TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM CLIENTES E FORNECEDORES

Monografias: GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM CLIENTES E FORNECEDORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  3.409 Palavras (14 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Hoje, a concorrência vem-se acirrando, principalmente no mercado de serviços, ano após ano. Isso faz com que as empresas tenham que atuar de forma diferenciada e oferecendo produtos e serviços a baixo custo.

Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes e querem serviços prestados de ótima qualidade a preço inferior.

Devido à necessidade de concorrer reduzindo custo e aumentando market share, houve um distanciamento entre a indústria e o consumidor.

Essas multiplicaram seus canais de distribuição baixando a dependência com relação aos distribuidores.

Tal fato acabou piorando o relacionamento entre os dois e todos acabam perdendo (indústria, distribuidor e consumidor).

E qual é realmente o objetivo da indústria? É o de entregar valor e satisfação para o consumidor final.

A indústria pode distribuir diretamente, utilizando-se da tecnologia da informação, e ainda pode buscar parcerias com o canal de distribuição.

Com uma parceria eficiente, indústria, distribuidores e consumidor final saem ganhando.

Isso porque os dois primeiros podem focar seus esforços naquilo que realmente sabem fazer de melhor e o consumidor final se beneficiará disso.

Então, é importante e cada vez mais necessário que haja um comportamento coordenativo entre indústria e distribuidor para que as transações e a satisfação sejam maximizadas.

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

EBD - Empresa Brasileira de Distribuição

Hoje a EBD é uma das maiores empresas de distribuição do Brasil, trabalha com aproximadamente 150 mil clientes, em mais de 1.000 municípios.

Desde 1977, atua na distribuição e representação de produtos de consumo doméstico, a empresa sempre tomou para si a responsabilidade de garantir que o produto chegue da melhor forma possível até o consumidor, observando prazos de validade, aspecto físico e visibilidade no ponto de venda.

A partir de 1995, o Grupo EBD, visando novos caminhos e desafios, ingressou no setor automotivo, com investimentos consistentes para logo se tornar referência junto às montadoras.

A primeira parceria nesse setor foi com a Fiat, o que resultou na inauguração da Via Marconi, na cidade de Manaus.

Hoje, essa concessionária possui filiais nas cidades de Santarém (PA), Avaré (SP), Lençóis Paulista (SP) e Altamira (PA).

O próximo passo do grupo foi a aquisição da concessionária Fiat Viale Automóveis, localizada na cidade de Castanhal.

Na sequência, vieram as aquisições da Antares Veículos e da Antares Caminhões, ambas em Teresina (PI), concessionárias da marca Ford. A próxima montadora a se unir ao Grupo EBD foi a Toyota.

Essa parceria gerou a Bacaba Veículos, na cidade de Macapá (AP); e posteriormente a THAI, nas cidades de Ourinhos (SP), Avaré (SP) e Ananindeua (PA), esta última inaugurada em 2012.

Com o intuito de diversificar cada vez mais seus negócios, a EBD seguiu para um novo ramo de negócio, firmando mais uma parceria de sucesso, dessa vez com a Petrobrás.

Nascia assim o Posto Viale, na cidade de Castanhal (PA), que abriga também uma nova experiência de varejo do grupo, a loja de conveniência Ponto de Encontro.

O Grupo EBD também atua fortemente no agronegócio através da fazenda Promissão, nesse segmento, o Grupo busca manter em todas as suas ações um “Equilíbrio Perfeito” entre a criação dos animais e o meio ambiente, tornando a pecuária uma atividade sustentável e ecologicamente responsável.

a) Missão

Consolidar com excelência o ciclo de venda dos produtos e serviços, buscando surpreender positivamente nossos colaboradores, fornecedores e clientes, para alcançar a máxima satisfação do nosso principal alvo: os consumidores.

b) Visão

Ser reconhecida pelos clientes, fornecedores e colaboradores como a melhor empresa do seu seguimento, no mercado onde atua, através de um trabalho diferenciado, atendendo e superando suas expectativas.

c) Valores

Ter uma conduta ética, com equilíbrio e senso de justiça nas ações e decisões, construir relacionamentos sólidos e duradouros, baseados na confiança e responsabilidade entre as partes, investir continuamente nas suas pessoas envolvidas, buscando a satisfação pessoal e profissional de todos.

d) Objetivo

Contribuir para que o grupo EBD dobre o seu volume de faturamento nos próximos três anos.

AS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

As mudanças nas organizações estão acontecendo constantemente, tendo em vista toda essa turbulência mundial.

Esse bombardeio de informações internas e externas as empresas mais do que nunca tem que compreender 100 % como esta funcionando todo seu processo, objetivando gerenciar e organizar seu sistema da melhor maneira possível, e em virtude disso tudo poder agir com rapidez diante de tantas mudanças repentinas, sendo extremamente flexível e se moldando com eficácia.

Podemos acompanhar hoje em nosso dia a dia mudanças em todos os âmbitos da sociedade, sejam eles tecnológicos políticos ou ecológicos, isso altera frequentemente o mercado, e com isso as empresas tem que se adaptarem as novas exigências.

Podemos analisar em todo esse contexto que diante de tudo isso as organizações hoje em dia estão mais inteligentes, ou seja, aprendem todo dia um pouco e tem facilidade em alterar seu ponto de vista diante os obstáculos, adaptando seus métodos, técnicas e reorganizando seu planejamento estratégico e operacional sempre que o mercado e as condições exigem.

Mais diante de todas essas mudanças temos que relevar as dificuldades, para que tudo isso aconteça é necessário comprometimento e envolvimento de todos no processo e isso leva tempo e mexe com toda a estrutura da organização, agradando ou não os que fazem parte dela.

Lembrando que toda essa constante mudança vem de muito tempo atrás, o mundo passou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com