TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOPOLITICA

Ensaios: GEOPOLITICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

Hoje, aproximadamente 150 países membros participam na composição do capital do Banco Mundial. O valor da cota e o direito de voto são determinados a partir do nível de participação no mercado mundial. O principal acionista é os Estados Unidos, fato que lhe concede o poder de veto em todas as decisões. Assinale a alternativa incorreta quanto ao FMI e o Banco Mundial:

A) O FMI e o Banco Mundial foram criados na década de 1980 quando ocorreu a crise dos juros nos Estados Unidos

Em 24 de outubro de 1985, chefes de Estado, reunidos em Nova Yorque, comemoraram o 50° aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. Sobre a ONU é possível afirmar

d) é uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos

A Conferência de Bretton Woods (1944), realizada no ocaso da Segunda Guerra Mundial, é considerada um marco na história do Direito Internacional no século XX porque

A) estabeleceu as bases do sistema econômico e financeiro internacional, por meio da criação do Banco Mundial – BIRD, do Fundo Monetário Internacional – FMI e do Acordo Geral de Tarifas Aduaneiras e Comércio – GATT

Constitui objetivo da Organização Mundial do Comércio

d) solucionar controvérsias sobre tarifas do comércio internacional

Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta

I. A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura é uma organização internacional especializada, sem vinculação à ONU. Foi criada na Conferência de Londres em 1945, tem, dentre outras, a função de lutar para que sejam respeitados os direitos do Homem, as liberdades fundamentais e a justiça e está sediada em Genebra.

II. O FMI – Fundo Monetário Internacional é um organismo internacional criado em 1944, com sede em Washington, e tem como função, dentre outras, promover o comércio internacional, manter estáveis os balanços de pagamentos dos diversos países de forma a evitar oscilações cambiais e conceder empréstimos aos países-membros.

III. O GATT é uma convenção internacional, surgida na Conferência de Genebra (de 1947), que disciplina os princípios norteadores das relações mercantis entre os Estados, tem por finalidade a promoção do pleno emprego, a expansão do comércio internacional e a melhoria no padrão de vida dos povos e, embora não tenha celebrado qualquer acordo com a ONU, com ela mantém relações estreitas, razão por que é costume incluí-lo como uma organização internacional especializada da ONU.

IV. A Convenção sobre Diversidade Biológica, adotada pelas Nações Unidas em 1992 em Nova Iorque, não foi aprovada nem adotada pelo Brasil.

V. A OMC – Organização Mundial do Comércio, com sede em Genebra, foi criada pelo acordo firmado em Marrakech (Marrocos) em 1994, o qual foi aprovado no Brasil por Decreto Legislativo no mesmo ano e, após a sua promulgação, entrou em vigor em 1995.

d) as afirmativas II e IV estão corretas

A crise financeira internacional desencadeada em setembro de 2008 trouxe, em seu bojo, o questionamento do papel dos organismos tradicionais que regem as relações econômicasinternacionais e suscitou discussão acerca da necessidade de novas estruturas de governança econômica global. neste sentido, pode-se afirmar que

I. A crítica brasileira à atuação dos organismos criados em razão da conferência de Bretton Woods, em particular o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, no contexto de crises econômicas e das ingerências consideradas nocivas na condução de políticas macroeconômicas, fundamenta a posição favorável do Brasil à criação de mecanismos alternativos de governança econômica global, como o BRIC.

II. A crise econômica gerou para o Brasil a necessidade de propugnar nova arquitetura institucional para o tratamento das questões financeiras globais, em que se privilegie o G-20, que, no entendimento do governo brasileiro, melhor expressa a atual configuração da economia mundial e a importância dos países emergentes.

III. A posição brasileira frente a crise de 2008 aponta para a necessidade de restabelecer a ordem econômica mindial de acordo com as propostas originais do tratado de Bretton Woods, utilizando como argumento os resultados econômicos obtidos no período do "Milagre Econômico" do final da década de 1960

Assinale a alternativa correta

b) a afirmação II está correta

As empresas multinacionais ou transnacionais têm um papel fundamental dentro das chamadas globalização comercial, globalização produtiva e globalização financeira, pois são essas empresas que dão a dinâmica aos fluxos de bens e serviços em escala mundial. A lógica dessa dinâmica baseia-se em:

c)Alocar a produção e montagem dos seus produtos onde a mão-de-obra é mais barata e manter as atividades mais nobres, e com maior conteúdo tecnológico, no país de origem.

As reformas da década de 1990 vieram para superar as políticas adotadas entre 1960-80, caracterizadas basicamente pela intervenção do Estado no sentido de garantir o equilíbrio da economia e a obtenção do pleno emprego dos fatores. Sobre essas reformas podemos dizer, a partir da experiência atual e dos resultados obtidos nos últimos anos, que:

(I) As reformas políticas neoliberais se mostraram incapazes de cumprir a sua grande promessa: o crescimento econômico.

(II) Não se concretizaram as promessas globalizadoras: quando da sua implementação, garantiram-nos que, embora essas reformas aumentassem a desigualdade a curto prazo, possivelmente, a longo prazo, gerariam um crescimento econômico rápido e capaz de corrigir tais distorções sócio-econômicas, sendo mais eficientes que as políticas intervencionistas do imediato pós-guerra. No entanto, apenas aumentou a desigualdade de renda, tanto entre países como dentro dos próprios países.

(III) Os países em desenvolvimento que seguiram esse receituário deixaram a população mais desfavorecida sem qualquer rede de proteção social do Estado, já que esse havia se reduzido ao mínimo.

Pode-se dizer, sobre essas afirmativas, que:

A)

todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com