TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUIA DE NORMAS TÉCNICAS - MAUÁ

Pesquisas Acadêmicas: GUIA DE NORMAS TÉCNICAS - MAUÁ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  9.221 Palavras (37 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 37

Elaborado por:

Profª MSc. Demerson Pereira de Moura Tavares

Profº Esp. Isaías Tupi Amorim

Este guia da Faculdade Brasil Central (FBC) segue as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), com o propósito de orientar os discentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação a elaborar e formatar todos os componentes (obrigatórios e opcionais) mais utilizados para a construção de textos científicos.

1. ARTIGO

“Artigo científico é a parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (ABNT. NBR 6022, 2003, p.2).

Artigo científico, também é chamado de paper. É a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de um tema.

O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados. Periódicos são edições em fascículos ou partes (Revistas Científicas), com intervalos regulares, ou irregulares, de publicação.

Assim, os problemas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte, quer de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos.

DICA – A diferença entre artigos não-científicos e artigos científicos é que os primeiros consistem em textos publicados em revistas, jornais, blogs, enciclopédias e similares e não passam pela revisão de um corpo técnico especializado antes da sua publicação.

Segundo a ABNT, artigos científicos são classificados em:

>> Artigos originais ou de divulgação: quando apresenta temas, abordagens e resultados de pesquisas originais, como: estudos descritivos, randomizados, controladores e intervenção. Exemplo: comunicação ou notas prévias, etc.

>> Artigos de relatos de casos ou caso clínico: quando se observam trabalhos clínicos originais acompanhados de análise e discussão. O texto deve ter uma introdução breve de acordo com a importância do assunto, descrever o objetivo da apresentação do caso, ter um relatório resumido, discutir os aspectos relevantes de acordo com os resultados obtidos e de outros descritos na literatura.

>> Artigos de revisão: quando ocorre a análise crítica sistemática a discussão de trabalhos já publicados e as revisões bibliográficas, entre outros, devendo apresentar uma conclusão e introdução com amplo referencial bibliográfico.

1.1. ESTRUTURA DO ARTIGO

A estrutura do artigo é constituída de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, na ordem proposta:

1.Título

2. Autor (es);

3. Epígrafe (facultativa);

4. Resumo e Abstract;

5. Palavras-chave;

6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual, metodologia,

discussão / análise e conclusões do estudo),

7. Referências.

8. Anexos

Pré-textuais:

1. Título - acompanhado de subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, na língua do texto e diferenciados pela formatação da fonte ou separados por dois-pontos (:). Deve compreender os conceitos-chave que o tema encerra, e ser numerado para indicar, em nota de rodapé, a finalidade do mesmo.

2. Nome(s) do(s) autor(es), com numeração ordinal ou asterisco(s) para chamada por currículo(s) resumido(s) do(s) autor(es). O autor do artigo deve vir indicado do centro para a margem direita. Caso haja mais de um autor, os mesmos deverão vir em ordem alfabética, ou se houver titulações diferentes deverão seguir a ordem da maior para a menor titulação. Acompanhado(s) de breve currículo na área de conhecimento do artigo e endereço eletrônico ou postal, em nota de rodapé. Opcionalmente, o currículo aparece no final dos elementos pós-textuais, onde também devem ser colocados os agradecimentos do(s) autor(es) e a data de entrega dos originais à redação do periódico.

3. Epígrafe - é um elemento facultativo, que expressa um pensamento referente ao conteúdo central do artigo.

4. Resumo e palavras-chave na língua do texto - são elementos obrigatórios. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. O texto deverá ter uma quantidade predeterminada de palavras, com uma apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. A extensão de palavras para o resumo deve ser de 100 a 250 palavras.

Palavra-chave: Palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular

Textuais:

1. Introdução - o objetivo da introdução é situar o leitor no contexto do tema pesquisado, oferecendo uma visão global do estudo realizado, esclarecendo as delimitações estabelecidas na abordagem do assunto, os objetivos e as justificativas que levaram o autor a tal investigação para, em seguida, apontar as questões de pesquisa para as quais buscará as respostas. Deve-se, ainda, destacar a Metodologia utilizada no trabalho. Em suma: apresenta e delimita a dúvida investigada (problema de estudo - o quê), os objetivos (para que serviu o estudo) e a metodologia utilizada no estudo (como).

2. Desenvolvimento - Nesta parte do artigo, o autor deve fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada.

Apresentar as demonstrações dos argumentos teóricos e/ ou de resultados que as sustentam com base dos dados coletados (capitulo a parte - discussão/ análise);

Neste aspecto, ao constar uma Revisão de Literatura, o objetivo é de desenvolver a respeito das contribuições teóricas a respeito do assunto abordado.

O corpo do artigo pode ser dividido em itens necessários que possam desenvolver a pesquisa. Dividindo-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024, que variam em função da abordagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com