TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE CUSTOS

Trabalho Escolar: GERENCIAMENTO DE CUSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  2.632 Palavras (11 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 11

2ª ETAPA

OS TRÊS COMPONENTES BÁSICOS DOS CUSTOS

Matérias-Primas ou Material Direto: O termo matérias-primas ou material direto compreende materiais comprados pela empresa com a intenção de incorporá-los fisicamente ao produto final por meio do processo de produção, sendo assim, torna-se parte integrante e essencial do produto. É comum incluir-se como matérias primas aqueles itens que deverão ainda sofrer um beneficiamento antes de sua incorporação ao produto final. Por exemplo: botinas ou chapas de aço, compradaspor uma empresa no ramo automobilístico que são transformadas em peças estampadas e assim aplicadas no produto final. O termo material direto é reservado para os componentes comprados e aplicados no seu estado de recebimento.

Mão-de-obra:direta: É composta por todo o trabalho aplicada diretamente na execução do produto, ou de suas partes e componentes, seja esse trabalho especializado ou não. Exemplos: o trabalho do tecelão, o trabalho das costureiras etc.

Custos Indiretos de Fabricação:

Representa todos os demais custos industriais que não podem ser identificados como um produto específico devendo ser distribuídos aos produtos na base de rateios. Geralmente incluem todos os outros custos existentes na fábrica, necessários para que a mão-de-obra direta possa modificar pelo processo de produção, as matérias-primas e o material direto utilizados.

AS TRÊS CONTAS BÁSICAS DE ESTOQUE PARA ATENDER O PROCESSO DE CUSTEIO

Contas de Matérias-Primas ou Material Direto: Nesta conta registramos todas as matérias primas ou materiais diretos utilizados com o objetivo de atender o processo produtivo. É recomendado que esse estoque fosse dividido por tipos de matérias-primas ou material direto, quanto maior a divisão melhor será o controle sobre o nível desses itens em estoque.

Contas de Produtos em Processo de Fabricação: Nesta conta incluímos o custo do material direto, da mão-de-obra direta e dos custos indiretos de fabricação, representando o custo de fabricação dos produtos em processos de elaboração. É a conta intermediária entre a de estoque de matérias-primas e material direto e a de produtos acabados.

Contas de Produtos Acabados: Nesta conta, registramos os custos de todos os produtos acabados aguardando a efetivação da venda. Como ela recebe os custos de produção descrito anteriormente também, incluirá os três componentes básicos de custos. Para um melhor controle, é recomendada a sua segregação conforme as linhas de produtos da empresa.

TIPOS DE CUSTEIO

São dois os tipos de custeio:

1- Custeio Baseado em dados reais, atuais ou históricos;

2- Custeio Baseado em dados predeterminados ou padrão.

Custeio Histórico: São definidos como um sistema onde os custos são registrados tais como ocorrem. Aonde os custos só são determinados após o término da fabricação do produto ou prestação de serviço da empresa.

Custeio Predeterminado ou Padrão: São custos estabelecidos com antecedência sobre as operações de produção. Mesmoque fixado em estimativa apresenta suas vantagens e desvantagens.

SISTEMA DE CUSTO HÍBRIDO

Várias combinações do sistema de custo anteriormente descritas são frequentemente encontradas na prática. Ex: Um sistema de custo padrão raramente usa somente o custo padrão; Os custos históricos são necessários para determinar as taxas padrão dos custos indiretos de fabricação.

MÉTODOS DE CUSTEIO

A diferença entre os métodos de custeio relaciona-se com o grau de variabilidade dos gastos utilizados para cada um deles. Há dois métodos ou modalidades de custeio, ambas as modalidades podem ser utilizadas tanto em um ambiente de custo histórico, como predeterminado.

Custeio Por Absorção: Ao custear-se os produtos fabricados pela empresa, são atribuídos a esses produtos seus custos variáveis, e, os custos fixos, diz-se que está usando a modalidade de custeio por absorção.

Custeio Variável ou Direto: Em oposição ao custeio por absorção, o custeio variável ou direto toma em consideração, para custeamento dos produtos da empresa apenas, os gastos (custos e despesas) variáveis.

SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

Corresponde ao ambiente no qual vai ser utilizado os tipos ou métodos de custeio, anteriormente descritos. Existem dois sistemas básicos de produção: O Sistema de Produção por encomenda e o Sistema de Produção Contínua. Existem também, dois sistemas básicos de acumulação: O Sistema de acumulação por ordem de produção/encomenda; e Sistema de Acumulação por processo.

SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS POR ORDEM DE PRODUÇÃO

É o Sistema de Custeamento no qual cada elemento do custo é acumulado separadamente, segundo ordens específicas emitidas geralmente pela Seção de Controle de Produção. As ordens de produção são emitidas para o início da execução do serviço, e nenhum trabalho poderá ser iniciado sem que sejaautorizado pela correspondente emissão de uma ordem de produção. Os termos “ordem de fabricação”, “ordem de serviço”, são sinônimos de ordem de produção.

FORMULÁRIO DA ORDEM DE PRODUÇÃO

Esse formulário fornece o registro do material direto, mão-de-obradireta e dos custos indiretos de fabricação, sendo que estes últimos serão apurados após um complexo processo de rateio, esse formulário necessita de adaptação conforme o tipo de empresa.

CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO CONTÁBIL DA ORDEM DE PRODUÇÃO

1- As ordens de produção são emitidas e o seu custo mantido para cada lote de produto manufaturado.

2- Os custos indiretos de fabricação são lançados inicialmente às contas departamentais.

3- A conta de Estoque de Produtos em Processo de Elaboração é utilizada para registrar todos os custos. O sistema de ordens de produção apresenta algumas desvantagens.

a) Acumulação dos Custos Indiretos de Fabricação

Quando não existir uma clara definição de responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com