TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Proetos

Artigo: Gestao De Proetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  2.875 Palavras (12 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 12

PLANEJAMENTO DA ADMINISTRACAO FINANCEIRA

A administração financeira é ampla e dinâmica, pois pode afetar o dia-a-dia das pessoas ou das organizações, financeiras ou não financeiras, pequenas ou de grande porte, sendo assim a administração financeira é um processo constante e de extrema relevância para o mundo dos negócios, pois qualquer decisão a qualquer momento requer conhecimento sobre finanças.

A administração financeira representa quanto o administrador financeiro possui de responsabilidade numa organização, onde as principais atividades desempenhadas pelo mesmo podem ser bem diferenciadas tais como: administração de caixa, administração de crédito, análise de investimento, captação de fundos, planejamento financeiro e orçamento.

O planejamento financeiro é um processo continuo que pode ser avaliado na medida em que a organização se desenvolve, sendo que a cada crescimento organizacional, se identifiquem novas necessidades e oportunidades de desenvolvimento, tanto na forma de agir como na forma de enfrentar os obstáculos financeiros existentes.

O planejamento financeiro nas organizações ocorre pela necessidade da organização crescer, de forma ordenada e tendo em vista a implantação e a adequação de padrões, princípios, métodos, técnicas, procedimentos racionais e práticas competitivas no tempo.

Por outro lado o planejamento econômico trabalha com aspectos ligados com a qualidade dos investimentos, partindo da rentabilidade (atratividade), desejada pela organização. O planejamento econômico visa fundamentalmente o retorno sobre o investimento, vislumbrado com o ciclo de produção. No planejamento econômico se analisa a qualidade do empreendimento, que pode ser medida pela taxa de retorno que se obterá pelo investimento, ou se tomará à decisão de se manter o empreendimento até certo prazo ou de fechar por não atingir o retorno econômico esperado.

A administração financeira é ampla e dinâmica, pois pode afetar o dia-a-dia das pessoas ou das organizações, financeiras ou não financeiras, pequenas ou de grande porte, sendo assim a administração financeira é um processo constante e de extrema relevância para o mundo dos negócios, pois qualquer decisão a qualquer momento requer conhecimento sobre finanças.

O Valor do Dinheiro no Tempo

O tempo é sem dúvidas um fator proporcional ao valor do dinheiro. Podendo assim afirmar que quanto maior o período, maiores serão suas influencias dos agentes externos, ou ainda, as influencias do microambiente em relação ao poder de compra da moeda específica.

Tomadas de decisão financeira, com pessoas físicas ou jurídicas, devem avaliar se o investimento de seu dinheiro hoje lhe trará benefícios esperados no futuro.

O valor do dinheiro no tempo se refere de fato que dinheiro qual for ele a moeda um real) na mão hoje vale mais do que o sonho dessa mesma quantia ser recebida no futuro. Existem no mínimo três motivos do por que isto ser afirmado. Dinheiro na mão hoje pode ser investido, rendendo juros, de modo que ficará com mais dinheiro no futuro, também o poder de compra do dinheiro poderá diversificar no tempo devido à inflação, tornando assim incerto o valor do dinheiro desejado no futuro.

O valor do dinheiro no tempo gera as finanças da empresa, como também as analises de investimentos, de carteira e finanças públicas e pessoais, as transações e oportunidades financeiras e todo o processo de se calcular o valor do ativo passado, para o presente ou futuro que basicamente se torna uma ponte entre o consumo e o investimento. O valor do dinheiro no tempo poderá ser um risco, que poderá perder um investimento ou parte, que será o retorno. Cada administrador tem que ter conhecimento das suas entradas e saídas, seus valores presentes e futuros, seu fluxo de caixa. Para todas estas, é preciso conhecer a linha do tempo, onde é uma reta horizontal sobre qual se inicia do zero, colocando valor presente da esquerda para direita, onde a cada ano é acrescentado o valor futuro, analisando o total dos fluxos associados com o investimento.

O valor do ativo é o que representa em valor, onde o valor do dinheiro no tempo se encontra três ativos composto: valor presente, valor futuro e pagamentos (anuidades ou prestações).

Valor presente é o quanto você tem agora. Chamado valor presente ou atual, representado por VP, que será disponível em um determinado período, onde será acrescentada a taxa de juros e se transformara o seu valor futuro. O valor futuro é o quanto cresce o determinado valor que você tem agora, quando composto a uma data taxa, quanto terá em dinheiro futuro. Serão acrescentados todos os juros durante o período de tempo que foi aplicado. É representado VF que o valor final do período de uma determinada quantia, onde os juros já foram acrescentados e obteve seu valor final do investimento. Pagamentos são as prestações do principal ou do principal mais juro. É todo o valor original representado pelo principal, passando o tempo terá o principal mais os juros. O principal é a quantia de dinheiro emprestada ou investida hoje. Esses juros ganhos se tornam parte do principal, ou seja, o montante de dinheiro sobre o qual os juros são pagos.

Porem juros é a quantia ganha por ou quantia paga pelo o uso do dinheiro, sendo ganha ou pagando. Os juros podem ser calculados em diferentes períodos do tempo, depende de cada fato: juros por ano é uma porcentagem do principal, expressa por forma porcentual. Período é o tanto de tempo em que o juro é pago ou ganho. Períodos por ano é a frequência em que o juro é calculado, sendo anualmente, semestralmente que é a capitalização de juros em dois períodos durante um ano, trimestralmente em que e dividido em quatro períodos durante o ano, mensalmente ou diariamente. Número de anos é o tanto de tempo em anos. E por fim o total de períodos que é a soma de todos os períodos.

O juro composto é pouco ou nada atrativo. Pois além de aumentar os o custo do recurso captado, o não pagamento de suas parcelas (amortização) faz com que a dívida cresça podendo chegar a valores infinitamente maiores que a quantia captada. Esta situação é ruim para o devedor, e por consequência para o credor, que deixa de receber a remuneração pelo uso de seu capital.

Apesar de em um primeiro momento o juro composto não apresentar grande vantagem em relação ao juro simples, ao longo do tempo essa primeira impressão se modifica.

Mesmo adicionando um custo maior na captação de recursos, é elevando de forma acentuada o valor de dívidas não amortizadas, o regime de juro composto traz uma grande compensação ao garantir segurança às operações financeiras e maiores rendimentos aos investidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com