TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica

Monografias: Geopolitica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

Geografia - Geopolítica - 10 questões

Veja como estão seus conhecimentos sobre o mundo e resolva estas questões

1 - A charge acima foi publicada no site do escritor, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes, Para o autor do desenho, a globalização é um processo:

Excludente, uma vez que aprofunda o abismo entre nações de diferentes níveis de desenvolvimento econômico.

Comentário:O abismo crescente entre as nações desenvolvidas e o mundo subdesenvolvido é uma das consequências mais plausíveis do processo de globalização em curso. Ele provoca a exclusão de grande parte dos habitantes do planeta ao acesso a bens e a novas tecnologias produzidas, e pode ser atestado pelo crescente número de conflitos em diversas regiões do planeta e no crescente fluxo de imigrantes ilegais das áreas mais pobres em direção às nações ricas do Hemisfério Norte.

Resposta: C

2- Analise o fragmento de texto com atenção:

"Uma das características do processo de globalização é a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente."

Tal aspecto do processo de globalização se enquadra mais especificamente dentro do conceito de:

Aldeia Global

Comentário:As novas redes de comunicação baseadas principalmente na telemática (junção das telecomunicações e da informática), permitiram o surgimento dos fluxos crescentes de informações em tempo real dentro do chamado sistema on-line, o que nos permite dizer que estamos inseridos dentro de uma aldeia global, onde, através das novas mídias, milhões de indivíduos acabam tendo acesso às mesmas informações ao mesmo tempo.

Resposta: B

3 - "O ritmo de crescimento da cidade de São Paulo tem diminuído no decorrer das últimas décadas. Atualmente, o município tem 10,9 milhões de habitantes, segundo levantamento divulgado (...) pela Fundação Sistema de Análise de Dados de São Paulo (Sedae)."

Jornal o Estado de São Paulo, 24/01/2008)

Podem ser apontados como causa dessa diminuição do crescimento da metrópole paulistana, todos os fatores abaixo, com exceção de:

A queda na taxa de fecundidade nas últimas décadas.

O aumento da taxa de mortalidade em função do envelhecimento acelerado da população metropolitana.

Comentário:Muito embora o Brasil se encontre na chamada transição demográfica com o crescente envelhecimento da população, tal fenômeno ainda não alcançou os índices das nações mais desenvolvidas, onde a mortalidade entre os indivíduos da terceira idade já começa a aumentar. Portanto, o aumento da mortandade entre os mais velhos ainda não é um fator explicativo para o decréscimo no ritmo de crescimento das populações metropolitanas.

Resposta: D

4 - "Antonio, 27 anos, chegou sozinho a São Paulo em meados da década de 1970, vindo do interior da Bahia. Ele arranjou colocação em uma metalúrgica em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, onde já trabalhava um primo. Com registro na carteira de trabalho, ganhou segurança e mandou buscar a mulher e os cinco filhos pequenos. Progrediu na profissão. Eles moravam numa casinha boa na própria cidade. O emprego garantiu o básico, as crianças cresceram, foram para a escola, mas apenas duas terminaram os estudos. A filha mais nova casou-se e mudou-se para Goiás com a família do marido.

Chegaram tempos difíceis com o fechamento da fábrica, que acabou se instalando em outro estado. Antonio equilibrou-se entre o desemprego e os trabalhos temporários, enquanto os filhos adultos procuravam um rumo para a vida."

Atualidades Vestibular 2009 - Editora Abril

O texto fala do fechamento da fábrica em que Antonio trabalhava que acabou se instalando em outro estado. Dos fatores abaixo relacionados, assinale aquele que pode ser considerado como um dos causadores dessa fuga de fábricas paulistas em direção a outros estados.

A logística de transportes deficiente em função da inexistência de uma rede rodo-ferroviária que integre o interior do estado até os portos.

A política do governo paulista de incentivar atividades do setor terciário em detrimento da indústria.

Comentário:A fuga de empresas das regiões metropolitanas é um fenômeno mundial em função dos fatores de desindustrialização dessas áreas, enumerados nas demais alternativas dessa mesma questão. As principais metrópoles mundiais já se encontram num processo chamado de terciarização em função do crescimento das atividades ligadas aos setores financeiro, administrativos, contábeis, culturais, de turismo, lazer e pesquisa, entre outros.

Resposta: E

5 - "Antonio, 27 anos, chegou sozinho a São Paulo em meados da década de 1970, vindo do interior da Bahia. Ele arranjou colocação em uma metalúrgica em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, onde já trabalhava um primo. Com registro na carteira de trabalho, ganhou segurança e mandou buscar a mulher e os cinco filhos pequenos. Progrediu na profissão. Eles moravam numa casinha boa na própria cidade. O emprego garantiu o básico, as crianças cresceram, foram para a escola, mas apenas duas terminaram os estudos. A filha mais nova casou-se e mudou-se para Goiás com a família do marido.

Chegaram tempos difíceis com o fechamento da fábrica, que acabou se instalando em outro estado. Antonio equilibrou-se entre o desemprego e os trabalhos temporários, enquanto os filhos adultos procuravam um rumo para a vida."

Atualidades Vestibular 2009 - Editora Abril

O texto fala ainda que Antonio, após o fechamento da fábrica em que trabalhava, acabou se equilibrando entre o desemprego e os trabalhos temporários. O número de indivíduos nas grandes metrópoles latino-americanas que se dedicam a atividades temporárias sem vínculos trabalhistas e empregatícios vem crescendo significativamente nas últimas décadas. Tal fenômeno é classificado como:

Emprego sazonal

Subemprego

Comentário:O subemprego

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com