TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ganhe Joias Grátis!

Artigo: Ganhe Joias Grátis!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O tema “Impactos ambientais de resíduos sólidos e suas implicações para a recuperação de áreas degradadas” é muito importante, porque afeta todo o mundo, o planeta que já responde com temperaturas e eventos naturais nunca observados.

A tecnologia avançou, e muito. E o lixo que ela produz também. Hoje existem cada vez mais elementos tóxicos e não recicláveis presentes na maioria dos aparelhos que estamos acostumados a usar. O consumo exagerado de alimentos e a compra desenfreada de produtos com elementos prejudiciais ao meio ambiente, e especialmente, para a saúde, só aumenta. Os resíduos sólidos que atiramos na rua, ou até arriscamos extinguir de maneira correta, afeta o meio-ambiente e a saúde das pessoas de uma maneira que, se refletíssemos antes de agir de tal modo, jamais cometeríamos novamente.

O crescimento da população urbana, se fez acompanhar pelo aumento da geração de resíduos sólidos urbanos, bem como, pela necessidade de locais específicos, afastados dos núcleos populacionais e que atendam requisitos para reduzir o potencial da contaminação dos solos, do ar das águas, superficiais e subterrâneas, alterando suas características físicas, químicas e biológicas e que coloca em risco a saúde humana.

O crescimento acentuado da geração de resíduos sólidos e sua concentração espacial devido à urbanização diminuem as chances de assimilação dos resíduos pelo meio ambiente. A poluição destes compartimentos ambientais pode atingir níveis de contaminação, afetando o meio antrópico (homem ) e biológico (fauna e flora).

O lançamento de resíduos por sua vez põe em risco o meio ambiente por que suas características químicas são associadas aos impactos ,como poluição ou contaminação química por substancias perigosas presentes nos resíduos, carreadas pela infiltração de lixiviado no solo e e nos aqüíferos subterrâneos ou quando atinge, por escoamento superficial, corpos d’água (CASTILHO JÚNIOR,2006).

Porém há a necessidade de elaboração de um plano para de recuperação, alem do monitoramento ao longo dos anos para se avaliar a sua evolução.

Portanto o presente trabalho realizado tem pela importância de se conhecer o impacto ambiental dos diferentes tipos de disposição de resíduos sólidos urbanos (RSU) como lixão, aterro controlado e aterro sanitário, e a contaminação de águas superficiais e do solo.

Desenvolvimento

Com crescimento elevado da população mundial trazendo com sigo, problemas com o aumento da produção que cada vez mais está se apressando para poder responder a demanda da população. O que acarreta em sérios problemas com os resíduos sólidos que trazem impactos socioambientais diretos e indiscutíveis

Se analisarmos os variados impactos que estes resíduos apresentam para o mundo, este texto teria centenas de páginas. Mas como queremos explorar este assunto de uma maneira mais simples e direta, vamos analisar os fatos, conseqüências e soluções para que estes resíduos sólidos não agridam tanto o nosso ecossistema e a saúde do humano.

As implicações do manejo errado dos resíduos sólidos são enormes, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com