TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Ensaio: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Ensaio  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

RA: Turma:

Questão 3 – “Com o final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética acirraram a disputa pela hegemonia no globo. Deram início, assim, à Guerra Fria, um dos períodos mais tensos da história, que se estendeu do imediato pós-guerra até o final da década de 1980. Em 1946, o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1874-1965), em viagem aos Estados Unidos, lançou o termo 'Cortina de Ferro' para delimitar na Europa, a fronteira entre o Leste socialista e o Oeste capitalista. No entanto, considera-se que a Guerra Fria teve início mesmo em 1947, quando os Estados Unidos lançaram as bases da Doutrina Truman e do Plano Marshall.”

(Fonte: MOREIRA, J.C.; SENE, E. Geografia para o ensino médio. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002, p. 221)

Como sugere o texto acima, a Doutrina Truman foi um dos sustentáculos ideológicos do mundo da Guerra Fria. A propósito, essa doutrina teve sua origem associada a um discurso do presidente Harry Truman, propondo concessão de créditos para a:

Assinale a alternativa correta:

a) Grécia e a Turquia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental impedir o expansionismo do socialismo soviético na Europa.

b) Itália e a Turquia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental dificultar a formação de Estados socialistas na Europa Meridional.

c) Itália e a Espanha, tendo como pressuposto geopolítico fundamental impossibilitar a construção de Estados de economia planificada na Europa Ocidental.

d) Polônia e a Hungria, tendo como pressuposto geopolítico fundamental criar um “cordão sanitário” para isolar o Leste europeu da influencia soviética.

e) Albânia e a Iugoslávia, tendo como pressuposto geopolítico fundamental evitar que outros países da Europa Oriental adotassem o modelo do socialismo real soviético.

resposta letra A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com