TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolítica clássica básica

Resenha: Geopolítica clássica básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 2

Os principais precursores da geopolítica clássica não eram geógrafos e sim estrategistas militares. Consequentemente, a preocupação básica da geopolítica clássica nunca foi de um conhecimento (geográfico e/ou científico) sobre um aspecto da realidade (a dimensão espacial da política) e sim de estabelecer bases para que o “seu” Estado se fortalecesse no cenário internacional. A geopolítica logo se expandiu, tendo encontrado um clima propício no período pré e entre guerras da primeira metade do século XX. Considerando os pressupostos da geopolítica clássica, podemos afirmar o que “clima propício” para esta expansão refere-se a:

I - Característica essencial da política internacional do “modelo westphaliano”, do período que se compreende da segunda metade do século XVII até o início do século XX, pode-se atribuir a “um programa selvagem de exploração colonial e formação de alianças secretas e acirradas rivalidades, num complexo jogo de interesses políticos e econômicos, frequentemente destrutivo das sociedades colonizadas e instigador de tensões políticas entre os países europeus.

II - Ordem internacional, que segundo a visão idealista deveria se apoiar na supressão da diplomacia secreta, na liberdade dos mares, na limitação dos armamentos, na remoção das barreiras comerciais, no reajustamento dos territórios, no fim da exploração colonial e criação de uma Sociedade das Nações;

III - Processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, com o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.

IV - Análise da dimensão geográfica ou espacial da política bastante difundida nas obras de Aristóteles, em Maquiavel, em Montesquieu e em outros filósofos da antiguidade, da Idade Média ou da época moderna, que acabou por orientar a política externa das grandes potências a partir do final do século XIX e início do século XX.

Resposta: D

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com