TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gasene e sua Importância Nacional

Por:   •  20/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Introdução

Se entende como gasoduto uma rede de tubulações que leva o gás natural das fontes produtoras até os centros consumidores. Seu funcionamento ocorre através do transporte do gás onde, anteriormente é purificado e comprimido para uma pressão entre 80 e 100 kgf/cm2 vezes maior que a da atmosfera ao nível do mar. Durante o caminho ocorre uma perda de pressão e faz necessária as estações de compressão, para ajudar na recuperação da pressão perdida. Para monitoramento do volume e da velocidade do gás, são utilizadas estações de medições que através de equipamentos, realizam a medição desses intens.

O gasoduto também tem mecanismos de segurança. Há 115 válvulas de bloqueio, posicionadas com intervalo de 30 quilômetros entre uma e outra. Elas fecham a passagem do gás quando há sinal de vazamento na área.

A retirada do gás não pode ser feita em qualquer área, por isso existe em certos pontos estações de entregas, que são locais para a coleta do gás. Nessas saídas, o gás tem a pressão diminuída para cerca de 35 kgf/cm2 (por razões de segurança) e é retirado por companhias distribuidoras locais.

  1. Especificações técnicas de um gasoduto

A instalação dos gasodutos são deitas através de tubos no subsolo, com uma profundidade aproximadamente de 1m. Ele pode atravessar propriedades privadas, porém, respeitando uma distância mínima de 15 m para as construções já existentes. Caso outras sejam erguidas posteriores à instalação do gasoduto, deve ser respeitada essa mesma distância.

A área por onde o gasoduto passa tem 20 m de largura e é denominada como Faixa de Servidão. Esse terreno deve receber manutenção constante de modo que esteja sempre limpo e visível para facilitar sua identificação.

  1. GASENE e a sua função estratégica

O Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (GASENE) é um sistema de gasodutos brasileiro que conecta o Terminal de Cabiúnas (MacaéRio de Janeiro) ao município de Catu na Bahia, tendo um total de 1387 quilômetros. Com capacidade para transportar até 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás, a obra foi uma das maiores em extensão nos últimos 20 anos.  

Além de gerar milhares de empregos, o GASENE cumpre a função estratégica de integrar as malhas de transporte de gás natural das regiões Sudeste e Nordeste, dando nova configuração à rede brasileira além, de duplicar a capacidade de fornecimento de gás natural para o Nordeste, o gasoduto dá maior confiabilidade e flexibilidade ao abastecimento na região do estado da Bahia. 

  1. Privatização de Gasodutos no Brasil

Com a venda de 90% da Transportadora Associada de Gás (TAG) e posteriormente os 10% restantes para a o consórcio formado pela franco belga Engie e pelo fundo canadense Caisse de Dépôt et Placement du Québec (CDPQ), A Petrobrás embolsou cerca de 33,5 bilhões, sendo 2 bolhões destinados a pagamento de dívidas para o BNDS. O valor da venda equivale a 5 anos do lucro que o gasoduto dava para a própria Petrobras. 

Porém, a Petrobras ainda utiliza os serviços dos gasodutos, só que agora através de contratos de aluguel. O valor desse aluguel equivale a 3 bilhões por ano e se estima que em cerca de 10 anos a petroleira vai gastar todo o ‘lucro’ com a venda do ativo em pagamento de aluguel do gasoduto que antes fazia parte do seu patrimônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com