TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO PEDAGOGICA EM FASE DO IDEB

Trabalho Escolar: GESTÃO PEDAGOGICA EM FASE DO IDEB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

CACILDA ALVES DE LIMA

GESTÃO PEDAGOGICA EM FASE DO IDEB

Água Boa/MT

2013

CACILDA ALVES DE LIMA

GESTÃO PEDAGOGICA EM FASE DO IDEB

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação,Políticas Públicas na Educação Básica,Fundamentos da Gestão Educacional,Métodologia Científica sob orientação dos professores do semestre do curso:Cyntia Simioni França,Melina Klaus,Samira Fayez Kfiuri da Silva,Vilze Vidotte Costa,Okçana Battini

Tutor de sala, Janete Maria Pegoraro.

Tutora eletrônnica,Rosane de Assis Rodrigues.

Água Boa/MT

2013

INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalho é mostrar a importância do Índice Desenvolvimento Educação Básica (IDEB), que foi criado pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2007, e tem a incumbência de provar, com um método quantificado o desenvolvimento da educação nacional. A escala de surgimento é de 0 a 10. Ele é medido a cada dois anos e tem como objetivo de chegar com a nota 6,0 até 2022, sendo assim que a média atualmente tem sido de cinco, isso no ensino fundamental.

A ferramenta de coletas analisadas foram às entrevistas com gestores municipais de educação, professores e coordenadores .

Conclui-se que politícas isoladas não são fomentadoras de modificação,contudo,a execução de ações em conjunto com várias exigência da dimenção educacional proporcionam o desenvolvimento de aprendizagem a partir de mudanças manifestas e afundas.

Desenvolvimento

O presente trabalho teve o intuito de esclarecer e perceber como o município faz a gestão pedagogica no âmbito das políticas de avalição e de execução, tendo o IDEB como norteador educacional.

A partir da análise dos indicadores do Ideb, o MEC ofereceu apoio técnico ou financeiro aos munícipios com índices insuficientes de qualidade de ensino. O aporte de recursos se deu a partir da adesão ao Compromisso.

Todos pela Educação e de Elaboração do Plano de Ação Articuladas(PAR).

Em 2008, todos os 5,563 munícipios brasileiros aderiram ao compromisso. O ministro da Educação, Fernando Haddad, telefonol pessoalmente para os 15 ultimos prefeitos que ainda não haviam assinado o termo de adesão. No dia 30 de julho desse ano foi completada a inscrição de 100% dos munícipios brasileiros. Assim todos os munícipios e estados do Brasil se comprometeram a atingir metas como a alfabetização de todas as crianças até, no maximo, 8 anos de idade.

O MEC dispõe de recursos adicionais aos do Fundo da Educação Básica (Fundeb) para infestir nas ações de melhoria do Ideb. O Compromisso Todos pela Educação propõe diretrizes e estabelece metas para o Ideb das escolas e das redes munícipais e estaduais de ensino.

O objetivo desta pesquisa é a gestão pedagogica, tendo como apoio as escolas do município de Água Boa/MT,onde o resultado do ideb faz parte da meta da escola,que no ano de 2011 obteve o resultado de 5,0 não alcançando a meta da escola que seria 5,2, sendo que foram feitos alguns trabalhos preparatórios para avaliação do ideb como por exemplos; Olímpiadas de Matemática, Português, Prova Brasil, Simulados e aulas de reforço. Mesmo não obtendo a meta continuam com propostas de mediação para superar os desafios,alunos com dificuldades serão encaminhados a sala multifuncional,e desenvolver projetos com foco da língua potuguesa e matemática.

A comunidade escolar ficaram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com