TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao

Projeto de pesquisa: Gestao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O conteúdo de todas as disciplinas, aplicada neste primeiro semestre, será utilizado para dar base aos fatos ocorridos no desenvolvimento do estudo de caso, assim, promovendo simetria entre teoria e prática.

A produção textual caracterizará as empresas envolvidas, o histórico da parceria entre as organizações narradas e ainda identificar os principais objetivos identificados pelas empresas para realização das campanhas, fundamentando o caso ocorrido, descrições do que representa o que é orçamento público e métodos para sua elaboração, outras questões serão enfatizadas, como: poder da assembleia legislativa, o que são políticas públicas e sua estrutura, identificação de ferramentas de marketing, responsabilidade dos profissionais da área de marketing acerca da promoção das campanhas, dentre outras também serão discutidas e evidenciadas para que haja completo entendimento do estudo de caso e tem por finalidade um ensino, ou seja, uma abordagem metodológica de investigação que focará em compreender, explorar e descrever os acontecimentos descritos no texto: Caso de ensino de marketing social: uma parceriade administração pública e uma empresa de comunicação.

2 DESENVOLVIMENTO

Em busca de um objetivo comum, uma empresa privada, o GRUPO VIT, do ramo de publicidade e propaganda, sucursal da MTV/RS, ou seja, representando a emissora nas relações para discussão e lançamentos de novas campanhas e propagandas no Estado do Rio Grande do Sul, do outro lado, uma empresa pública, o DETRAN/RS, autarquia executiva de trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que vem há anos firmando parceria com a MTV/RS, para projetos de apoio a segurança no trânsito, conscientização da população e tudo o que envolve o cumprimento da legislação no que concerne ao marketing. A emissora assinava a campanha com o DETRAN/RS e lhe cobrava somente a produção, em um espírito de parceria pela causa, o que mais tarde rendeu prêmios à emissora.

Em 2003 foi quando se realizou a primeira parceria entre DETRAN/RS e grupo VIT-MTV/RS, para a campanha voltada à prevenção de acidentes no trânsito, produzindo seis SUP’s (Serviços de Utilidade publica), inspirados em hits musicais que estreitavam laços com o público-alvo, os jovens. A campanha seguinte, realizada no ano de 2004, renovou-se com quatro novas versões de SUP, servindo de exemplo o filme Dogville, do diretor Lars Von Trier e com participações de músicos do auge daquele ano. Porém estas novas versões já não impactaramtanto o público, uma vez que utilizou da mesma metodologia empregada na campanha do ano anterior.

É necessário cada nova campanha, a inovação, a criatividade, a audácia, a responsabilidade da equipe do grupo VIT, não basta repetir a mesma formula para obter o sucesso, uma vez que o público alvo não seria impactado de forma considerável. Os serviços prestados pela MTV nada mais era do que realizar a criação do SPU.

Segundo Philip Kotler, conhecido como o “mestre do marketing’’ Referência na literatura acadêmica de Administração, Economia, Marketing e Publicidade”. – “marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros”.

Philip Kotler, sem dúvida, é um dos principais estudiosos na área de Marketing no mundo. Ele é o autor de diversos best sellers na área e aclamado como autor de diversas teorias estudadas na academia e no mundo empresarial.

Veja abaixo dez declarações de Kotler que, pela sua relevância, se transformam em verdadeiros mandamentos dentro do marketing.

1º Mandamento

"Precisamos entender que a comunicação integrada de marketing é fundamental e desafiadora. O Brasil ainda não tem grandes “maestros” que saibam integrar essa comunicação de fato".

2º Mandamento

"O marketing é essencialmente uma conexão depessoas com outras pessoas. Daí vem a força das marcas regionais, do mercado local. Cabe ao profissional de marketing tornar essas mensagens aplicáveis ao mercado nacional".

3º Mandamento

"É importante entender que as marcas têm raízes, mas que é preciso preservar o essencial em busca do novo. Isso é inovação de marca".

4º Mandamento

"Crie métricas para avaliar sua marca e invista na criação de modelos capazes de inovar. Faça periodicamente cálculos de valor da marca".

5º Mandamento

"O importante para uma empresa não é o que ela faz ou o que ela vende e sim o porquê ela faz. O propósito é a razão de ser de uma empresa – engaja pessoas, alinha projetos e gera resultados".

6º Mandamento

"Não existe possibilidade de construir qualquer marca forte se isso não começar dentro de sua empresa. Colaboradores devem estar convencidos do valor de sua marca, devem estar engajados e serem multiplicadores dessa valorização".

7º Mandamento

"O consumidor não é tão simples quanto parece. Por isso, se preocupe em conhecê-lo cada vez mais e melhor. Se a sua empresa colabora para aumentar a autoestima do seu cliente, ele estará cada vez mais próximo de você".

8º Mandamento

"Ao realizar uma pesquisa, despreze sempre a primeira resposta. Estimule a conversa. É importante falar com o consumidor sempre. E a tecnologia contribui para essainteração".

9º Mandamento

"Empresas que olham para a classe C devem saber que ela é conservadora e tem características próprias. Crie produtos direcionados a esse público, ao invés de baratear os já existentes".

10º Mandamento

"Crie uma plataforma de desenvolvimento de novos produtos sob a mesma marca. Associe-os à marca e, com isso, agregue valor”.

A parceria de 2005 trouxeram novidades ao colocarem como protagonistas os próprios telespectadores da emissora. Ao darem espaço para participação de pedestres, ciclistas e motoristas para expressarem a opinião com relação ao que fazer para melhorar o trânsito na cidade, os jovens entrevistados se sentiam responsáveis pela segurança e queriam participar da resolução da problemática encontrada na segurança do trânsito. Dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com