TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOTECNIA I

Artigo: GEOTECNIA I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 7

1 – Quais os tipos de rochas ? Defina e exemplifique:

Os tipos de rochas que existem são: Magmáticas, Sedimentares, Metamórficas.

Magmáticas: É originado através de materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento.

Após solidificação do magma pastoso, dividi-se em:

Intrusivas ou plutônicas: Formada no interior da Crosta, por meio de resfriamento lento, gerando cristais macroscópicos.

Exemplo: Granito.

Extrusivas ou Efusivas ou Vulcânicas: Formada na superfície, depois do rápido resfriamento gerado pelo contato com ar atmosférico ou com água, gerando cristais microscópios.

Exemplo: Basalto.

Sedimentares: Surgem nas zonas profundas da litosfera ( Crosta Terrestre ), sua formação é formada através de processos físicos-químicos que sofrem os agentes destrutivos.

Exemplo: Arenitos, calcário, folhelhos, etc.

Agregados de matéria mineral e/ ou matéria orgânica:

Detríticas ou clásticas: Têm origem nos fragmentos de rochas ígneas, metamórficas ou sedimentares.

Químicas: Formada pelos sedimentos resultantes do depósito de materiais dissolvidos em água.

Orgânicas: Se originam dos restos e secreções dos organismos vivos.

Exemplos:

Detríticas: Conglomerado, arenito, argilito.

Químicos: Carvão, Calcário.

Metamórficas: Essa rocha é passada por mudanças e tem sua origem através das rochas magmáticas e também das metamórficas.

Esta transformação acontece pelo aumento da temperatura e ainda ocasiona a elevação da pressão e o aumento de deslocamentos, o que resulta na fragmentação da rocha original.

Exemplo: Mármore, ardósia.

2 – Desenhe a estrutura da terra e indique suas camadas. Extensões e temperaturas.

3 – Quais os tipos de intemperismos? Explique cada um deles:

Intemperismo:

Conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e decomposição das rochas.

A rocha, depois que se altera, recebe o nome de regolito ou manto de intemperização.

Os processos intempéricos que produzem o solo são chamados de pedogênese.

O manto de solo é produto da ação do clima ( umidade, temperatura, gelo, etc. ) e da ação de organismos ( raízes, bactérias, etc.) sobre a rocha.

Tipos de intemperismo:

Químico: Ocorre quando a água transforma a composição mineral das rochas.Tais transformações ocorrem com intensidade variável, pois depende do grau de temperatura e umidade do local. De acordo com condições do local, a água provoca grandes sulcos que podem atingir centenas de metros de profundidade.

Físico: Conhecido também como mecânico, ocorre onde existem variações de temperatura, cristalização de minérios, solidificação das águas e atividades de seres vivos. Os minérios em temperaturas inconstantes se dilatam e se fraturam fazendo com que água, sais e raízes entrem por tais fraturas. Os minerais presentes nas rochas em contato com maresia se cristalizam fazendo com que processo das fraturas se acelere.

Exemplo: A água em estado líquido infiltra nas microfraturas da rocha ficando acumulada no interior e na superfície.

A redução da temperatura promove a solidificação da água que aumenta de volume em 9% aumentando a tensão interior da rocha.

Biológico: Caracterizado por rochas que perdem alguns de seus nutrientes essenciais para organismos vivos e plantas que crescem em sua superfície. Plantas podem provocar o intemperismo mecânico quando suas raízes penetram, de forma profunda na rocha, provocando fendas.

4 – Quais são os fatores agentes que influenciam na formação dos solos?

O solo nada mais é do que o resultado da ação conjunta de agentes externos ( como chuva, vento, umidade, etc. ) sobre restos minerais, porém enriquecidos com matéria orgânica.

Sem presença de matéria orgânica não há formação de solo.

O solo pode ser compreendido como consequência de ação do tempo, dos vegetais e animais, clima e da rocha, estes fatores são chamados de agentes formadores do solo. O tempo determina a maturidade do processo de formação do solo, dividindo o solo em jovens e maduros, dependendo da intensidade da atuação.

O solo também é formado pela decomposição das rochas que vulgarmente chamados de pedras.

5 – Classifique o solo quanto à sua origem. Explique cada um deles:

O solo é uma camada mais superficial da crosta terrestre, onde se desenvolve muitas plantas e vive uma grande variedade de animais.

Ela vem se formando há bilhões de anos, com acúmulo de pequeníssimas partículas, formadas pelo desgaste das rochas, que formam se misturando com os restos de animais e plantas.

O solo é constituído de duas partes:

A primeira é uma camada geralmente escura, que fica em cima e é composta pela mistura dos restos de animais e vegetais, formando a parte orgânica do solo ou húmus.

A outra, contendo areia, calcário e argila, forma a parte mineral do solo, juntamente com ar e água. Muitos solos podem ser formados pelo transporte de sedimentos levados pelo vento, chuva, ou pelas águas dos rios.

Temos os seguintes tipos de solos:

Solo arenoso, solo argiloso, solo humífero, calcário.

Solo arenoso – Possui uma quantidade maior de areia do que os outros componentes. Este solo por ser formado em grande parte de grãos de areia, deixa espaços entre os grãos, proporciona uma passagem maior de água, e circulação de ar, sendo muito permeável.

Solo argiloso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com