TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOPROCESSAMENTOS COMO FERRAMENTA PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Exames: GEOPROCESSAMENTOS COMO FERRAMENTA PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Pesquise 806.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

GILSON LACIR WEBER

MARIA DE CÁSSIA PEREIRA DOS SANTOS

PATRÍCIA JOSE DE OLIVEIRA SANTANA

GEOPROCESSAMENTOS COMO FERRAMENTA PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Barreiras

2013

GILSON LACIR WEBER

MARIA DE CÁSSIA PEREIRA DOS SANTOS

PATRÍCIA JOSE DE OLIVEIRA SANTANA

GEOPROCESSAMENTOS COMO FERRAMENTA PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Trabalho interdisciplinar em grupo, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Análise de Projetos de Comservação e Proteção Ambiental, Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais, Avaliação do Inpacto Ambiental e o Licenciamento,Legislação e Direito Ambiental do curso de Gestão Ambiental, 5º módulo.

Prof. Luciana Trigueiro,Thiago Augusto Domingos,Roudrigo Trigueiro, Jossan Bastitute, Jamile Bernardes.

Barreiras

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................03

DESENVOLVIMENTO................................................................................04

CONCLUÃO................................................................................................09

BLIBLIOGRAFIA.........................................................................................10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta resultados de um estudo que propõe a utilização do conceito de sistema produtivo de uma marcenaria que utiliza madeira como matéria prima para a fabricação de moveis. Para isso, são abordados os conceitos do manejo para a retirada da madeira.Como o estudo de caso, aponta-se como ferramentas de coleta e análise de dados observações diretas, entrevistas com colaboradores e mapeamento da área onde são retiradas as madeiras, verificando-se o processo produtivo da macenaria observa-se os tipos de poluição causado pela industria.

A partir de sua implantação os benefícios esperados são principalmente relacionados à dimensão ambiental e econômica da sustentabilidade. Porém para a relização e o funcionamento da industria é exigido o licenciamento ambiental como forma de enquadrar as organizações dentro de padrões das leis, cumprindo todos os requisitos exigidos comforme a legislação ambiental. Estas leis são fundamentais para garantir o equilibrio entre o setor de produção das industrias moveleiras entre o meio ambiente, tambem incluimos o bem estar e a qualidade de vida social.

DESENVOLVMENTO

Os atuais desafios enfrentados pelas empresas, são as regularizações dos seus empreendimentos de acordo com as normas ambientais. Isso faz com que elas, se presumem a obrigação de adotar medidas socialmente responsáveis na condução dos seus negócios padrões aceitáveis de cumprimento dos requisitos ambientais acatando todas as recomendações dos orgão competentes e observando todos os códigos e edificações municipios.

A certidão do uso do solo quando solicitada deve conter informações dos documentos emitidos, como planta de localização geo-referenciada da empresa seguindo os termos de uso do solo.

A imagem abaixo ilustra o local onde será inplantada uma fábrica de moveis.

Localização : Latitude 12°09’52.27”S, Longitude 44°59’37.15”O

Pode-se observar na imagem que não existe vegetação para ser suprimida mas será removida terra para o nivelamento do terreno.Por estar localizada em uma área urbana mais precisamente no Bairro Morada da Lua, no município de Barreiras-ba, onde residem pessoas que terão de conviver com a nova realidade do bairro e terão que se adaptarem às alterações do ambiente causadas pela atividade do empreendimento, neste caso uma fábrica de móveis que tem como matéria prima a madeira.

É importante salientar que o licenciamento das macenarias dos municipios é significativo no processo produtivo da cadeia da madeira manejada, gerando demanda de madeireira para a criação de oportunidades de comercialização de moveis rústicos não só para o município de Barreiras mas também para toda região alavancando assim o progresso e economia local..

O uso de madeira na confecção de móveis causa varias alterações tanto na área onde ocorre a extração, a transformação e o descarte dos residos da atividade.

Entretanto a atuação de uma marcenaria tem como suporte para a sua existência o dever de proteger o meio ambiente garantindo a sustentabilidade.Para o funcionamento deste tipo de atividade é necesário a concessão do licenciamento ambiental do orgão competente ou seja o IBAMA.

É necessario para todas as atividades potencialmente poluidora é importante obter a aprovação do órgão ambiental para o desenvolvimento da empresa seguindo corretamente as trê etapas das licenças exigidas pelo o orgão que são :

I. Licença Prévia LP, para a avaliar a viabilidade do local para a construção do empreendimento.

II. Licença de Istalação LI, ápos a LP for aprovada, o empreededor podera apresentar o projeto fisico e operacional da obra para demostrar as retrições inpostas da LP atendendo tadas as suas exigências legais da licença anterior. Apenas com a LP expedida que pode inciar as obras de instalação do empreendimento.

III. Licença

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com