TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Cargas E Remuneração

Dissertações: Gestao De Cargas E Remuneração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 6

O que é um organograma?

Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer; um negócio, uma empresa, etc. A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização perfeita definidas por postos em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência.

É precisamente uma rede que define a função de cada um partindo do chefe até o empregado ou colaborador do escalão mais inferior do sistema. Uma plataforma organizativa que ademais define a função a ser desenvolvida por cada um dentro desse sistema organizativo.

Se pode perfeitamente pensar que a realização de um organograma é fácil, porém o organograma está envolvido em uma metodologia e consiste em construir uma base sólida de planejamento estratégico. Também pode e deve ser modificado de acordo com as variações que venham a existir na organização de uma instituição. Se existe mudanças em alguns setores de uma organização, essas mudanças dever refletir-se integramente no organograma.

Envolvem todos os tipos de serviços e diversas situações numa nuvem de informação. Todos os pontos de um organograma podem ser perfeitamente organizados para aportar o maior numero de informações possíveis. Um símbolo de qualidade organizativa em todos os ambitos.

Tanto faz se a instituição é grande ou pequena. Um organograma transmite organização e gera confiança dentro de uma empresa, já que, com essa representação gráfica, cada uma das pessoas, departamentos e cargos que aparem nele, devem saber e executar suas funções de acordo com o que reza esse gráfico de alto valor organizativo.

O organograma gera confiança e transmite informação que devem ser conhecidas por todas as partes envolvidas no gráfico. O organograma deve revelar com fidelidade os movimentos reais de uma empresa. Transmitir organização e confiança. Para que se possam realizar trabalhos de forma organizada, todas as instituições que querem crescer devem ter um organograma. Um organograma transmite todos os passos que se dão para ter organizada uma empresa e em que direção caminham esses passos. Se deve usar um organograma para ter-se cienciada todas as informações gerais e migratórias refletidas em um organograma

Para que serve um organograma?

Encontramos numa organização diversas atividades, que são chamadas de atividades fim e de atividades meio.

As atividades fim são aquelas essenciais para a sobrevivência da empresa e que estão ligadas diretamente à realização de sua Missão e Visão. Já as atividades meio são aquelas necessárias para manter as atividades fim operando.

Essa estrutura de atividades diversas (fim e meio) pode ser representada graficamente por uma figura denominada organograma. O principal objetivo do organograma é fazer com que fiquem mais claras e inteligíveis, para qualquer pessoa de fora e também de dentro da organização, o relacionamento formal existente entre as várias funções existentes na organização, o tipo de atividade que executam (fim ou meio), a autoridade e responsabilidade dos ocupantes das funções etc.

Normalmente, no organograma, as funções são representadas por retângulos, com cada retângulo representando uma atividade ou um conjunto de tarefas, ou ainda uma função.

Quando os retângulos estão no mesmo nível horizontal isto significa que as pessoas responsáveis por essas funções têm a mesma autoridade e poder dentro da organização. Quando um retângulo está acima de outro e diretamente ligado a ele significa que esta função tem mais autoridade sobre a que está abaixo.

Normalmente, num organograma, as funções cujas atividades são relacionadas estão diretamente ligadas a um mesmo gestor. Por exemplo: as funções de supervisão de caixa, tesouraria, contas a pagar, contas a receber e faturamento podem estar todas ligadas a uma função única chamada de Gerente Financeiro.

Os setores FIM, também chamados de áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com