TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geometria Analitica

Casos: Geometria Analitica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/7/2014  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DA GEOMETRIA ANALÍTICA/ PRODUTO ESCALAR

A geometria analítica, antigamente chamada de geometria cartesiana, é o estudo da geometria muito utilizada na física e na engenharia, e é o fundamento das áreas mais modernas da geometria, incluindo geometria algébrica, diferencial, discreta e computacional. Em geral, seus estudos tiveram inicio no século XVII com René Descartes, considerado um gênio da Matemática, pois relacionou a Álgebra com a Geometria, resultando na criação do Plano Cartesiano e dando-o o possível nome de e pai da Matemática moderna.

Este Sistema de Coordenadas ou Plano Cartesiano, consiste em dois eixos perpendiculares numerados, denominados abscissa (horizontal) e ordenada (vertical), que tem a característica de representar pontos no espaço. Descartes utilizou o Plano Cartesiano no intuito de representar planos, retas, curvas e círculos através de equações matemáticas, tendo fundamental participação para o desenvolvimento da Cartografia na construção de mapas e a criação do Cálculo Diferencial e Integral pelos cientistas Isaac Newton e Leibniz.

Até no nosso dia a dia, mesmo se não atendemos a um curso de exatas, podemos perceber a Geometria Analítica agindo, como por exemplo: GPS, medicina, robótica ou aeronáutica. Percebemos assim que a sua importância vai além e não é atoa que continua a ser um ramo rico e ainda muito estudado na Matemática moderna.

Já o Produto Escalar ou Produto Interno Usual, em resumo, é uma função binária definida entre dois vetores que fornece um número pertencente ao conjunto dos reais (também chamado "escalar") como resultado. Não é necessário mencionar nenhum sistema de coordenadas para se obter o valor de um produto escalar. Aplicações importantes para o produto escalar são tais como o cálculo do trabalho de uma força constante, problemas que contém vetor projeção, determinação de lugares geométricos em plano ou no espaço, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com