TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Da Produçao

Trabalho Escolar: Gestao Da Produçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade 1

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Com o advento da Revolução Industrial, surge a necessidade de padronização dos produtos e processos. Dentro dessa filosofia as empresas evoluíram até meados dos anos 60, fase extremamente profícua da historia da industrialização, quando surgiu um grande numero de técnicas de engenharia industrial, sempre com o objetivo de melhorar a produtividade e reduzir os custos. Nessa fase de produção em massa, a preocupação dos engenheiros era produzir o máximo possível, cabendo ao pessoal de vendas o problema de colocar os produtos no mercado. É bem característica dessa fase uma famosa frase de Henry Ford: Todo cliente pode ter um automóvel de qualquer cor, desde que seja da cor preta . Giorgio Merli denomina essa fase do desenvolvimento de empresa de product-out, isto é, a preocupação é colocar o produto no mercado. Logo após a segunda guerra os japoneses desenvolveram novas estratégicas empresariais, voltadas para a exportação de seus produtos, visando conquistar o mercado mundial. Assim, utilizaram a qualidade como uma estratégia mercadológica e foram pouco a pouco ganhando mercado externo. Na definição dessa estratégia de conquista de novos consumidores, as empresas foram obrigadas a dar cada vez mais atenção, à voz do mercado. A nova pergunta a ser feita, ao contrário da afirmativa formulada por Henry Ford, era: O que o mercado quer? A resposta a essa pergunta define uma nova fase de desenvolvimento empresarial, denominada market-in, que grosso modo pode ser assim interpretada: levar para dentro da empresa aquilo que o mercado quer. (Adaptado de http://www.portaladm.adm.br/APO/APO1.htm)

I. No market-in ocorre uma baixa orientação para os processos, porque nesta filosofia de atuação o mais importante é ouvir a voz do mercado.

II. No product-out ocorre uma alta orientação para a produção, sendo de vendas o problema de colocar os produtos no mercado.

Resposta Selecionada: c.

A afirmação (I) é incorreta e a (II) correta.

Resposta Correta: c.

A afirmação (I) é incorreta e a (II) correta.

Feedback da resposta: Na afirmação (I), o correto seria que no market-in ocorre uma alta orientação para os processos, porque como nesta filosofia de atuação o mais importante é ouvir a voz do mercado, os processos deixam de ser padronizados, sendo específicos para cada tipo de produto.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Do momento em que é produzido por uma empresa ao ponto em que os clientes não estão mais interessados em comprá-lo, um produto ou serviço passa através de diversas etapas distintas introdução, crescimento, maturidade, saturação e declínio. Philip Kotler, conhecida autoridade em marketing, estudou as consequências do ciclo de vida do produto. Com base nestas considerações, É INCORRETO AFIRMAR:

Resposta Selecionada: c.

Os lucros sempre aumentam para os diferentes estágios do ciclo de vida do produto.

Resposta Correta: c.

Os lucros sempre aumentam para os diferentes estágios do ciclo de vida do produto.

Feedback da resposta: Os lucros aumentam e diminuem para diferentes estágios do ciclo de vida do produto. Por exemplo, na fase de declínio as necessidades do mercado estão amplamente atendidas e ocorre a queda das vendas com consequente redução dos lucros.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Realizar estudos e análises sobre a performance e os principais obstáculos do setor produtivo promovendo a melhoria contínua e sustentada da competitividade da indústria nos ambientes empresarial, setorial e sistêmico, a partir da gestão estratégica de informações e articulação de ações e projetos é a principal meta do Departamento de Competitividade e Tecnologia DECOMTEC, órgão filiado à FIESP. Seus principais objetivos para a indústria são: Elevar os padrões de qualidade, inovação e tecnologia; Estimular o aumento dos níveis de investimento e produtividade; Ampliar e facilitar o acesso ao crédito; Promover melhorias de desempenho da gestão empresarial; Incentivar o desenvolvimento regional e Estimular o crescimento de cadeias produtivas.(Adaptado de http://www.fiesp.com.br/competitividade/default.aspx)

I. Competitividade está associada em como Identificar as necessidades dos consumidores

Porque

II. Para obter vantagem competitiva é preciso saber como atender a tais necessidades, estabelecendo uma estratégia de manufatura ou de operações quanto aos objetivos de: custos, qualidade, prazos de entrega, flexibilidade, inovação e produtividade.

Resposta Selecionada: d.

As afirmações (I) e (II) são corretas e a (II) explica a (I).

Resposta Correta: d.

As afirmações (I) e (II) são corretas e a (II) explica a (I).

Feedback da resposta: Realmente as afirmação (I) e (II) são corretas e a (II) explica a (I), pois a vantagem competitiva, ou simplesmente a competitividade só é alcançada quando se atende às necessidades dos consumidores, que podem ser uma ou mais daquelas acima elencadas.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

Bemlimpo é um fabricante de produtos de higiene pessoal que possui duas plantas industriais para a fabricação de seus produtos. Uma das fábricas (FSP) está localizada em São Paulo e a outra (FBH) em Belo Horizonte. A fábrica de São Paulo conta com 48 colaboradores e produz 20 toneladas de produtos por mês, enquanto que a fábrica de Belo Horizonte produz 40 toneladas por mês com um efetivo de 72 funcionários. Parte desse volume de produção é transferida para dois centros de distribuição localizados em Vitória (CDVT) com capacidade de 10 toneladas/mês e Curitiba (CDCB) com capacidade de 30 toneladas/mês. Com relação à produtividade da mão de obra, podemos afirmar que:

Resposta Selecionada: b.

É maior na FBH com 0,56 toneladas/homem.mês.

Resposta Correta: b.

É maior na FBH com 0,56 toneladas/homem.mês.

Feedback da resposta: Produtividade 3 é a relação resultado/esforço ou saída/entrada. No exemplo acima, FBH tem a maior produtividade com 0,56 toneladas/homem.mês, resultado da divisão 40 toneladas / 72 homens.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

O projeto de produtos e serviços geralmente é composto de diversas etapas, desde a geração do conceito até a definição do profeto final e da confecção do protótipo. Na Geração do conceito são consideradas as idéias do consumidor, dos funcionários, dos concorrentes e de Pesquisa & Desenvolvimento. A técnica que permite estudar o produto do concorrente para descobrir como foi produzido é conhecida como:

Resposta Selecionada: b.

Engenharia reversa.

Resposta Correta: b.

Engenharia reversa.

Feedback da resposta: A engenharia reversa consiste em desmontar o produto do da empresa concorrente para verificar como ele foi produzido. É um procedimento comum, principalmente na indústria automobilística e de eletrônica fina. Como exemplo, podemos citar que depois do lançamento do iphone pela Apple, surgiram diversos aparelhos com tela touch screen.

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »