TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gases Poluentes Na Atmosfera

Por:   •  1/10/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Aqui serão apresentados alguns dos gases poluentes encontrados na atmosfera terrestre e entender de onde eles vêm e quais os seus riscos.

Objetivos:

Identificar os gases poluentes, qual a sua origem e os efeitos nocivos para com a saúde dos seres vivos residentes no planeta.

Metodologia:

Identificar, classificar e conhecer a origem dos poluentes atmosféricos é um estudo bastante feito em torno do mundo e vários estudiosos com isso procuram respostas para evitar o aquecimento global, diminuir os níveis de intoxicação humana, melhora o clima dos grandes centros urbanos...

O homem esta cada vez mais sujando o ar que respiramos e mesmo conhecendo os riscos da poluição atmosférica o homem tende a polui-lo mais e mais.

Resultados e Discussões:

Aqui esta descrito alguns dos poluentes atmosféricos.

Aldeídos (RCHO) - Compostos químicos resultantes da oxidação parcial dos alcoóis ou de reações fotoquímicas na atmosfera, envolvendo hidrocarbonetos.

Fontes - são emitidos na queima de combustível em veículos automotores, principalmente nos veículos que utilizam etanol. Os aldeídos emitidos pelos carros são o Formaldeído e o Acetaldeído (predominante).

Efeitos - seus principais efeitos são a irritação das mucosas, dos olhos, do nariz e das vias respiratórias em geral e podem causar crises asmáticas, são ainda compostos carcinogênicos potenciais.

Dióxido de Enxofre (SO2) - é um gás tóxico e incolor, pode ser emitido por fontes naturais ou por fontes antropogênicas e pode reagir com outros compostos na atmosfera, formando material particulado de diâmetro reduzido.

Fontes - fontes naturais, como vulcões, contribuem para o aumento das concentrações de SO2 no ambiente, porém na maior parte das áreas urbanas as atividades humanas são as principais fontes emissoras. A emissão antropogênica é causada pela queima de combustíveis fósseis que contenham enxofre em sua composição. As atividades de geração de energia, uso veicular e aquecimento doméstico são as que apresentam emissões mais significativas.

Efeitos - entre os efeitos a saúde, podem ser citados o agravamento dos sintomas da asma e aumento de internações hospitalares, decorrentes de problemas respiratórios. São precursores da formação de material particulado secundário. No ambiente, podem reagir com a água na atmosfera formando chuva ácida.

Dióxido de Nitrogênio (NO2) - é um gás poluente com ação altamente oxidante, sua presença na atmosfera é fator chave na formação do ozônio troposférico. Além de efeitos sobre a saúde humana apresenta também efeitos sobre as mudanças climáticas globais.

Fontes - as fontes podem ser naturais (vulcanismos, ações bacterianas, descargas elétricas) e antropogênicas (processos de combustão em fontes móveis e fixas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com