TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia De Rondonia

Trabalho Universitário: Geografia De Rondonia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  224 Visualizações

Ariquemes

Ariquemes é um município brasileiro do estado de Rondônia, fundado em 21 de novembro de 1977. Seu nome é uma homenagem a tribo indígena Arikeme, habitantes originais dessa região. Estes índios falavam otxapakura, pertencente ao tronco linguístico tupi. A tribo foi extinta, mas gravou seu nome na história futura da cidade.

A ocupação do Vale do Jamari ocorreu por volta de 1900, principalmente durante o primeiro ciclo da borracha, mas sua ocupação efetiva começou a partir de 1909 com a construção da linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antônio do Rio Madeira, uma maratona de muito trabalho e sacrifício, cuja expedição era chefiada peloMarechal Cândido Mariano da Silva Rondon em sua terceira viagem pela Amazônia.

Em 1915, essa região foi delimitada pela Resolução nº 735, de 6 de outubro, e denominado 3º Distrito do município de Santo Antônio do Rio Madeira. Período de grande migração nordestina, com os imigrantes ocupando terras e extraia as riquezas naturais, especialmente o látex da borracha, de grande procura internacional.

Sua população é de 101.269 habitantes (IBGE/2013).

A cidade é rodeada por três grandes rios: o Jamari que é responsável pelo abastecimento de água no município, o Canaã e o Rio Branco ao norte da cidade. Existem também outros pequenos igarapés que cortam os setores 2,5,6,7 Jardim América e outros.

...