que deve ser feito para verificar a divisibilidade por 7 é o seguinte: “Multiplique por 2 o último algarismo do número. Subtraia este valor do número inicial sem o último algarismo, o resultado deve ser múltiplo de 7.”

Veja que esse não é um processo tão simples quanto os anteriores, nos quais bastava analisar o último algarismo, ou somar os algarismos dos números. Neste, o processo será repetido a fim de diminuir a quantidade de algarismos a serem analisados quanto à divisibilidade por 7. Veja um exemplo realizando o processo citado:

“Verifique a divisibilidade por 7 do número 7203”

Caso você queira, pode parar o processo no algarismo 63, pois nele já conseguimos determinar se o número de fato é divisível por 7 ou não. Sabemos que 63 = 7x9, portanto 7203 pode ser dividido por 7.

“Verifique a divisibilidade por 7 do número 6481”

Note que o número 52 não é múltiplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com