TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE ESTOQUE E COMPETITIVIDADE

Exames: GESTÃO DE ESTOQUE E COMPETITIVIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE ESTOQUE E COMPETITIVIDADE

O estudo da gestão de estoque é realizado para que haja equilíbrio entre a demanda e o que se tem em estoque. Como a gestão de estoques pode agregar valor no produto final?

Entre as funções do estoque estão a administração e mercadorias com previsão de uso futuro e assegurar a atendimento da demanda. Os estoques estão dentro dos 4 Ps de Marketing na função Praça, pois permitem que o produto esteja no lugar certo, no momento certo, que é quando o cliente precisa

Na corrida pelo ganho de competitividade pela centralização de estoques, muitas empresas já saíram na frente. Porém, esta disputa é uma maratona, não uma corrida de cem metros rasos. Quer dizer que o vencedor, necessariamente, não será quem saiu com a vantagem, mas quem estiver melhor preparado. “Para isso, é preciso romper os paradigmas e identificar qual serviço o cliente realmente exige e o que ele se dispõe a pagar”. (MOURA, 2005).

Uma gestão de estoque eficiente permite uma melhor eficácia e eficiência no investimentos, aprimora o nível de serviço aos clientes, auxilia o processo de Marketing, incentiva a economia na produção, e também no transporte, e por uma boa gestão também se consegue coordenar os suprimentos e a demanda.

Os níveis de serviço logístico oferecidos por uma empresa podem ser decompostos em uma série de itens de desempenho, como o percentual de pedidos entregues no prazo, pedidos entregues completos, entre outros. Para medir o cumprimento das metas de nível de serviço estabelecidas, a empresa pode valer-se de indicadores de desempenho internos, entretanto, é a partir do serviço percebido que os clientes farão suas avaliações sobre a empresa e tomarão suas decisões de compra. E é por esse motivo que ressalta-se a importância da utilização de indicadores de desempenho realizados externamente à empresa. As pesquisas com clientes são, portanto, imprescindíveis, tanto para se avaliar desempenho, quanto para identificar as expectativas dos clientes em termos de serviço logístico. Prioridades de atuação podem ser identificadas a partir da análise da satisfação, combinados com a importância atribuída a cada item de serviço e a situação da empresa em relação a seus concorrentes no mercado. A empresa, entretanto, não deve esperar que o cliente mostre-lhe as soluções e ações necessárias para melhoria. (HIJJAR, 2005).

Dentro do mercado, a visão do cliente é um indicativo. A empresa deve propor soluções, que não deve se restringir a atender pontualmente solicitações, mas sim apresentar soluções que possam alcançar o ideal de nível de serviço, definidas em cada item de serviço, sendo necessário monitorar sempre o desempenho da concorrência e não esquecer que o planejamento logístico deve estar atento tanto ao nível de serviço quanto aos custos do processo, isto é, nunca esquecer de encontrar o “ponto de equilíbrio”.

Estudo da ESPM aponta que, ao encontrar espaço vazio na prateleira, 17% dos clientes adiam a compra e 11% dela. Quando o item está em falta, 37% decidem procurá-lo em outra loja e 53% dos responsáveis pelas compras (shoppers), em média, optam por outra marca.

O especialista Claudio Czapski, superintendente da Associação ECR Brasi explica que o problema da falta de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com