TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Da Gualidade

Trabalho Universitário: Gestao Da Gualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 11

Gestão da Qualidade

Etapa 1.

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

A palavra qualidade faz parte do vocabulário de todos. Em geral, o conceito de qualidade esta diretamente ligado a três fatores: redução de custos, aumento de produtividade e a satisfação dos clientes.

A qualidade total otimiza a energia de trabalho do recurso humano, trabalhar com e pela qualidade melhora a produtividade das empresas e, com isso, suas chances de lucro. Uma terceira premissa das principais definições de qualidade refere-se ao fato de ela começar a acontecer antes que seja iniciada a produção propriamente dita. A qualidade tem de ser planejada.

O conceito de qualidade evoluiu ao longo do seculo, mudando de uma atividade de inspeção„o e seleção de itens não-conformes, com caráter fortemente corretivo, para o uso de tecnicas estatisticas que garantiriam a qualidade do produto de forma preventiva. Posteriormente a enfase mudou do produto para o processo, pois um processo com os padrões de qualidade desejados apresenta como consequencia um produto com a qualidade esperada. Paralelamente, passou-se a trabalhar com os sistemas de qualidade das empresas. Atualmente o conceito evoluiu, alem das fronteiras da empresa, abrangendo toda a cadeia onde essa est• inserida. Para entendermos melhor esse processo, precisamos retornar decada de 1980 que foi um periodo marcado pelo inicio da implantação de programas de qualidade total nas empresas americanas e europeias na tentativa de conter o avanço das vendas dos produtos japoneses.

O sucesso das empresas japonesas, que produziam com Ûtima qualidade e preÁos mais baixos do que os praticados nos demais paÌses, foi em parte creditado ‡ capacidade de implementaÁ„o de programas de produtividade e qualidade total que contavam com a participaÁ„o dos funcion•rios. Programas como CÌrculos de Controle de Qualidade, Controle EstatÌstico de Processo, ManutenÁ„o Produtiva Total, Melhoria ContÌnua (Kaizen), An•lise dos Efeitos e Tipos de Falhas e as Sete Ferramentas da Qualidade passaram a ter grande aceitaÁ„o no mundo ocidental a partir do sucesso percebido com a implantaÁ„o de tÈcnicas que combinavam o aumento da qualidade e da produtividade. Esses programas, que faziam parte de um sistema da qualidade, culminaram na elaboraÁ„o e divulgaÁ„o das NormasISO 9000, na Europa, em 1987, chegando ao Brasil pela AssociaÁ„o Brasileira de Normas TÈcnicas. Depois de 1990, as NormasISO, constituem um modelo internacional para a qualidade, sendo um dos requisitos b•sicos ‡ implementaÁ„o bemsucedida de um processo de qualidade total. Quando uma empresa obtÈm a certificaÁ„oISO 9000, significa que est• se organizando para ter um padr„o de qualidade do seu processo e, conseq¸entemente, de seu produto, em um patamar confi•vel, o que resulta em garantia de qualidade para os clientes. AlÈm disso, quando a empresa passa a se preocupar com a implantaÁ„o de programas de melhoria da qualidade e produtividade, visando a melhor utilizaÁ„o de seus recursos produtivos, existe forte probabilidade de reduÁ„o em seus custos, o que resulta em preÁos mais competitivos. A implantaÁ„o de programas de qualidade e produtividade, alÈm de viabilizar a certificaÁ„o da empresa como ìclasse mundialî, traz consigo a possibilidade da melhor qualidade de vida, mesmo que n„o haja um programa formalizado com este nome, pois possibilita benefÌcios aos funcion•rios, em termos de carreira e aprendizado profissional.

2. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.

A era do controle estatístico surgiu com o aparecimento da produção em massa, traduzindo-se na introdução de técnicas de amostragem e de outros procedimentos de base estatística, bem como, em termos organizacionais, no aparecimento do setor de controle da qualidade. Sistemas da qualidade foram pensados, esquematizados, melhorados e implantados desde a década de 30 nos Estados Unidos e, um pouco mais tarde (anos 40), no Japão e em vários outros países do mundo.

A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação.

3. Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

Walter Shewhart

Shewhart lecionou e trabalhou com W. E. Deming e é conhecido pelo desenvolvimento do CEP (Controle Estatístico de Qualidade), que utiliza métodos estatísticos para alcançar o estado de controle de um sistema e para julgar quando este estado foi alcançado.

Armand V. Feigenbaum

Definiu, nos anos 50, o conceito de controle da qualidade total: "um sistema eficiente para a integração do desenvolvimento da qualidade, da manutenção da qualidade e dos esforços de melhoramento da qualidade dos diversos grupos numa organização, para permitir produtos e serviços mais econômicos que levem em conta a satisfação total do consumidor".

W. Edwards Deming

Adaptou um método de abordagem sistemática para a resolução de problemas conhecido como PDCA (Plan, Do, Check, Action), ou ciclo de Shewhart.

Joseph M. Juran

Para Juran a gestão da Qualidade tem 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com