TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geometria

Resenha: Geometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Os livros didáticos de matemática escolhidos para análise foram da rede particular de ensino (6º e 7º anos), os quais foram analisados quanto a seus conteúdos e metodologia essenciais. Foi observado no que se refere ao ensino da aritmética e álgebra, a utilização de problemas-desafios (de forma a desenvolver iniciativa no aluno), a utilização de textos de revista e jornais, ligados á matemática (levando o aluno a ter contato com a informação/comunicação).

No entanto, observou-se nos livros didáticos analisados predominância à utilização de exercícios (séries pra classe, para casa, testes) para aplicação de técnicas, que não são suficientes para o desenvolvimento do pensamento algébrico ou mesmo para a ampliação da noção de números.

Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) destacam que as situações de aprendizagem precisam estar centradas na construção de significados, na elaboração de estratégias e na resolução de problemas, favorecendo aos alunos o desenvolvimento de processos fundamentais como intuição, analogia, indução e dedução, e não atividades voltadas para a memorização, desprovidas de compreensão.

A utilização de metodologias essências com base na escolha adequada de conteúdos a ser trabalhado na educação aritmética e algébrica possibilita criar condições para que os alunos se motivem e desejem, cada vez mais, aprender matemática. Além disso, possibilita o desenvolvimento de um sentido numérico adequado e de um pensamento algébrico autônomo, por parte dos alunos.

Sugiro que os livros didáticos analisados utilizem como estratégias metodológicas essenciais uma melhor articulação entre os conteúdos de aritmética e álgebra que possa dar ao aluno a oportunidade de construir conexões entre as letras e os números, ampliar a exploração das situações-problema, levando o aluno a: reconhecer diferentes funções da Álgebra (generalizar padrões aritméticos, estabelecer relação entre duas grandezas, modelizar, resolver problemas aritmeticamente difíceis), representará problemas por meio de equações e inequações (diferenciando parâmetros, variáveis, incógnitas, tomando contato com fórmulas), compreenderá a sintaxe (regras para resolução) de uma equação.

Contudo, ao observar interação entre a aritmética, a álgebra e o livro didático, é perceptível o grande desafio que constitui o trabalho de um professor determinado a ensinar verdadeiramente, uma vez que envolve desde a desmistificação de práticas, atendimento aos PCNs, á uma engenharia de didática capaz de favorecer a formação intelectual, cultural e social dos alunos.

BIBLIOGRAFIA

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares Nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. Acessado em 24/01/14 ás 21h32minhs.

Livros Analisados:

Matemática e realidade: 5ª série/ Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Antônio Machado; ilustradores Lúcia Hiratsuka... [et al]. __5.ed.__ São Paulo: Atual, 2005.

Matemática e realidade: 6ª série/ Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Antônio Machado; Vários ilustradores __5.ed.__ São Paulo: Atual, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com