TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Custo Logistico

Pesquisas Acadêmicas: Gestão De Custo Logistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  1.885 Palavras (8 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 8

Aula-tema: Logística Integrada.

Esta atividade é importante para que vocês iniciem um mapeamento dos processos logísticos envolvidos em uma atividade empresarial e tenham contato prévio com discussões sobre custos logísticos.Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1°

Mapeamento dos processos logísticos

A interação da embalagem com as operações logísticas, deve iniciar-se no planejamento da embalagem, pois nesta etapa são definidos aspectos fundamentais, que irão influenciar todo o processo, como: dimensões, tipo de material, design, custo e padronização das embalagens.

Estes aspectos são fundamentais para o planejamento e eficiência no armazenamento e transporte dos produtos, caso a embalagem não seja planejada de acordo com os recursos existentes (máquinas movimentação, espaço físico, modal transporte), será necessário adequar todos os recursos à embalagem.

A falta de planejamento, ou um planejamento deficiente podem levar a ocorrência de graves problemas, desde o aumento do custo por um super dimensionamento da embalagem, que torna o transporte e armazenagem mais cara, até à deterioração da embalagem ou do produto

Discussões sobre custos logísticos.

Gasto

É o valor arcado pela entidade para obter um produto ou serviço, representado pela entrega ou promessa de entrega de algum ativo (dinheiro, bens). Ex: gastos com mercadorias, gastos com matéria-prima, gastos com pessoal, gastos com energia,etc.

Investimento

É um gasto efetuado em bens ou serviços com benefícios futuros. Os ativos são estocados na empresa e tem maior vida útil, sendo consumidos ou vendidos em maior tempo. Ex: máquinas, equipamentos, infra-estrutura, veículos, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, ações de empresas, participações em empresas, etc.

Custo

É o gasto efetuado em um bem ou serviço que é utilizado na produção de outros bens ou serviços ou revendido com lucro. Ex: matéria prima de um produto, energia elétrica na produção, mão de obra utilizada na produção, etc.

Despesas

São bens ou serviços consumidos para se auferir receitas. Ex: comissões s/ vendas, despesas financeiras, material de expediente, mão de obra setor administrativo, contabilidade, diretoria, etc.

Desembolso

É o pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou serviço. É o desencaixe financeiro.

Perda

É o bem ou serviço que se consome de forma anormal ou involuntária.

Custos Diretos e Indiretos

Custos Diretos

São custos diretos aqueles relacionados diretamente com a produção do produto (bem e serviço), no qual podemos ter uma medida fiel do gasto realizado. Por exemplo, a quantidade de matéria prima utilizada na produção de um bem, é algo mensurável.

Podemos determinar o custo da matéria prima utilizada, mesmo que tenhamos vários produtos.

Exemplo 1

Matéria Prima Produto

Milho Quirera

Milho Amido

Exemplo 2

Mão de obra direta

Custos indiretos

É o custo que não podemos determinar com precisão sobre cada produto, por isso ele é rateado ou alocado com base em algum critério. Por exemplo, não sabemos quanto de energia elétrica cada produto consome ao ser produzido. A energia elétrica pode, então, ser rateada pelos produtos fabricados, com base nas quantidades produzidas, ou em outro critério, como o número de horas de mão de obra, por exemplo: energia elétrica, salários supervisores, lubrificantes máq., salário pessoal manutenção, consumo de água.

Custos Fixos e Variáveis

Custos Fixos

São os custos incorridos para se fabricar o produto, que não tem relação com a quantidade produzida, ou seja, seu valor não varia mesmo que se produza mais ou menos bens ou serviços. Ex: aluguel da fábrica, manutenção, limpeza da fabrica, etc.

Custo Variáveis

São custos variam conforme a produção, uma maior quantidade produzida implica em maiores custos, assim como uma menor quantidade produzida implica em uma redução de custos. Ex: matéria prima, mão de obra, energia elétrica da fábrica, etc.

Apropriação de custos

1 passo = Separar custos de despesa.

Material e Mao de obra – são custos diretos

Supondo que uma empresa que fabrica 3 produtos (a,b e c), o custo do material pode ser determinado pelas requisições do almoxarifado. Pelas requisições é possível determinar as quantidades de cada material de cada produto (a,b e c). Em relação ao custo da Mao de obra de cada produto, este pode ser apurado se a empresa detiver o controle de quais empregados trabalham em cada produto e quantas horas cada empregado se dedica na produção

Rateio de custos indiretos

Custos indiretos como a manutenção da fabrica a depreciação das maquinas, etc.,devem ser rateada em cada produto, pois não é possível a identificação de quanto cada produto consome separadamente.

Exemplo: a soma dos custos indiretos rateados pela matéria prima

Produto matéria prima % Custo Indireto Custo Total

A 50.000 50 150.000 200.000

B 30.000 30 90.000 120.000

C 20.000 20 60.000 80.000

100.000 100 300.000 400.000

Rateado pela Mao de obra

Produto MOD % CI

A 1000h 33,33 99.999 149.999

B 1500h 50,00 150.000 180.000

C 500h 16,67 50.001 70.001

3000 300.000 400.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com