TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de capital intelectual

Tese: Geração de capital intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

Apesar de ser um tema novo no mundo empresarial a geração de capital intelectual se torna fundamental nos dias atuais. Na minha organização a gestão do conhecimento está passando por transformações, buscando estratégias para um efetivo aprendizado.

Procuramos definir alguns pontos críticos relacionados à gestão por competências , educação corporativa e aprendizagem organizacional. O objetivo deste trabalho é encontrar maneiras de transformar o conhecimento tácito em explícito na empresa definida, a qual é um banco estatal.

2. Desenvolvimento

Através do escaneamento rápido da gestão do conhecimento na minha organização somamos 96 pontos, portanto um resultado mais positivo que negativo. Contamos com alguns instrumentos disponibilizados para ampliarmos nosso aprendizado, como Manuais Normativos e Universidade virtual . O fluxo de informações novas é diário e a absorção de um percentual elevado é questão de sobrevivência.

Está sendo muito difundida a visão estratégica de trabalhar em conjunto num mesmo objetivo. O que se busca é envolver a capacidade de absorção de metas e desenvolvimento contínuo das tarefas diárias. O conhecimento tácito dos mais experientes é repassado através do processo de internalização, relacionando-se ao “aprender fazendo”. Como o processo de conversão requer pessoas envolvidas e motivadas encontramos nesse quesito certo grau de dificuldade, pois geralmente a boa vontade não se mantém em quem tem muitos anos no processo.

Os gestores tem papel fundamental em criar medidas para que os colaboradores adquiram habilidades de administrar os processos internos atingindo os objetivos sociais, financeiros e de sustentabilidade do banco.

3. Plano de ação

Começaria mapeando o fluxo de informações novas com a leitura diária obrigatória dos Normativos por setor. O responsável organiza uma reunião semanal para repassar as atualizações. Alem disso, incluiria a participação a nível nacional em fóruns virtuais.

Como um banco estatal as regras e diretrizes existem a nível nacional, exceto o conhecimento tácito local. Para o repasse do mesmo proporcionaria como gestora incentivo de crescimento na carreira principalmente aos mais experientes, condicionado ao compartilhamento do “saber fazer”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com