TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gasoduto Urucu Manaus- A Logística Vence A Floresta

Artigo: Gasoduto Urucu Manaus- A Logística Vence A Floresta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Análise: A logística vence a floresta

A construção do gasoduto Urucu - Manaus com mais de 600 km de extensão apresentou grandes desafios, principalmente relacionados à logística já que não havia estradas ou portos para o deslocamento de equipamentos, máquinas e  equipes, não havia fontes de energia instaladas, não havia infraestrutura de alojamentos, transporte de funcionários até o local da obra, alimentação e muito menos comunicação. A região apresenta peculiaridades no clima que precisavam ser dribladas, contudo as adequações às adversidades apresentadas deveriam causar um impacto mínimo ao meio ambiente.

Sem dúvida era um obra que demandava muita logística por isso um planejamento estratégico era indispensável. A empresa responsável pela logística do empreendimento precisou: levantar informações iniciais para a realização do projeto, consolidar o projeto básico, programar o projeto executivo, prover suprimento dos materiais, realizar a montagem eletromecânica, e assistir a execução da operação, tudo isso em sintonia com o clima da região e os recursos disponíveis.

É uma obra de proporções enormes que visa otimizar as melhorias necessárias da estrutura energética brasileira que demandou da Petrobras bilhões de reais, e das empresas contratadas um planejamento estratégico e um esquema logístico ainda não visto no Brasil dada as características climáticas e as condições ambientais da região Amazônica. Os gastos foram muitos, mas os ganhos são ainda maiores na substituição do uso de diesel nas termelétricas da região. O intuito é levar o desenvolvimento à região amazônica, por ser uma energia de baixo custo, além de eliminar a emissão de gases poluentes, entre eles o CO2, na região.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com