TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geometria

Trabalho Universitário: Geometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  2.963 Palavras (12 Páginas)  •  1.195 Visualizações

Página 1 de 12

Módulo:

METODOLOGIA DO ENSINO DE ARITIMÉTICA E ALGEBRA

Professora: Juliana Brassolatti Goncalves

Paranhos-MS

18/10/2013

Soeli F. Marques Hoffmam

PROJETO DE PRÁTICA

O Ensino da Álgebra e da Aritmética e os livros didáticos no Ensino Fundamental II

Centro Universitário CLARETIANO, Projeto de Prática apresentado à disciplina de metodologia do Ensino de Aritmética e Álgebra curso de Matemática. Orientado pela Professora Juliana Brassolatti Goncalves.

Paranhos-MS

18/10/2013

Introdução

Existem várias formas de ensinar matemática, no entanto a mais utilizada é aquela em que oprofessor explica um conteúdo, enfatiza suas regras e aplica uma série de exercícios para“fixar” a técnica ensinada. Ele faztudo para o aluno. Surge uma dúvida na resolução de um determinado problema ou exercício, o professor resolve todo o problema e aluno apenas copia o que o professor faz sem, muitas vezes, entender o significado daqueles procedimentos realizados pelo professor. Sobre isso os PCN destacam que:

É importante destacar que as situações de aprendizagem precisam estar centradas na construção de significados, na elaboração de estratégias e na resolução de problemas em que o aluno desenvolve processos importantes como intuição, analogia, indução e dedução, e não atividades voltadas para a memorização, desprovidas de compreensão ou de um trabalho que privilegie uma formalização precoce dos conceitos (PCN, 1998, p. 63).

Assim, com o objetivo de desenvolver e testar uma seqüência didática capaz de desenvolver o pensamento algébrico inicial atrelado ao sentido numérico, para pelo menos complementar o trabalho das técnicas rotineiras de ensino, é que se justifica essa pesquisa. Para atingir tal objetivo acredita-se que no caminho haverá a apreensão de métodos de ensino, de concepções mais claras a respeito das atividades aritméticas e algébricas e o crescimento em termos pessoais e profissionais da essência e do alcance da educação matemática, além do tempo.

Descrição do Projeto

A Matemática é hoje requerida como conhecimento básico para formação de nossos alunos, pois exige a mobilização de várias competências e habilidades, fazendo com que o aluno relacione várias informações, para enfrentar e resolver situações problema. O ensino correto e interessante de Aritmética e Álgebra é de fundamental importância nesse processo. Este projeto tem por objetivo investigar o ensino da Aritmética e da Álgebra mediante a análise dos livros didáticos do Ensino Fundamental II presentes na rede pública ou privada e fazer um paralelo com a exigência dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ou seja, busca responder a seguinte pergunta: será que os livros didáticos que estão sendo oferecidos aos nossos alunos trazem o que os PCNs sugerem como conteúdos e metodologias essenciais para o ensino da Aritmética e da Álgebra? Assim, procuraremos unir três aspectos importantes para o ensino da Matemática escolar: a Aritmética, a Álgebra e o livro didático. Dessa forma, poderemos observar e refletir como a Aritmética e a Álgebra estão sendo abordadas nos livros didáticos do Ensino Fundamental II, já que, de acordo com os currículos escolares propostos atualmente, é quando se intensifica o estudo da Álgebra, Aritmética e da linguagem matemática.

Público-alvo

Alunos dos 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo

Investigar o ensino da Álgebra e da Aritmética mediante a análise dos livros didáticos presentes na rede pública do Ensino Fundamental.

" O riso é a aritmética elementar, o humorismo a álgebra, e a ironia o cálculo infinitesimal. "

Pitigrilli

Para começar, vamos ver o que é aritmética e o que é Álgebra?

O que é Aritmética?

A aritmética (da palavra grega ἀριθμός, arithmósNota 1 , "número") é o ramo da matemática que lida com números e com as operações possíveis entre eles. É o ramo mais antigo e mais elementar da matemática, usado por quase todos, seja em tarefas do cotidiano, em cálculos científicos ou de negócios. Matemáticos profissionais, por vezes, usam o termo "aritmética superior"1 quando se refere a resultados mais avançados relacionados à teoria dos números, mas isso não deve ser confundido com a aritmética elementar.

O que é Algebra?

Em matemática, álgebra é o ramo que estuda a manipulação formal de equações, operações matemáticas, polinómios e estruturas algébricas.1 A álgebra é um dos principais ramos da matemática pura, juntamente com a geometria, topologia, análise combinatória, e Teoria dos números.

O termo álgebra, na verdade, compreende um espectro de diferentes ramos da matemática, cada um com suas especificidades.

Veja a seguir, algumas análises:

Fig. 1 Fig. 2 Fig. 3

Análise da Figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com