TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao

Exames: Gestao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1 - Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

O QUE É EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL?

Processos educacionais organizados fora da lógica do sistema regular de ensino, ouseja, não segue um currículo pré-definido baseado nas normas e diretrizes do governo federal.Ao contrário, o conteúdo é definido a partir da vontade e das necessidades das pessoasenvolvidas.Essas atividades educacionais, apesar de possuírem objetivos claros e bem definidos,são organizadas e estruturadas de maneira flexível. Apresentam um caráter complementar àeducação formal, portanto não conferem graus ou títulos aos seus participantes, apenas podemconceder certificados de aprendizagem obtida.São oferecidas tanto por instituições de ensino formal quanto por organizaçõessociais. Pode compreender programas educacionais que ofereçam alfabetização de adultos,educação básica para crianças fora da escola, competências para a vida, competências para otrabalho e cultura em geral.Entre os fatores importantes para o surgimento da educação não-formal, estão tantoas mudanças ocorridas na estrutura familiar burguesa, quanto aquelas resultantes dasmodificações nas relações próprias do trabalho. As quais chamam atenção por demonstraremcomo a escola e a família - instituições responsáveis pela educação e legitimadamenteconstituídas e aceitas pela sociedade - realizavam seu papel de maneira insatisfatória einsegura. Estes se deram no sentido de perceber que somente os modelos de educaçãodisseminados pela escola e pela família já não davam conta da realidade social atual, masainda não havia conhecimento, credibilidade e amadurecimento das propostas criadas para preencher o vazio entre as ações das instituições sacralizadas e as novas necessidades sociais.Outro fator que interferiu no surgimento e crescimento do campo da educação não-formal foi o das necessidades e exigências das indústrias e do mercado profissional, que nemsempre encontram profissionais habilitados, para suprir a demanda existente.A educação não-formal, apesar de apontar e oferecer outras possibilidades diferentesdas escolares, não burocratizadas, menos hierarquizadas, mais rápidas e algumas propostasmais econômicas, não deve tomar para si a salvação do sistema formal de ensino. Nesse caso,estaria contribuindo, inclusive para o desmanche da escola pública e para adesresponsabilização estatal/pública para com esse setor.É característico da educação não-formal, um outro jeito de organizar e perceber arelação ensino-aprendizagem, educador/educando, produção de conhecimento no processoeducacional. Uma dessas características é a importância e relevância das ações da prática edos saberes e fazeres cotidianos.

A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL É CARACTERIZADA PRINCIPALMENTE POR:

- Estar focada em quem aprende e não em quem ensina;- Estar estruturada de baixo para cima, ou seja, forte influência dos participantes na definiçãodo currículo a ser trabalhado;- Flexibilidade;- Ênfase na prática, fortemente relacionada com o contexto local dos participantes;- Aprendizado quanto a diferenças - aprende-se a conviver com demais. Socializa-se orespeito mútuo;- Adaptação do grupo a diferentes culturas, e o indivíduo ao outro, trabalha o"estranhamento";- Construção da identidade coletiva de um grupo;- Balizamento de regras éticas relativas às condutas aceitáveis socialmente.Toda modificação, tanto no contexto do trabalho, como na vida urbana, desmontandoa forma tradicional em que a sociedade moderna burguesa passou a estruturar e organizar avida social, trouxe a necessidade dessa mesma sociedade se reorganizar e responder àsmudanças, inclusive no campo educacional. Em relação à educação das crianças, adolescentese jovens, foi necessária a criação de outras opções, uma vez que a família e a escola já nãoeram capazes de suprir sozinhas, as necessidades de cuidado, formação e socialização.As necessidades vieram de diferentes demandas: cuidado, formação, ambientesseguros e profissionais qualificados (para deixar as crianças e adolescentes), socialização, eoutras. Todas essas demandas expandidas recaem sobre o setor educacional, (como antestambém eram de responsabilidade desse mesmo setor), portanto a diferença está no fato deterem se modificado, ou estarem se modificando as instâncias responsáveis pela educação nomundo atual. Uma função social que não mais se restringe à família e à escola.

Etapa 2 - Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

O QUE É ASSOCIATIVISMO E QUAL SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOSSOCIAIS?

Associação é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Ou seja, é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses. O associativismo é tido como uma das melhores possibilidades, pois faz com que a troca de experiências e a convivência entre as pessoas se constituam em oportunidades de crescimento e desenvolvimento. No Artigo 174, § 2º, da Constituição Federal Brasileira está consagrada a liberdade de associação quando estabelece que “a lei apoiará e estimulará o cooperativismo e outras formas de associativismo”.

Ela determina ainda em seu Artigo 5º - Inciso XVIII que a “a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.

O associativismo viabiliza maior participação e estreita os laços entre a sociedade organizada e o poder público. Ele deve ser incentivado pela prefeitura, que pode fornecer assistência técnica, administrativa e tecnológica. Há vários tipos de organizações associativas,como redes de empresas, cooperativas, associações, grupos formalmente ou informalmente organizados, empresas de participação comunitária e consórcios são alguns exemplos.Uma vida associativista pode, por sua vez, criar as possibilidades de desenvolvimento de uma esfera pública com esta natureza democrática, na medida em que suas ações se guiarem por princípios éticos e políticos adequados.As possibilidades que a globalização do mundo trouxe de contatos e de confrontos interculturais para os sujeitos sociais, por um lado, e de parcerias e de ações de cooperação entre as múltiplas associações da sociedade civil e destas com o Estado, por outro, requerem que se trabalhe ao nível da pesquisa social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com