TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Custos Logisticos

Trabalho Universitário: Gestao De Custos Logisticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 01

Passo 1

GESTAO DE CUSTOS LOGISTICOS.

Custos logísticos são todos os custos relacionados com a logística de uma empresa, sendo os mais importantes os custos com relação a armazenagem, custos para processar as encomendas e custos com transportes. Neste cenário de imposições e desafios às empresas, a logística tem se revelado um recurso da maior importância, atribuindo-lhes diferenciais de qualidade e maior contribuição para os seus lucros.

É fundamental para a sobrevivência da empresa ter uma boa gestão destes custos, afim de se consolidar no competitivo mercado.

As Atividades necessárias para alcançar o objetivo maior nos processos de analise de custos é poder fornecer o produto adequado no momento desejado e tempo certo.

Passo 2

Destacando os Custos de Armazenagem constituem um elo entre fornecedor, a produção e o cliente,formando um sistema de abastecimento a demanda e proporcionando,assim um serviço eficiente ao cliente.Nesse sub processo são consideradas as atividades de Movimentação dos materiais,embalagens e produtos e acondicionamento dos estoques (estocagem)que estão intimamente ligadas ao espaço físico,ao manuseio e a movimentação dos materiais e produtos.

E importante destacar,que se tenha um raciocínio lógico do subprocesso de armazenagem,qual o entendimento do termo estocagem e qual a correlação existente com armazenagem.

As decisões operacionais de Armazenagem, no tocante ao acondicionamento dos estoques, contemplam questões relativas envolvendo as embalagens e as estruturas (porta pallets, cantilever, roletes, drive - in, mezaninos, estantes, flowracks etc.) para acodicionameto dos estoques e movimentação dos materiais /embalagens/produtos, como por exemplo:

• Ocupação volumétrica e acessibilidade

• Volumes

• Pesos

• Tempo de permanência

• Condições para itens críticos

• Tipos e padronização de pallets

• Níveis de estoque

• Sistema de registro e controle

Alem disso, requerem, também que sejam solucionados questões referentes a localização,dimensionamento da área,arranjo físico,projeto de docas e configuração dos armazéns , tecnologia de movimentação interna, estocagem e sistemas.

Há um grande esforço por parte das empresas minimizar o uso dos locais de armazenagem,como o objetivo de sincronizar a produção com a demanda do consumidor, visando a evitar o acumulo dos estoques ao longo da cadeia para que obtenham menores custos,carregamentos e descarregamentos mais freqüentes e giro mais rápido dos estoques.

Estabelecer o fluxo de movimentação dos materiais/produtos é objetivo principal. Assim, os problemas dela decorrentes implicam organizar as quantidades agregadas que devem ser produzidas, quando e onde dever ser fabricada. As decisões operacionais de movimentação (deslocamento interno) dos materiais e produtos, de acordo com

IMAM (2000) estão relacionados a seguintes questões, entre outras:

 Áreas, condições e equipamentos e métodos operativos;

 Inspeção e devolução de materiais;

 Rotas de movimentação e manuseio;

 Tempo de ciclo;

 Ativos logísticos envolvidos;

E imprescindível verificar se a movimentação de materiais e produtos é necessária. Se for, deve-se verificar se a distancia entre as operações e mínima se o layout existente proporciona o melhor fluxo, se os materiais são estocados no ponto de uso, entre outros fatores.

Normalmente, considera-se que esta atividade não agrega valor ao produto, portanto essas operações devem ser mantidas em nível mínimo. Para itens de baixo valor unitário, a proporção dos custos de manuseio e movimentação em relação ao custo total pode ser significativa e deve ser minimizada, para evitar desperdícios (custos ocultos)

O que ajuda a aperfeiçoar a movimentação e a redução dos movimentos normais dos materiais,a eliminação de retrocessos,a manutenção de controle visual dos matérias estocados, a localização do almoxarifado próximo a montagem, o uso de acessórios nas empilhadeiras para melhorar a produtividade etc.

De acordo com Instituto dos contadores gerenciais – IMA (1989), há numerosos fatores que contribuem para determinação dos custos de armazenagem, tais como:

 Características de recebimento: contemplando volumes por grupo de produto, modo de transporte,características de carga etc.

 Características de acondicionamento ( estocagem-quantidade por pallet,empilhamento de pallet,temperatura requerida etc.);

 Características de seleção de pedido ou embarque – volume por grupo de produto, quantidade de lote pedido, modo de transporte, taxa de atendimento de pedido e tempo de atendimento;

 Necessidades de etiquetagem;

 Características de re-embalagem ( bens danificados e especiais) ;

 Necessidade de Mao de obra direta e de equipamentos; e

 Necessidade de recursos indiretos ( supervisão,manutenção de equipamentos,limpeza,segurança,suprimento etc.)

Os custos do espaço de armazenagem, para acondicionar os estoques de matérias e produtos,podem estar relacionados a diferentes instalações, como armazéns próprios ou armazéns publico gerais. Dependendo da forma como os estoques estão sendo acondicionados, esses custos podem ser fixos ou variáveis. Fixos, quando se tratar de armazenagem própria e quando ocorrer em armazéns públicos. Esses custos, geralmente, variam com nível de estoque.

Passo 3

Os conceitos básicos que são relevantes para o bom entendimento dos custos logísticos são:

 Gastos: envolvem sacrifícios financeiros (desembolsos) para uma empresa que podem ser representados, segundo Martins

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com