TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de materiais na empresa

Tese: Gerenciamento de materiais na empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Tese  •  5.506 Palavras (23 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 23

Professor tutor à distância: Felipe Rossi

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera/Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Administração de Materiais para a obtenção de nota, sob orientação do Professor Tutor EAD Felipe Rossi.

Niteroi /RJ

2013

SUMÁRIO

Introdução pg 04

Administração de Materiais na empresa (etapa 1) . pg 05

Gestão dos Estoques (etapa 2) pg 13

Gestão de Compras (etapa 3) pg16

Equipamentos de Movimentação e Armazenagem (etapa 4) pg20

Referências Bibliográficas pg27

INTRODUÇÃO

Iremos tratar ao longo deste,sobre Administração de Materiais , sua importância, aspectos relevantes e funcionalidades necessárias para otimizar a gestão de uma empresa ,que possibilita achar seus gargalos e resolvê-los da melhor forma possível. Acharemos métodos ,importantíssimos para realizações de gestões de estoques ,compras,equipamentos necessários para movimentações e armazenagem de materiais.

ETAPA 1 – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS NA EMPRESA

A importância do processo de Administração de materiais está direcionada no questionamento de todos os atendimentos aos clientes .Esse fato diz respeito de:quanto,quando e como deve ser realizada a ação ,seja de compra ,remanejamento ou atendimento de qualquer item.

O cliente é todo interessado na prestação de serviços e devemos atendê-lo da melhor maneira possível ,pois dependemos deles para que nosso trabalho seja realizado.

Administração de materiais é de grande importância no atendimento das atividades fins da empresa ,pois contribui diretamente no custo final do produto e no gerenciamento financeiro dos insumos e bens de consumo .

Atividades desempenhadas na administração de materiais :

• Análise de informações- Todas as informações são necessárias á área de administração de materiais ,não deve desprezar nenhuma informação ,as quais pensam que são desnecessárias ao processo .

Atenção ás datas de necessidades dos materiais solicitados ,nomes ,características técnicas dos itens a serem comprados ,quantidades e volumes do pedido ,unidades de estoques /compras ,data de validade e outras ...

• Reposição de materiais – A reposição vem a ser complementação dos saldos físicos dos materiais ,os quais foram consumidos pela empresa .A reposição pode ser considerada como o suprimento do estoque ou de uma demanda ocorrida na área de manutenção para atender o desgaste de uma peça .

Na reposição de materiais são incluídos vários fatores :

• Seleção dos fornecedores

• Dados da empresa fornecedora

• Características do material a ser adquirido

• Embalagens

• Dados de qualidade

• Condições de pagamento

• Prazo de entrega ,seguro e condições de transporte

Recebimento de materiais

O recebimento dos materiais adquiridos inicia-se na entrada dos itens na portaria da empresa

Ao recebimento atendem as seguintes fases:

• Verificação da existência de pedido de compras ,o qual aprovou a aquisição.

• Condições de disposição do transporte,quanto a:acondicionamento dos produtos na carroceria do veículo

• Verificação das embalagens unitárias

• Quantidades fornecidas.Verificar medidas como peso,unidade,litro,...

• Características técnicas:dimensões ,material de fabricação ,cor e outras ...

O recebimento está interligado a inspeção de material

Armazenamento de materiais

É o processo de aprovisionamento dos itens adquiridos ,de forma a mantê-lo em condições de utilização no momento desejável.

Equipamentos de movimentação de material

Acontecem muitos casos ,a aquisição de equipamentos de movimentação inadequados a operação dos tipos de itens armazenados .quanto a esse fator ,deve-se tomar muito cuidado para não dispensar recursos financeiros ,em que teremos futuramente de buscar justificativas dúbias da péssima aquisição realizada .

Deve-se verificar os espaços verticais e horizontais para utilização de paletes padronizados e estruturas que permitam a aplicação do sistema PEPS (primeiro que entra é o primeiro que sai)

Custos dos estoques

A área de Administração de materiais administra dinheiro ,ou seja ,todo volume de materiais adquiridos .Na realidade é dinheiro transformado ,que se transforma em custo financeiro e que ao seu consumo é abatido no imposto de renda .

Empresa: Usinando Indústria e Comercio de Peças e Ferramentas Ltda,é uma empresa voltada para funcionamento de serviços técnicos especializados nas áreas de caldeiraria,tubulação e usinagem de precisão,a mesma atua em diversos segmentos como:indústria naval,indústria de bebidas ,industria petroquímica entre outras...

Localizada na BR 101 ,km 298,entre município de São Gonçalo e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com