TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Artigo: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 7

A Guerra Fria determinou um período de bipolaridade no mundo. Sobre este período, não é correto afirmar:

I) As colônias europeias iniciam um processo de descolonização, decorrente da perda do poder político europeu. Os processos de independência eclodiram e as lutas civis pelo poder local foram alimentadas pelas duas grandes potências: EUA e URSS.

II) A Guerra Fria foi um fator de estabilidade mundial, na medida que somente duas potências dividiam o poder.

III) Após a Segunda Guerra Mundial, os países do leste europeu decidiram pelo socialismo e romperam com os EUA.

IV) Em todo o período da Guerra Fria, o sistema econômico da União Soviética era comandado pelo planejamento burocrático.

V) Nas economias capitalistas, o sistema econômico era o capitalismo, porém com alguma intervenção estatal na economia. Este era o sistema econômico da socialdemocracia.

A) Somente I e II estão incorretas.

B) Somente II e III estão incorretas.

C) Somente III e IV estão incorretas.

D) Somente IV e V estão incorretas.

E) Somente a V está incorreta.

Alternativa B.

Não houve fragmentação e nem descolonização no continente Europeu. Terminada

a Segunda Guerra, onde a Russia emergiu como potência e subjugou os países do

leste europeu e implantou o socialismo.

7. A respeito do processo de globalização, é correto afirmar:

A. Alcança indistintamente a todos os países, a despeito de seus respectivos níveis de desenvolvimento econômico, tornando-os mais homogêneos política, econômica, social e culturalmente.

B. É um processo eminentemente comercial, associado à liberalização das trocas e à expansão dos mercados nacionais em escala global, o qual aprofunda diferenças econômicas entre os países.

C. Manifesta-se no entrelaçamento dos campos do comércio, das finanças e da produção internacional e no aprofundamento da interdependência entre os países e com importantes desdobramentos políticos, econômicos e socioculturais.

D. Tem como cerne o crescimento e a aceleração dos fluxos financeiros internacionais, em virtude do movimento de capitais especulativos, em escala global.

E. É um fenômeno, fundamentalmente, associado às estratégias das corporações transnacionais, objetivando expandir e consolidar sua presença nos mercados dos países emergentes.

8. A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais ocorreram, fundamentalmente, devido:

A. causa do Tratado de Versalhes, que impedia o Japão e a Alemanha de se industrializarem.

B. As disputas pelos países industrializados aos mercados internacionais e territoriais, numa fase do capitalismo imperialista, que propiciava uma profunda concorrência entre estes países.

C. À perda do poder político da Inglaterra e ascensão da Alemanha como o maior centro político do mundo.

d. Nazistas e fascistas que atacaram os aliados desencadeando as guerras.

e. À fase concorrencial do capitalismo que acirrou as disputas entre os países industrializados.

9. Sobre a Segunda Guerra Mundial não é correto afirmar:

A

Foi um prolongamento da Primeira Guerra: disputas das potências industriais por mercados e matérias-primas, não resolvidas na Primeira Guerra e aprofundada para os países: Alemanha, Itália e Japão.

B O Tratado de Versalhes, imposto à Alemanha pelos vencedores da Primeira Guerra foi um dos motivos que levaram à Alemanha para a guerra. Em suas cláusulas mais importantes a Alemanha foi a única responsável pela eclosão da Guerra; perdeu todas as suas colônias e vários territórios alemães na Europa além de ser obrigada a enfrentar as limitações militares e pagamento de pesadíssimas reparações de guerra.

C As duras condições do Tratado de Versalhes geraram, entre os alemães, um profundo ressentimento, responsável em grande parte pela ascensão de Hitler ao poder e que acabou desencadeando à Segunda Guerra Mundial.

D Os países Alemanha, Japão e Rússia foram os principais países que se associaram em uma aliança denominada “Eixo”.

E O Dia D ocorreu em junho de 1944, quando as tropas americanas-canadenses desembarcaram na Normandia, acelerando o fim da segunda Guerra Mundial.

10. A industrialização acelerada de diversos países, ao longo do século XIX, alterou o equilíbrio e a dinâmica das relações internacionais. Com a Segunda Revolução Industrial surgiu o imperialismo, cuja característica marcante foi o (a):

A. Substituição das intervenções militares pelo uso da diplomacia internacional.

B. Transferência de tecnologia, estimulada por uma política não-intervencionista

C. Manutenção da autonomia administrativa e dos governos nativos naquelas áreas conquistadas

D. Procura de especiarias, ouro e produtos tropicais inexistentes na Europa.

e. Busca de novos mercados consumidores para as manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados.

11. A preocupação da Geografia com a Guerra Fria se deve aos impactos geopolíticos e aos desdobramentos geoestratégicos. Sobre a Guerra Fria é possível afirmar:

I. A grande dificuldade em estabelecer os marcos da Guerra Fria consiste no fato de que não estamos lidando com um simples acontecimento, de verificação imediata que possa ser isolado rigidamente como objeto histórico. Ao contrário, trata-se de um processo global extremamente complexo sujeito a múltiplas interpretações.

II. A Guerra Fria foi mais que uma disputa armamentista ou geopolítica. Ela teve uma importante dimensão cultural, que colocou em movimento um jogo simbólico do Bem contra o Mal. Ela mexeu com a imaginação das pessoas, criou e reforçou preconceitos, ódios e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com