TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução dos Sistemas Econômicos (Sistemas de Gerenciamento de Empresas)

Por:   •  8/6/2015  •  Dissertação  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Evolução dos Sistemas Econômicos

(Sistemas de Gerenciamento de Empresas)

Desde a invenção da roda, o mundo se transformou profunda e radicalmente. Podemos encontrar diferentes estágios. A primeira durou até à revolução industrial e era dominada pela agricultura. Depois seguiu-se a era industrial e, finalmente, a sociedade da tecnológica que hoje vivemos, com toda a complexidade de sistemas, processos e redes. O mundo se tornou numa “aldeia global”. O incremento das relações humanas e a facilidade com que se processam atividade atingiram valores impensáveis em um curto tempo de aproximadamente 20 anos.

De um momento para outro, as organizações humanas viram-se confrontadas com a necessidade de novas formas de gerir seus negócios e interesses em todos os domínios: na produção, na comercialização, no financiamento, nas relações com os consumidores.

As regras e as práticas da era industrial começaram a ficar obsoletas e a darem mostras de incompatibilidade com a natureza complexa e indeterminada dos tempos atuais. O simples método da previsão, tão em voga na sociedade fabril, deixou de funcionar. Toda a previsão em negócios é agora um exercício de alto risco dada a cada vez maior instabilidade dos mercados e cada vez mais curto ciclo de vida dos produtos.

No sistema atual exige dos gerentes e administradores novas competências e sobretudo novos talentos. Já não basta ter vocação ou paixão pelos negócios. Isso não é garantia de sucesso. Agora é preciso mais, muito mais, precisa ser inovador.

As empresas se sentem cada vez mais na necessidade de contratarem os melhores colaboradores, não apenas os das posições superiores mas também os que desempenham atividades mais rotineiras e até aqui pouco estimadas. Na verdade, a era que vivemos já não é só a da informação e do conhecimento. Estamos sim na era da inteligência e do pensamento competitivo.

A inovação em gestão é vital. A atual crise financeira internacional é o reflexo de mudanças subterrâneas que estavam acontecendo e que anunciavam a nova era. Quase todas as empresas, mesmo as mais bem dotadas de genialidade, foram apanhadas de surpresa. Hoje assistimos o desmoronar de crenças, normas, práticas, idéias e processos que serviram adequadamente na sociedade fabril mas que se tornaram quase inúteis nos novos tempos. Acreditamos nós, que a inovação passará também pelo ensino e a formação, setores que em geral se encontram desajustados das necessidades da era da inteligência. Um novo tipo de pensamento prático se torna urgente desenvolver nas escolas, nas universidades e nas empresas.

Hoje sabemos que a inovação nas empresas é inevitável se quiserem sobreviver no mercado, Seus colaboradores têm autonomia e são capazes para exercer com perfeição suas funções que são cada vez mais especificas nas suas áreas de atuação, a tecnologia esta causando uma transformação organizacional onde criar novos projetos e inovar é prosperar nos novos tempos.

No quadro abaixo segue uma pequena comparação do Sistema Antigo e o Sistema atual:

SISTEMA ANTIGO SISTEMA ATUAL

-Mão de obra braçal -Mão de obra especializada e informatizada

-Amplo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com