TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOPROCESSAMENTO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Trabalho acadêmico: GEOPROCESSAMENTO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Pesquise 806.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 6

Impactos ambientais de residuos sólidos e suas implicações pra recuperações de areas degradadas

USO E IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Nova união/R

USO E IMPORTÂNCIA DO GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR, para a disciplina de Atividades Interdisciplinares: Portfólio Individual.

RESUMO

O artigo mostra como o geoprocessamento auxilia no licenciamento ambiental desde em áreas de empreendimentos e obras até em pesquisas de recuperação de áreas danificadas. Alguns dos pontos citados no artigo são o uso

dos sistemas de informações geográficas (SIG) e as formas de representações do SIG. A partir de pesquisas bibliográficas para a criação deste artigo, pode se dizer que a necessidades de criações e desenvolvimentos de novas técnicas vem para ajudar e agilizar os trabalhos e projetos de um profissional não só no licenciamento mais em toda área ambiental. Como o SIG, por exemplo, que auxilia um licenciador em uma vistoria, analise ou em criação de projetos em uma área que será modificada e utilizada para um empreendimento. Podemos observar que ainda existe a falta de comprometimento por partes dos órgãos responsáveis pela fiscalização da Legislação Ambiental, dos próprios empreendedores e também da população prévia e posteriormente inserida na área.

Palavras-chave: Geoprocessamento; Licenciamento; projetos SIG;

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2. GEOPROCESSAMENTO E SIG.......................................................................5

3. GEOPROCESSAMENTO PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL..............6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................7

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA ...................................................................8

1. INTRODUÇÃO

Um dos grandes problemas que certa mente ameaçam a vida na terra e o grande quantidade –lixo- produzido pela população alem da preocupação com a poluição do ar ,do solo e da água eles ainda contribuem para atrair animais que transmitem doenças ao homen .

O licenciamento ambiental é um procedimento administrativo que busca a fiscalização de empreendimentos e atividades que usam recursos ambientais e podem causar riscos e impactos ao meio ambiente.

O geoprocessamento acompanhado dos SIG é utilizado para transformar os dados em resultados visíveis para os desenvolvimentos de vistorias e projetos de uma área.

O uso do geoprocessamento como ferramenta para o licenciamento ambiental tem sido de muito amparo para o licenciador na hora de analisar uma área com intuito de construção de algum empreendimento, às vezes sem o auxilio do empreendedor que pode acabar atrasando o licenciamento, o profissional tem que adquirir dados espaciais de órgãos especializados e desenvolver com o SIG, através destes dados, são criados relatórios e pesquisas para o licenciamento da área. Por isso a ajuda do empreendedor é essencial, em casos de instalações de obras em uma área, dando informações corretas e permitindo o mais rápido acesso a área para a vistoria.

Com o avanço tecnológico, não só na área ambiental mais em outras, tem possibilitado o desenvolvimento de varias melhorias para a criação de pesquisas e soluções de um trabalho. Atualmente, a tecnologia tem sido usada com certa porcentagem como complemento ao meio ambiente para o controle e extinções de irregularidades que vem sido encontradas e sendo devidamente tratadas.

2. GEOPROCESSAMENTO E SIG

O sig foi concebido para ser acessado via intenet ,auxiliano no gerenciamento dos programas dos programas ambientais e estudos especifificos eventuaalmente necessarios na análise de viabilidade e no licenciamento de empreebdimento tambem demandan ferramentas de geoprocessamento com auxilio do SIG é usado como ferramenta no licenciamento ambiental facilitando e dando mais apoio nas atividades de um licenciamento.

Geoprocessamento representa a área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais, fornecidas pelos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), para tratar os processos que ocorrem no espaço geográfico. Isto estabelece de forma clara a relação interdisciplinar entre a Cartografia e Geoprocessamento.

Para a utilização do SIG em analises é necessário à aquisição de dados aos órgãos apropriados (IBGE, DSG, Prefeituras, concessionárias e outros) ou através de geração de dados que irá envolver um processo de coleta que envolve equipes, tempo e dinheiro. O SIG diferente dos outros sistemas tem como diferencial a capacidade de estabelecer relações espaciais entre elementos gráficos, conhecida como topografia. “Sempre que aparecer, alguma questão sobre problemas que precisam ser resolvidos por um sistema informatizado, haverá uma oportunidade para considerar a adoção de um SIG.” (CÂMARA; DAVIS, 2001, P.1).

O SIG tem basicamente dois tipos de representações de dados, o vetorial (vector) e o Matricial (Raster), onde a estrutura vetorial centra-se na precisão da localização dos elementos no espaço enquanto e o matricial centra-se nas propriedades do espaço, compartimentando-o em células regulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com