TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Artigo: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

No estudo de geopolítica foi possível aperfeiçoarmos nossos conhecimentos ortográficos, políticos, econômicos, territoriais e também enriquecemos nosso vocabulário.

Desenvolvemos em sala de aula ideias especificas sobre globalização, blocos econômicos, tipos de governo, geografia, entre outros conceitos.

Sobre a matéria estudada, aprendemos que a geopolítica começou a ser ensinada nas primeiras décadas do século xx e os poucos países a adotar e desenvolver esse novo ramo da Geografia nos seus primórdios foram: Suécia, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra e Japão.

Vimos, que a empresa para ser multinacional, precisa ter mais de uma filial em um outro pais e o maior motivo que as multinacionais vem para o Brasil, é devido a mão de obra barata, logística, é um pais agrícola e o incentivo fiscal(diminuição de imposto).

Aprendemos que o real é conversível apenas nos países vizinhos, porem, quando ela conseguir expandir seu comercio globalmente, poderá ser conversível.

Foi discutido em sala de aula, que a relação que existe entre Brasil e África do sul é devido os mesmos serem membros fundadores do Brincs, países emergentes, compostos por: Brasil, Rússia, Índia, China, South África e suas respectivas capitas: Brasília, Moscou, Nova Délhi, Pequim e Pretória.

Realizamos debates sobre os países ricos: Estados Unidos, França, Japão, Inglaterra e suas capitais: Washington, paris, Tóquio, Londres.

Entre outros assuntos debatidos em sala de aula, vimos que a OMC esta localizada na Europa em Genebra, suíça e seu diretor geral é Roberto Azevedo e sobre Guido Mantega que é o atual ministro da fazenda do governo Dilma.

Concluímos que a globalização é a quebra de barreiras e a abertura da intercomunicação de todos os países.

Enfatizamos o estudo sobre Margaret Thatcher primeira ministra do Reino Unido, Inglaterra. Ronald Reagan 40° presidente dos Estados Unidos e Fernando Henrique Cardoso 34° presidente do Brasil, que defendiam a intervenção do estado na economia.

Debatemos a definição de barreira tarifarias que é o tipo mais comum de barreira alfandegaria, como exemplo: imposto de importação, taxas alfandegarias e a valorização aduaneira. E as barreiras não tarifarias que são quaisquer mecanismos e instrumentos de politica econômica que influenciam o comercio internacional sem o uso de mecanismos tarifários.

Cheguei à conclusão que a geopolítica engloba vários conteúdos importantes, como: economia, estudo da humanidade (antropologia) e geologia econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com