TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE COM ENFASE NA ISO

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO DA QUALIDADE COM ENFASE NA ISO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  2.006 Palavras (9 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 9

TEMA : Gestão da Qualidade

Titulo : Gestão da qualidade com ênfase nas normas ISO.

2. Justificativa

A busca incessante por qualidade nos dias de hoje, tanto pelas empresas de construção civil e principalmente pelos clientes, que estão cada dia mais exigentes, o que faz com que as empresas se preocupem em oferecer produtos e serviços de qualidade e assim obter vantagem competitiva. Vale ressaltar que isso não acontece de forma aleatória, pois existe uma normatização que norteia todo o processo, que é a ISO. Por isso, considerando o contexto atual, faz-se imprescindível conhecer as normas que regem a qualidade, independente do setor ou seguimento.

3. Objetivos

3.1. Objetivo Geral

Compreender como se dá a gestão da qualidade nas empresas em geral e em especial na construção civil.

3.2 Objetivos Específicos

Têm-se como objetivos específicos:

1. Conhecer as ferramentas da qualidade utilizadas nas normas ISO.

2. Analisar as fases do processo de implantação da gestão da qualidade

3. Identificar a eficácia da gestão da qualidade nas empresas e benefícios atingidos .

4. Metodologia

Realizaremos pesquisas bibliográficas, a fim de evidenciar os objetivos propostos.

1. INTRODUÇÃO

Durante o processo de globalização, da abertura dos mercados e da consequente competição entre organizações, muitos países adotaram a disciplina gestão da qualidade como um importante requisito para o crescimento e aprimoramento contínuo das empresas. Antes disso a qualidade era considerada como um conceito subjetivo relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo (busca pela excelência), mas com o dinamismo desse tema podemos relatar sua evolução como fruto da interação de vários fatores componentes de uma estrutura organizacional e sua administração, dentre eles o gerenciamento, que pode ser considerado essencial para o sucesso estratégico de uma empresa. São vários os conceitos que definem a qualidade e que podem ser distinguidos de acordo com o contexto aplicado. Em 1945, no final da II Guerra Mundial, a qualidade passou a ser bem aceita no ambiente organizacional através da aplicação de técnicas específicas e resultados efetivos, além do surgimento de profissionais especializados. Considerados os “papas da qualidade”, Joseph Moses Juran e William Edwards Deming, disseminaram e impulsionaram o interesse pelo movimento da qualidade através de palestras para líderes industriais. O primeiro público interessado foram os japoneses, embora tenham tentado aplicar seus conhecimentos inicialmente nos Estados Unidos. O conceito de qualidade dado por Juran foi: “Qualidade é adequação ao uso”, onde a adequação é definida pelo consumidor. Já para Deming como: “Função das exigências e necessidades do consumidor”. Ambos trabalhavam independentemente, mas de forma complementar: Juran com o foco na gestão voltada à qualidade, e Deming dando atenção ao controle estatístico da qualidade. Na década de 1980, os Estados Unidos acordaram para a questão da qualidade, e Juran e Deming começaram a ser ouvidos por lá também, juntamente com grande número de outros especialistas no assunto, dentre eles Philip Crosby ( Zero defeito), Armand Vallin Feigenbaum (Total Quality Control - TQC) e Kaoru Ishikawa (7 ferramentas) . (AUGUSTO CAMPOS; 2008)

Foi a partir da atividade da gestão estratégica da qualidade que as legislações de defesa do consumidor, além de normas aplicáveis na cadeia de interação cliente- fornecedor, como a família ISO 9000, transformaram definitivamente o escopo da qualidade, consolidando-a em todos os pontos dos negócios.

Na construção civil, o movimento da qualidade com as empresas se iniciou em 1994, por meio de um programa de capacitação de empresas construtoras em gestão da qualidade voltado para pequenas e médias empresas. A partir de 1996, diversas empresas passaram a adotar sistemas de gestão da qualidade de acordo com o SiQ-C do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e outros programas, dentre eles a ISO 9001.

A implantação de um sistema da qualidade dentro de uma empresa, neste caso a certificação ISO 9001, auxilia no gerenciamento dos processos e atividades, através da documentação de formulários e registros para assegurar a existência de um controle e ordem na forma de como a organização conduz seu negócio, para que tempo, dinheiro e outros recursos sejam utilizados com eficiência. (MELLO, SILVA, TURRIONI, SOUZA; 2009). A certificação ISO 9001 surge como uma alternativa ao constante aprimoramento do sistema produtivo, produzindo serviços e produtos com padrão de qualidade para o cliente, porque conforme Cerqueira Neto (1992, apud, MEDEIROS, 2008): Os clientes exercem pressão constante sobre os produtores no sentido de que estes lhe propiciem sempre índices crescentes de asseguramento da qualidade e disponibilidade dos produtos no mercado, ou sobre os prestadores de serviços, para que esses serviços sejam amplamente confiáveis.

Neste contexto, o desenvolvimento deste trabalho se fundamenta nos conceitos básicos da qualidade e na importância da certificação, mas precisamente a ISO 9001. O trabalho visa abordar as dificuldades, limitações e consequências positivas e negativas no processo de implementação da qualidade através da certificação ISO 9001, em empresas atuantes no setor da construção civil, a partir da pesquisa bibliográficas. A finalidade é de demonstrar o funcionamento de um sistema de gestão da qualidade na construção civil e esclarecer as principais dúvidas relacionadas com o processo de certificação.

DESENVOLVIMENTO DO PI

Sistema de Gestão da Qualidade

Contexto histórico do Sistema de Gestão Qualidade

O conceito de qualidade é intrínseco ao nosso cotidiano. Constantemente, aplicamos este conceito de alguma maneira em nossas vidas, seja no sentido de qualidade como no sentido de excelência ou outro qualquer. Uma definição única, porém, não existe.

No meio gerencial e empresarial, o conceito de qualidade foi se desenvolvendo aos poucos, sendo ainda hoje dinâmico, se adequando à realidade de cada empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com