TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO E ORÇAMENTO UMA FERRAMENTA EMPRESARIAL

Monografias: GESTÃO E ORÇAMENTO UMA FERRAMENTA EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  3.161 Palavras (13 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4

2.1 ORÇAMENTO GERAL 4

2.1.1 Orçamento Flexível 4

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 5

3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 5

4 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA .................................................................7

5 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS...........................................................................8

5.1 BALANÇO PATRIMONIAL ....................................................................................8

5.2 Demonstração do Resultado do Exercício...........................................................10

5.3 Demonstração dos Fluxos de Caixa.....................................................................12

6 COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS ..................................................................................15

7 CONCLUSÃO ........................................................................................................16

REFERÊNCIAS .........................................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho almeja uma análise sobre a gestão e orçamento empresarial, onde irá abordar os conceitos de orçamento, orçamento geral, os pontos positivos de se fazer um orçamento para a empresa, também abordará as questões tributárias para a realização desses orçamentos, as demonstrações contábeis, entre outros tópicos.

O tema proposto é de suma importância, pois neste começaremos a entrar na atividade contábil propriamente dita, tentarei apresentar de forma clara como se comporta o orçamento nas empresas, mostrarei também a comparação do orçado com o realizado utilizando métodos quantitativos, entenderemos a estrutura de uma DRE e sua demonstração e também a estrutura do Balanço Patrimonial.

O orçamento é uma ferramenta ímpar em qualquer entidade, com ele é possível ter controle ao pé da letra de como anda as questões de vendas, previsões, o esperado para determinada data em questões diversas. Se faz necessário que conheçamos melhor a parte tributária que envolve os orçamentos e também conhecer melhor a parte de isenção e imunidade tributária, onde muitas vezes as pessoas passam desapercebidas e deixam a desejar. Nesta pesquisa de semestre tentarei da melhor forma conforme foi exposto em aulas e com base em pesquisas tudo o que se foi cobrado.

2 CONCEITO DE ORÇAMENTO

O orçamento é usado pelos homens desde a era pré-histórica e tem como objetivo planejar e controlar o que as empresas precisam fazer para satisfazer seus clientes e ter sucesso no mercado. É a expressão quantitativa de um plano de ação proposto para um período especifico. Desta forma, podemos dizer que o orçamento é o um dos pilares da gestão de uma empresa e está baseado em metas que se espera ser alcançadas, ou seja, objetiva acontecimentos de um período futuro definido.

2.1 ORÇAMENTO GERAL

O orçamento geral é aquele que expressa os planos financeiros e operacionais de uma empresa para um período específico. Para um melhor orçamento é usado algumas demonstrações financeiras orçadas.

Este tipo de orçamento é subdividido entre orçamento operacional e orçamento financeiro. O orçamento operacional trabalha com o uso de recursos escassos, com a pesquisa e desenvolvimento de recurso para melhor atender aos clientes, ou seja, é a sustentação operacional da organização. O orçamento financeiro, por sua vez, procura maneiras de obter fundos para adquirir os recursos escassos. É composto por orçamento de fluxo de caixa, balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e também pelo orçamento de dispêndio de capital.

Através do orçamento geral é possível expressar também o impacto de decisões operacionais e financeiras. Um bom orçamento resulta numa boa administração da empresa, este é o pilar de toda entidade de sucesso.

2.1.1 Orçamento flexível

Orçamento flexível é aquele que se ajusta de acordo com as mudanças no volume de vendas e outras atividades direcionadas de custo. Este tipo de orçamento permite que você controle as finanças empresariais departamentais, enquanto tem-se a mobilidade necessária para enfrentar as dificuldades inesperadas e as variações nas vendas que podem ser constantes ou não.

3 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO

O orçamento sem dúvida é uma das ferramentas mais importantes para uma boa administração de uma entidade. Com o orçamento é possível antecipar problemas e aprender como evitá-los. Promove a coordenação e a comunicação entre subunidades dentro da empresa, também impulsiona o planejamento e a implementação estratégica de planos. Através do orçamento é possível estipular metas de vendas ou de qualidade de produção para um determinado período e ao final deste é possível fazer uma analise entre o real e o orçado para analisar o resultado e assim observar o que deve ser feito para melhorar o funcionamento da entidade nesses campos sanando as dificuldades da mesma. O orçamento permite monitorar a situação financeira da entidade, ajudar a criar um quadro de gastos e assim os evite, ajuda também sobre como é possível se proteger contra as consequências financeiras de eventos imprevistos. Dentre tantas qualidades resta aos gestores terem a sabedoria de usar da melhor forma possível o orçamento.

3.1 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO

Ao ler alguns artigos, e pesquisar bastante sobre os tributos para o orçamento, achei um trecho muito interessante em um site onde, Rinaldo Segundo Bacharel em Direito que diz o seguinte:

“A Constituição Federal de 1988 quis evitar que o orçamento fosse elaborado conforme os interesses dos burocratas. Por isso, criou a Lei de Diretrizes Orçamentários, instrumento pelo qual se fixa parâmetros e diretrizes para a elaboração do orçamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com