TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geotecnia

Casos: Geotecnia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 4

MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DO PESO ESPECÍFICO

- Método Frasco de Areia

- Método Cilindro Cortante

Método Frasco de Areia

Neste método é feito uma cavidade na camada do solo compactado, retirando o solo e pesando em seguida. Para medir o volume da cavidade, devemos colocar o frasco de areia com a parte do funil para baixo sobre a areia e abrir a torneira do frasco, deixando-se que a areia contida no frasco encha a cavidade por completo. O volume de areia que sair do frasco é igual ao volume de solo escavado, com isso o peso específico do solo pode ser determinado.

Método Cilindro Cortante

Speedy

2 – OBJETIVO

Este ensaio determina a umidade de solos e agregados miúdos pelo emprego do aparelho "Speedy", conforme o que preconiza a norma do DNER ME-52-64.

tem base na reação química da água existente em uma amostra com o carbureto de cálcio, realizada em ambiente confinado. CaC2 + 2 H2O » C2 H2 + Ca (OH)2

(carbureto de cálcio + água » acetileno e hidróxido de cálcio

O gás acetileno ao expandir-se gera pressão proporcional à quantidade de água existente no ambiente. A leitura dessa pressão em um manômetro permite a avaliação do teor de umidade de amostras.

“Speedy” é um aparelho patenteado a nível mundial e que se destina à determinação rápida do teor de umidade e já incorporada à tecnologia brasileira.

O método é aplicável somente para solos que não contenham pedregulho, ou agregado, e é apropriado somente para o controle de compactação de solos, solo-cimento e misturas estabilizadas, de granulometria fina

a massa da amostra a ser utilizada é escolhida pela umidade que se admite a amostra possuir, de acordo com a tabela seguinte:

3 – EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS

• Conjunto "Speedy".

• Ampolas de carbureto de cálcio.

• Amostra do agregado.

6 – PROCEDIMENTO

6.1 – Passo a Passo

A preparação da amostra do solo seguiu a seguinte sequência: Preparou-se e pesou-se usando a balança uma amostra de areia úmida, em seguida, para determinar a pressão, colocaram-se na garrafa do aparelho duas esferas de aço e duas ampolas de carbureto de cálcio. Era preciso colocar na garrafa o peso exato da amostra desagregada, de acordo com a umidade prevista, o teor de umidade da nossa amostra era de aproximadamente 10%. Mantendo a tampa do aparelho para cima, agitou-se vigorosamente cerca de dez vezes, com movimentos verticais a fim de uniformizar a temperatura do aparelho. Colocou-se o aparelho em posição horizontal para efetuar a leitura do manômetro, após o estacionamento de sua agulha.

Destampou-se o aparelho para despejar o seu conteúdo numa superfície limpa, para inspeção. O operador deve destampar o aparelho com cuidado, mantendo-o afastado de seu rosto, pois os gases que escapam são tóxicos e explosivos.

Por fim determinou-se a umidade pela curva de calibragem do manômetro onde grau de imprecisão dependerá do tipo de solo. A porcentagem de umidade da areia obtida no manômetro foi de 10,2%.

A determinação do teor de umidade de solos e agregados miúdos com a utilização deste método tem base na reação química da água existente em uma amostra com o carbureto de cálcio, realizada em ambiente confinado.

CaC2 + 2 H2O  C2H2 + Ca(OH)2

(carbureto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com