TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUARDA DE ATIVOS

Casos: GUARDA DE ATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O responsável pelo bom decorrer dos setores internos é a administração da empresa, responsável por verificar e ordenar os funcionários para que desenvolvam as devidas funções, para isso utiliza-se dos princípios fundamentais do controle interno em relação aos serviços executados pelo auditor.

Cada empresa tem sua forma de administração aplicando assim sua missão, visão, entre outros conceitos pré definidos. Para que esses conceitos sejam aplicados de forma correta, faz-se necessário o controle interno.

O controle interno é responsável por revisar periodicamente se os objetivos definidos estão sendo seguidos de forma ordenada e eficáz.

Toda empresa pode e deve ter controle interno pois é ele que faz com que a empresa tenha boa continuidade revisando processos e indicando a necessidade de melhorias, assim como aperfeiçoando projetos para baixar custos e aumentar a eficiência de produtos e serviços, tornando assim a empresa mais competitiva no mercado.

1.RESPONSABILIDADE DO CONTROLE INTERNO

Segundo Attie (2011) A administração é responsável pela supervisão de um sistema de controle interno adequado, sendo revisado periodicamente para determinar se:

• A interpretação da política interna está sendo correta;

• Se as mudanças operativas tornaram os procedimentos complicados e obsoletos;

• Se ao surgirem falhas, são tomadas as medidas corretas para resolvê-los

O conceito de controle interno é baseado na responsabilidade pela aplicação dos procedimentos adotados em toda a empresa, mas isso nem sempre é lembrado, deixando a mercê alguns setores que são de sua responsabilidade, pois é responsável por toda gestão do patrimônio da empresa. (ATTIE, 2011)

O autor ainda diz que deve haver alta prioridade para o controle interno, mas infelizmente isso não ocorre. Muitos administradores avaliam custo e benefício de cada decisão tomada, e o controle interno não demonstra explicitamente os benefícios em termos de custo, o que pressionam os administradores a evitar custos que não tenham retorno imediato. Os administradores chegam a considerar o controle interno como uma situação que constrange o pessoal, chegando a dizer que os controles internos não se aplicam aos funcionários de confiança.

A maior dificuldade encontrada pelo controle interno perante os administradores é o esquecimento de impactos originados de controles inadequados. Alguns consideram a satisfação do cliente em primeiro lugar passando em cima dos controles internos tendo como atravancadores. Muitas vezes as consequências de controle inadequado chamam a atenção dos administradores, pois os controles devem ser preventivos e não reativos visando a minimização de erros. (ATTIE, 2011)

2. IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO

A importância do controle interno é notada a partir do momento que a organização, que antes, com fluxos de operações menores controladas pelo diretor ou dono durante algum tempo, teve crescimento comercial, onde multiplicou o serviço, fazendo com que o trabalho que um fazia, se dividisse para várias pessoas. E com esse crescimento, o volume de trabalho e as informações que eram importantes para o dono, ficam delegados a terceiros, e para ter confiança e garantir a continuidade do fluxo de operações, é preciso um controle interno eficiente. (ATTIE, 2011)

A necessidade do controle interno também pode ser demonstrada a partir do momento em que é verificado que é ele que garante a continuidade dos processos e operações que as empresas convivem diariamente, sendo assim os resultados gerados por esse fluxo assume a importância vital aos empresários que a utilizarão para a tomada de decisão. (CREPAL apud PORTAL DA EDUCAÇÃO, 2012)

Segundo Attie (2011, p. 191) “(...) para existir controle eficiente das operações e poder de análise é preciso existir relatórios, indicadores e outros índices que reflitam gestão das operações pelos funcionários contratados e o atendimento aos planos e metas traçados”.

Segundo Portal da Educação (2012) as empresas que possuem controle interno funcionando adequadamente podem ter informações exatas para melhorar a gestão, auxiliando os administradores para aperfeiçoar os processos e operações em busca de atingir os objetivos propostos para aprimorar a eficácia e eficiência a fim de reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços e produtos para maior competitividade no mercado.

O controle interno representa os procedimentos e as rotinas em uma organização com objetivo de proteger os ativos, produzir dados confiáveis contabilmente e ajudar a conduzir os negócios da empresa, representando os controles contábeis e administrativos de forma clara e objetiva. O controle interno gira em torno de aspectos administrativos que influenciam os aspectos contábeis diretamente, assim é necessário considerá-los juntamente para determinar um adequado controle interno. (CREPALD apud PORTAL DA EDUCAÇÃO, 2012)

O sistema de controle interno serve de prevenção para que os colaboradores não pratiquem atos ilícitos oriundos de problemas pessoais ou financeiros, que causam prejuízos à entidade por erros intencionais. (ATTIE, 2011)

As organizações devem manter um controle interno eficiente para possibilitar a detecção de possíveis falhas, erros ou fraudes, para tomar as devidas providências, evitando prejuízos à empresa, (RIBEIRO e RIBEIRO apud PORTAL DA EDUCAÇÃO, 2012).

O controle interno gira em torno dos aspectos administrativos que tem influência direta sobre aspectos contábeis, ou seja, faz parte de cada departamento da empresa e cada procedimento feito dentro do departamento corresponde a uma parte do conjunto do controle interno. (ATTIE, 2011)

A importância do controle interno pode ser resumida considerando os seguintes fatores:

• Tamanho e complexidade da organização: Quanto maior a empresa, mais complexa a organização estrutural. Para controlar as operações, a administração necessita de relatórios e análises que reflitam a situação real das transações da empresa;

• Responsabilidades: É da administração a responsabilidade pela guarda dos ativos da empresa ou descoberta de erros e fraudes. Um bom sistema de controle interno é indispensável para que essas responsabilidades sejam executadas corretamente;

• Caráter preventivo: Um sistema de controle interno funcionando adequadamente é a melhor proteção para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com