TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Essoas

Pesquisas Acadêmicas: Gestao De Essoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

PERÍODO INTUITIVO-PRIMITIVO E RACIONAL MNEMÔNICO

No período denominado Pré-história de Paleolítico Superior a 18.000 a.C. deu-se o início Contabilidade Intuitiva Primitiva, porém o homem passou a ter maiores noções de propriedade e patrimônio, na chamada Era Neolítica a 8.000 a.C. quando começou a praticar a criação de animais e a agricultura, surgindo a partir daí a necessidade de formas de controle e registro dos bens, direitos e obrigações.

Neste periodo apareceram as primeiras contas redigidas em pequenas fichas de barro e outros simples instrumentos , pois a escrita e a contagem abstrata ainda não haviam sido inventadas.

Pode-se dizer em caráter eminentemente empírico, que este período foi o gênesis da Contabilidade, dando início ao que mais tarde passaria a ser a ciência contábil.

O Período Racional - Mnemônico teve início aproximadamente a 4.000 a.C. e por volta de 3.500 a.C deu-se a invenção da escrita cuneiforme pelos sumérios,fato que somado a evolução das civilizações, deram um impulso para o desenvolvimento da Contabilidade daquele período.

Nas cidades antigas de Uruk e Susa na Suméria surgiram técnicas de escrituração contábil consideradas avançadas para epoca.Segundo SCHMIDT et al. (2007, p.22) "aos contadores de Uruk pode ser creditada a criação dos numerais, a revolução na contagem e na manipulação de dados.Com a evolução das civilizações nas regiões da Suméria e Babilônia, placas de barro foram usadas para registrar as movimentações financeiras que depois eram transcritos de forma resumida para pranchas maiores, dando as primeiras noções do que atualmente conhecemos por Diário.

Na Mesopotâmia no ano de 2.000 a.C. foi adotado uma espécie primitiva de razão, demonstrações, orçamentos e até mesmo a apuração de custos.

No Egito houve a criação do papiro uma forma primitiva de papel, confeccionada a partir do miolo de planta de mesmo nome ,que permitiu a criação de uma moeda como base de valor, o shat de ouro e prata e a criação dos... [continua]

ivisão da História da Contabilidade

________________________________________

Fundamentos da Divisão dos Períodos

....... ..As razões pelas quais se têm dividido em períodos os estudos da História repousam, especialmente, na utilidade que existe em diferenciar-se cada etapa da evolução, ou seja, a época em que novos rumos foram tomados quanto ao caráter evolutivo do conhecimento.

....... ..A Contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela; talvez, por isso, seus progressos quase sempre tenham coincidido com aqueles que caracterizaram os da própria evolução do ser humano.

....... ..Como ciência social, atada aos interesses do homem pelos cuidados que dedica à riqueza, viveu nosso conhecimento, quase todo tempo, em sua periferia, ou seja, da evidência das memórias, das provas, da singela informação.

....... ..Nenhum demérito existe nessa forma de caminhar no tempo, pois, também, os demais conhecimentos tiveram igual destino, mesmo os hoje classificados como os mais nobres, bastando lembrar o que ocorreu com a Alquimia, hoje Química.

....... ..Afirmou Melis: “Desde que o homem se preocupou com o amanhã, preocupou-se, também, em 'fazer as contas', mas, em verdade, nem sempre soube, racionalmente, o que fazer com as informações que guardou.

....... ..A História da Contabilidade, portanto, encontra suas bases nas mais remotas idades, mas sua dignidade científica só ocorreu quando as demais disciplinas também encontraram tal caminho, ou seja, há pouco tempo.

Períodos Principais da História da Contabilidade

Os períodos evolutivos de nosso conhecimento, assim podem ser classificados:

I. Intuitivo Primitivo: foi vivido nos períodos líticos, da pré-história da Humanidade, caracterizou-se pelas manifestações rudimentares de arte e pré-escrita, dedicado à simples memória rudimentar da riqueza.

II. Racional-Mnemônico: de disciplina dos registros, com o estabelecimento de métodos de organização da informação, ocorrido na Antigüidade; iniciou-se cerca de 4.000 a.C.

III. Lógico Racional: preocupou-se com a evidência de causa de efeito dos fenômenos organizados em sistemas primários; deu origem à partida dobrada, desenvolvido na Idade Média da Humanidade, iniciou-se, segundo provas, a partir da segunda metade do século XI.

IV. Literatura: em que a evolução defluiu da produção da matéria escrita de difusão do conhecimento, com a preocupação de ensinar por meio de livros escritos por autores preocupados com a forma de “como realizar os registros e demonstrações”; tal período ensaia-se a partir do século XI, tendo como berço o mundo islâmico; acelerou-se, no Ocidente, e assim se definiu, a partir do século XV.

V. Pré-Científico: em que a intensa busca de raciocínios, definições e conceitos em matérias não só de registros, mas, especialmente, de fatos ou ocorrências com a riqueza ensejou a disciplina das contas. Nessa fase, ocorreu a formação das primeiras teorias empíricas, abrindo caminho para a lógica do conhecimento contábil que transcendeu a simples informação; tal período começa a viver-se a partir dos fins do século XVI, prolongando-se, sempre, em etapas evolutivas, até o início do século XIX.

VI. Científico: nele apareceram as primeiras obras científicas e estabeleceram-se as bases das escolas do pensamento contábil; é a época em que se passou a estudar a essência dos fenômenos patrimoniais, de suas relações, ou seja, o que significava os fatos informados e relativos ao patrimônio, tendo sido vivido a partir das primeiras décadas do século XIX; tal período constituiu-se naquele da História das Doutrinas.

VII. Filosófico-Normativo: vivido a partir da década de 50 do século XX, em que a reocupação de normatizar as informações e de penetrar na interpretação conceptual definiu bem as áreas da informação disciplinada e do entendimento profundo e holístico dos fenômenos patrimoniais. Tal período também é o da atualidade, em que paralelas seguem, definidas, as duas correntes: a empírico-normativa e a científico-filosófica, ambas suportadas por considerável avanço da tecnologia da informação.

Imprecisão das Datas

....... ..Quanto a datas precisas dos períodos Racional-Mnemônico e Lógico-Racional, existem, ainda, questões a investigar, especialmente quanto a este último, em razão do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com