TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambienta

Trabalho Universitário: Gestao Ambienta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  4.420 Palavras (18 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 18

ATPS: RELATÓRIO SOBRE AVALIAÇÃO DE GESTÃO AMBIENTAL DE UMA ORGANIZAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito de atividade avaliativa da disciplina de Sistema de Gestão Ambiental e Certificação, Professora Izabela Paiva.

CAMPO GRANDE MS

MARÇO/2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. MEIO AMBIENTE QUESTÃO FUNDAMENTAL NAS EMPRESAS 5

3. O FILME VIDEO “UMA VERDADE INCONVENIENTE” 5

4. RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 6

5. CARTA DE AÇÕES PREVENTIVAS DE COMBATE À POLUIÇÃO 7

6. CONCLUSÃO 9

1. INTRODUÇÃO

Atualmente vivenciamos diversos problemas, e um deles que ocorre com muita frequência em nossa sociedade, é a produção de CO2 para a atmosfera, gerando então o acumulo dessa substancia, causando em fins grandes impactos, como a poluição.

Tudo começou nos séculos passados, aonde em plena revolução industrial, a poluição já era um grande problema, pois todos buscavam novas fontes de energia, como a busca do carvão mineral e a "era do petróleo", nossa população gerou para nosso mundo, um impacto ambiental e ao longo dos anos passados, nos trouxe oque deveria ser reduzido em ênfase, uma grande consequência para o mundo.

2. MEIO AMBIENTE QUESTÃO FUNDAMENTAL NAS EMPRESAS

O grupo pode compreender que hoje a questão do meio ambiente não é só para os pesquisadores e profissionais, mais sim para toda a população, isso já virou uma prioridade no mundo todo. Pois as informações sobre o meio ambiente estão em todo o lugar. Nos últimos anos as empresas vêm uma informação maior em questão ao desenvolvimento de prevenção do meio ambiente, que certamente garante o sucesso do homem e envolvendo a economia de si mesmo.

Com a questão ambiental grande parte dos países vem tomando medidas para combater o aquecimento global, garantindo a preservação do meio ambiente para uma geração futura, envolvendo diversas partes de ajuda e apoio as necessidades baixa e precária, tento como sustentabilidade ambiental. No total dos países são 191 participantes da organização das nações unidas (ONU), contando com Brasil.

Os países vêm adotando medidas como a criação de multas oriundas de crimes ambientais, com isso as organizações tendem a ter muita responsabilidade sobre a questão ambiental, evitando processos e problemas futuros com o meio ambiente, garantindo tranquilidade no decorrer da vida funcional da mesma.

As medidas tomadas pelas empresas incluem também racionamento de energia e agua, reaproveitando produtos recicláveis.

Agora é uma necessidade e consciência de todos prezarem pelo bem estar, em ter uma qualidade melhor de vida para nossos filhos e netos, para preservar a sobrevivência do ser humano como espécie.

3. O FILME VIDEO “UMA VERDADE INCONVENIENTE”

Relata sobre a poluição do meio ambiente e as consequências dos atos dos seres humanos, daqui aproximadamentre 50 anos. O que fazemos hoje vai refletir para os nossos filhos, netos, amanhã e também como vimos não vai demorar muito para nós mesmos vivenciarmos essas catástrofes, porque já tem muitos países sofrendo com isso.

Uma verdade inconveniente, mostra uma aspecto muito interessante que desde 1957 cientistas começaram a medir a espessura do gelo do polo norte, com ajuda de um radar no submarino, entao apartir de 1970 a 2000 foi notado que a calota polar do artico diminuiu a espessura e a extençao em 40% em 40 anos, e estudiosos estimam que de 50 à 70 anos todo o polo norte ira desaparecer decorrente o dos raios solares que atingem o gelo, e mais de 90% desse raios, sao refletidos de volta, mais quando os raios solares atingem direto no oceano a água absorve mais de 90% , ficando mais quente e acelerando o processo de derretimento das geleiras .Oque se pode notar também, é que quando o hemisfério norte do Equador fica voltado para o sol, como acontece na primavera e verão as folhas surgem e absorvem o CO2 diminuindo essa quantidade na atmosfera, porém quando fica voltado para longe do sol como no outono e inverno as folhas caem e exalam o CO2 fazendo com que a quantidade suba de novo para a atmosfera. Quando há mais CO2 a temperatura o aumenta, levando então ao derretimento das geleiras e fazendo com que os raios ultravioletas permaneçam na terra por mais tempo e nos prejudicando ainda mais.

O mundo está tendo varios danos ambientais fenômeno mundial- Apos 650,00 anos de acordo com o filme - vídeo, o nive de CO2 como vimos acima está muito alto e a tendência é só aumentar cada vez mais.

Em 1968, após uma foto tirda pela nave Galileu voltada para a terra onde ja havia indicios de poluiçoes no planeta, depois de 18 meses comecou o movimento ambiental moderno e constatou que a camada de ozônio já estava ficando cada vez mais grossa que o normal acumulando os gases na atmosfera e causando mais calor e prejudicando a nossa saúde.

Outra coisa que preocupa bastante é a questão das geleiras, quanto mais calor, mais derretimento, e nas geleiras é o seguinte: assim que der rete o gelo aumenta a margem da água, tem muitas cidades em diversos países que já estão submersas ou outras que nem existe mais água.

4. RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

É a contaminação da atmosfera por resíduos ou produtos gasosos, sólidos ou líquidos, que podem prejudicar à saúde dos seres humanos, pode causar danos em plantas, atacar diferentes materiais, reduzir a visibilidade e produzir odores desagradáveis.

A cada ano, os países industrializados geram milhões de toneladas de contaminantes. Os contaminantes mais comuns são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o dióxido de carbono ou as partículas em suspensão. O nível de poluição é medido pela concentração de contaminantes (microgramas por metro quadrado de ar ou, no caso dos gases, o número de moléculas de contaminantes por milhão de moléculas de ar).

Existem inúmeras dicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com