TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GARANTIR INFORMAÇÕES PARA CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: GARANTIR INFORMAÇÕES PARA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.942 Palavras (40 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 40

A RELEVANCIA DA INFORMATICA PARA A CONTABILIDADE

Isler Silveira Leite

Contador, Professor da UFMT

RESUMO

O artigo busca demonstrar a relevância da Informática para a contabilidade, evidenciando a historia e origem da Contabilidade, mostrando os aspectos relevantes dessa caminhada até nossos dias. São enumerados, também, os aspectos importantes relacionados com a Informática desde os primórdios do seu surgimento, sua contribuição que veio cooperar para a elevação Contabilidade aos patamares da atualidade. Os aspectos relevantes acrescidos para o empresário na condução da sua gestão empresarial. Ao final da investigação diante dos aspectos relevantes apontados constata-se a relevância da Informática não só para a Contabilidade, suas perspectivas para o futuro, mas, também, para as mais diversas áreas da economia de um modo em geral.

Palavras-Chaves: Contabilidade; Informática; Perspectivas;

1 - INTRODUÇAO

Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o Patrimonio das entidades; seus fenômenos, variações, tanto no aspecto quantitativo quanto qualitativo, realizam os registros dos fatos e atos de natureza economico-financeira que afetam este mesmo patrimônio e estuda suas consequências na dinâmica financeira . E assim prover seus usuários com informações de naturezas econômicas, financeiras e de produtividade com relação à empresa objeto de contabilização.

O principal objetivo da contabilidade é divulgar informações de grande relevância e influência nas atividades operacionais da empresa, e fornecer periodicamente a posição patrimonial e financeira e os resultados das operações ocorridas na empresa, permitindo aos usuários a avaliação da empresa e diretrizes para tendências futuras.

Neste sentido, o uso das informações contábeis tornou-se indispensável no processo de tomada de decisões devido principalmente à alta competitividade do mercado.

A função da contabilidade vai além de registrar fatos e atender as exigências legais e fiscais, atuando como fonte de informações para o gerenciamento e suporte de toda a organização. Por isso a relação do processo de escrituração contábil e a informática que se constitui uma re¬lação de muitos anos têm trazido para os profissionais de contabilida¬de um aprendizado e mudanças no processo de elaboração dos trabalhos.

Por outro lado, num país onde há constantes mudanças na Legislação e nos Regulamentos, no que dizem respeito aos tributos, as empresas necessitam de ferramentas, que possam lhe prestar informações precisas e corretas.

É neste sentido que o uso da informática nas empresas de serviços contábeis ou prestadores de servi¬ços, tornou-se fundamental para a sobrevivên¬cia da atividade empresarial, e fator relevante para melhorias nos processos operacionais e para o crescimento da prestação dos serviços contábeis.

Ocorre que, com o surgimento da informática possibilitou um novo processo de escrituração automático, que veio substituir o processo mecânico. As melhorias de forma de fazer a contabilidade superaram-se os obstáculos, com a utilização da tecnologia da computação, o que veio proporcionar substancialmente grandes benefícios não só para os profissionais da contabilidade, mas, também para todas as áreas do conhecimento.

Nos dias atuais, os computadores estão presentes praticamente em todas as atividades econômicas e, acredita-se que sem a informática seria impossível ter uma organização competitiva, com capacidade de tomada de decisões rapidamente e acertadamente, pelos seus gestores.

Dado a relevância do assunto o objetivo principal justifica-se a sua escolha por ser um tema atual e relevante e, ainda pela sua importância no contexto socioeconômico. Estes questionamentos acabaram por motivar a proposição deste estudo. Considerando estes aspectos, entendeu-se que esta temática se justifica que, na medida em que oferecera um referencial teórico que permita aos profissionais procederam a uma análise de como está sendo tratado este assunto.

Assim a pesquisa procurou identificar até que ponto a informática pode contribuir para a eficiência nos procedimentos contábeis e como utilizar esta tecnologia, de modo a fazer o melhor uso possível dos recursos tecnológicos gerados tanto internamente como externamente nas organizações contábeis. E, ainda, verificar a importância da informática para a contabilidade; identificar os relatórios gerados por aplicativos da contabilidade; descrever o que são programas e sistemas; verificar os devidos cuidados no controle das informações.

A partir do problema proposto, buscou pesquisar a luz da doutrina, a literatura sobre o tema que é bastante amplo, para tanto partiu para o estudo de fontes bibliográficas, tendo como principais interlocutores Cerqueira (2004); Cornachione Jr. (2001); Padoveze (2004); Oliveira (2006); Marion (2005); Schmidt e Santos; (2.006) entre outros.

2 – CONHECENDO UM POUCO DA HISTORIA DA CONTABILIDADE

Desde a antiguidade o homem sempre se preocupou em cuidar do seu patrimônio, cuidado este que visava registrar quais eram as suas propriedades. Pode-se dizer, que era a contabilidade que eles possuíam e, que essa contabilidade sofreu (e ainda continua preocupando) várias modificações no decorrer do tempo, até chegar na contabilidade que é conhecida atualmente.

Desde a pré-história a contabilidade já se fazia presente em nosso meio, Schmidt e Santos (2006 p.13) comentam que “as primeiras fichas de barros encontradas datam de 8.000 a.C. na cidade de Urik, antiga cidade da mesopotâmia e centro de civilização sumeriana”.

A arqueologia contribuiu muito para essas descobertas, esses vestígios da contabilidade são “produto do estudo cientifico de restos de culturas humanas derivadas de conhecimentos desenvolvidos em tempos pré-históricos”. As principais descobertas da arqueologia a respeito da contabilidade foram as fichas de barros e os sistemas de tábuas. Eram simples e complexas. As fichas simples tinham as seguintes características: esferas, cilindros, discos, ovóides, triângulos e, retângulos. Eram utilizadas mais em zonas rurais e revelavam traços de 8.000 a.C. Já as fichas complexas, também, tinham diversas formas, porem com incisões ou pontuações e freqüentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com