TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Custos

Artigo: Gerenciamento De Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 3

Esta atividade é importante para que vocês conheçam, na prática, o uso do ponto deequilíbrio, da alavancagem operacional, da redução de gastos e o aumento de produtividade.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

• Passo 1 (Individual)

1. Fazer uma leitura do artigo indicado:Vantagens e desvantagens da utilização do sistema de custeio ABC. Disponível em:<https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0BwpCSyf5J660UGhCNzFiUmttaEU/edit>. Acesso em: 26 maio 2013.

2. Ler o material indicado a seguir: Sistemas de custeio. Disponívelem:<https://docs.google.com/a/aedu.com/document/d/1dXwuO_YYZrfueYVac0M0f7ORj0S4PmI0JxPovfk3R4/edit>. Acesso em: 26 maio 2013.

• Passo 2 (Equipe)

Elaborar um resumo, em forma de tópicos, sobre os assuntos: ponto de equilíbrio, modelos de sistemas de redução de custos e aumento da produtividade.

Além dos materiais lidos conforme Passo 1, os capítulos 7 e 8 do Livro-Texto (identificado aofinal da ATPS) auxiliarão a equipe no cumprimento deste passo.

Ponto de Equilíbrio

 Ponto de equilíbrio nada mais é do que o valor que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, que inclui os custos fixos e variáveis, as despesas variáveis e as despesas fixas. No ponto de equilíbrio, a empresa não terá lucro nem prejuízo.

 O ponto equilíbrio é classificado em três modelos: Ponto de Equilíbrio Contábil; Ponto de Equilíbrio Financeiro e Ponto de Equilíbrio Econômico. Para o ponto de equilíbrio contábil são levados em conta os custos fixos contábeis relacionados com o funcionamento da empresa.

 Ponto de equilíbrio = (Custos fixos + despesas fixas)/margem de contribuição unitária.

 Ponto de equilíbrio financeiro é o momento quando despesas e receitas se igualam. Verifica-se o equilíbrio financeiro de uma organização, quando seus custos e despesas comparam-se com sua receita. Isto é, o ponto de equilíbrio financeiro, que pode ser verificado financeiramente e/ou em quantidade de vendas ou prestação de serviços, é o ponto inicial de seu superávit. É exatamente ao alcançar o ponto de equilíbrio que a organização começa a gerar resultados positivos em sua operação fim.

 Ponto de Equilíbrio Financeiro = (Custos e despesas fixos (-) depreciação, amortização e exaustão) / MC unitária.

 O ponto de equilíbrio econômico é o momento quando despesas e lucros se igualam. É, portanto, o momento em que um produto deixa de custar e passa a dar lucro. A ele adicionam-se os custos fixos e todos os custos de oportunidade, como por exemplo, os referentes ao uso do capital próprio, ao possível aluguel das edificações (caso a empresa seja proprietária) perda de salários, etc. Diferentemente do Ponto de Equilíbrio Contábil, o PEE visa a obtenção de lucro que pode ser estipulado pelo empresário.

 Ponto de equilíbrio econômico = (custos fixos e despesa fixos + custo de oportunidade)/margem de contribuição.

 Margem de Contribuição é a diferença entre o valor das vendas de determinados produtos e seus gastos (custos e despesas) variáveis. A margem de contribuição é a parcela que sobra após diminuir os custos variáveis da receita, parcela essa que contribui para o pagamento dos custos e despesas fixas.

 Margem de contribuição unitária = Preço de venda (-) custos variáveis e despesas variáveis.

Modelos de Sistemas

 A escolha de um determinado sistema de produção por uma empresa é resultado de uma decisão estratégica tomada de acordo com os objetivos que a mesma busca atingir dentro da sua realidade de mercado. A modalidade da gestão irá comprometer diretamente o desempenho do sistema de produção, no que tange aos principais aspectos competitivos da manufatura de custo, qualidade, rapidez de entrega, confiabilidade e flexibilidade (SLACK et al, 2008). De tal modo, o sucesso do sistema produtivo de uma organização dependerá do conjunto de fatores como estrutura, recursos humanos, nível de automação e sistema de gestão. De forma isolada, a implantação de um sistema de administração de manufatura não assegura o êxito competitivo da corporação.

 A crescente necessidade de redução de custos e aumento de produtividade dentro das organizações, aliada a pouca disponibilidade de recursos para investimento gera a necessidade do emprego de técnicas simples e de baixo custo que atuem nesse sentido.

 A globalização da economia mundial é também fator preponderante para essa busca constante de produtividade e redução de custo, uma vez que os mercados estão cada vez mais abertos e a concorrência de países emergentes se faz presente gerando a necessidade das empresas tornarem seus processos mais eficientes para assegurar sua sobrevivência e crescimento no mercado (LIKER; MEIER,2007).

Custeio ABC (do inglês ActivityBasedCosting)

 Este método baseia-se na identificação, análise e controle dos custos envolvidos nas atividades e processos de uma empresa, atribuindo aos produtos, individualmente, a parcela dos custos indiretos consumida por cada um deles. É uma metodologia desenvolvida para facilitar a análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo de recursos de uma empresa.

 Segundo Oliveira & Perez Jr. (2000, p.169) o método ABC, permite identificar as atividades e os processos existentes nos setores produtivos de uma organização industrial ou prestadora de serviço, atribuindo os custos aos produtos através da utilização dos direcionadores ou geradores de custos destas atividades.

 Com o objetivo de gerenciar, controlar e desenvolver uma metodologia de custeio baseado em atividade (ABC) dentro da empresa são necessários, segundo Bruni e Fama Souza (2003, p. 29), “a identificação das atividades e seus respectivos custos, a alocação do custo departamental ao custo da atividade, a identificação dos direcionadores de custos e a divisão do custo da atividade pelo direcionador de custos”.

 Na lógica do custeio ABC, se a empresa conseguir eliminar ou reduzir os geradores negativos, as atividades que dão origem a esses geradores deixarão de existir por si só e, conseqüentemente, os recursos consumidos por estas atividades já não serão necessários. Com isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com