TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Tratamento De Residuos

Monografias: Gestao De Tratamento De Residuos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2014  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 6

1. Os critérios estabelecidos para a classificação de resíduos industriais;

A classificação para o gerenciamento dos resíduos na nova NBR 10004 estabelece dois grupos quanto ao grau de periculosidade.

Classe I: Perigosos e

Classe II: Não perigosos.

Sendo esses útimos subdivididos em:

Classe II A: Não inertes e

Classe II B: Inertes.

Classificção RSU quanto:

Domiciliar

Origem: originado da vida diária nas residências.

Conteudo: restos de comida, cascas de alimentos, produtos deteriorados, verduras jornais, revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higiênico, fraudas descartáveis, e ainda grande diversidade de outros itens. Contém, ainda, alguns resíduos que podem ser tóxicos.

Disposição final: disposição em aterro sanitário( coleta pelo poder público).

Comercial

Origem: originados nos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como supermercados, bencos, sapataria, bares, e etc.

Conteúdo: tem forte componente de papel, plastico, embalagens diversas, e resíduos de asseio dos funcionários, tais como papeis toalhas, papel higiênico e etc.

Disposição final: disposição em aterro sanitário (coleta pelo poder público)

Varrição de feiras livres

Origem: aqueles originados nos diversos serviços de limpeza pública urbana, incluindo os resíduos de vqarrição das vias públicas, limpeza de praias, limpeza de galerias, de corregos, de terrenos, restos de podas de árvores, corpos de animais, e os de limpeza de áreas de feiras livres.

Conteúdo: constituídos por restos de vegetais diversos, embalagens, e etc.

Disposição final: disposição em aterro sanitário (coleta pelo poder público).

Serviços de saude hospitalares

Origem: resíduos sépticos produzidos em serviços de saúde, tais como hospitais, clínicas, laborátorios, farmácias,etc.

Conteúdo: resíduos sépticos: aqueles que contêm ou potencialmente podem conter germes patogênicos. Constituídos de seringas, gazes, orgãos removidos, meios de culturas e cobaias, remédios com validade vencida, filmes fotográficos de raio-x, etc. Os resíduos não sépticos destes locais (papéis, restos da preparação de alimentos, pós de varrição, etc.) que não entrarem em contato direto com os pacientes ou com os resíduos sépticos, são considerados como domiciliares.

Disposição Final: disposição em aterros de resíduos perigosos (preferencialmente devem sofrer tratamento por incineração).

Portos, Aeroportos e Terminais Rodoviários

Conteúdo: constituem-se de materiais de higiene e asseio pessoal, que podem veicular doenças provenientes de outros países. Os resíduos não sépticos destes locais são considerados como domiciliares.

Disposição Final: materiais de higiene e asseio pessoal, que podem veicular doenças provenientes de outros países são destinados a aterros de resíduos perigosos (preferencialmente devem sofrer tratamento por incineração). Os resíduos não sépticos destes locais são considerados como domiciliares sendo destinados a aterros sanitários.

Industriais

Origem: originados nas atividades dos diversos ramos da indústria, nessa categoria incluem-se grande maioria do lixo considerado tóxico.

Conteúdo: cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros e cerâmicas, etc.

Disposição Final: disposição em aterros de resíduos industriais (resíduos classe l e ll).

Relação Resíduos x Subprodutos, Depende: Valor comercial / Custo da disposição final / Custo dos tratamentos / Pressões ambientalistas.

Tendências Para Resíduos Industriais: Terceirização do tratamento de resíduos / Monitoramento em tempo real / Tratamento em unidades centralizadas / Resíduo último / Uso intensivo de tecnologias / Ampliação do conceito de resíduos.

Agrícola

Origem: resíduos sólidos das atividades agrícolas e da pecuária. Apresentam tipologia diversificada.

Conteúdo: embalagens de defensivos agrícolas, restos de criatórios (produtos veterinários, restos de processamento, estrume, etc.), bagaço de cana, laranja, etc.

Entulhos

Origem: são resíduos da construção civil.

Conteúdo; constituem-se de demolições e restos de obras, solos e escavações diversas, etc. Trata-se, geralmente, de materiais inertes, passíveis de reaproveitamento.

Disposição Final: disposição em aterros de inertes (classe lll).

Impactos: Rouba lugar nos aterros, Lançamentos clandestinos provocam assoreamento de rios e córregos,Desperdício de matéria-prima

Rejeitos de Mineração

Origem; resíduos resultantes dos processos de mineração em geral (lavra, pré-processamento, etc.)

Disposição Final: disposição em aterros inertes (classe lll), disposição em aterros de resíduos industriais (classe l e ll).

Quanto ás Características Físicas

_ composição gravimétrica: traduz o percentual de cada componente em relação ao peso total do lixo.

_ Peso específico: é o peso dos resíduos em função do volume por eles ocupados, expresso em kg/m3. Sua determinação é fundamental para o dimencionamento de equipamentos e instalações.

_ Teor de umidade: está característica tem influência decisiva, princpalmente nos processos de tratamento e detinação do lixo. Varia muito em função das estações do ano e da incidência de chuvas.

_ Compressividade: tabém conhecida como grau de compactação, indica a redução de volume que uma massa de lixo pode sofrer, quando submetida a uma pressão determinada. Acompressividde do lixo situa-se entre 1:3 e 1:4 para uma pressão equivalente a 4 kg/cm. Tais valores são utilizados para dimensionamento de equipamentos compactadores.

_ Chorume:substância liquida decorrente da decomposição de material orgânico.

_ Secos: papéis, plásticos, metais, etc.

_ Molhados: restod de comidas, cascas, etc.

Quanto ás Características Químicas

Uma das formas mais simples de classificação de resíduos é quanto á composição química, classificando-os como:

_ Orgânicos: restos de alimentos, de animais mortos, de podas de árvores e matos, entre outros.

_ Inorgânicos: vidro, plástico, papel, metal, entulho, entre outros.

Segundo Grau de Biodegradação

_Facilmente degradáveis: materiais de origem biogênica.

_Moderadamente degradáveis: papel, papelão, e outros celulósicos.

_Dificilmente degradáveis: trapos, couros (tratado), borracha e madeira.

_Não degradáveis: vidro, metal, plástico.

2. Pesquise sobre a experiência francesa e/ou európeia na gestão de resíduos, e compare com a brasileira;

A diferença entre gestão de resíduos da França para a do Brasil se resume nos tópicos abaixo, onde a grande diferença é o foco na valorização e reutilização dos resíduos.

Brasil

Não geração de resíduos;

Minimização da geração;

Reutilização de materiais;

Reciclagem;

Tratamento;

Aterro sanitário.

França

Prevenção:

Valorização por reuso;

Reciclagem ou valorização energética;

Aterro sanitário de resíduos nõ valorizados.

3. O Pré-tratamento de resíduos industriais destinados a aterros.

O pré-tratamento dos resíduos por processos químicos ou físicos, tem como objetivo alterar as características, composição ou propriedades dos resíduos, de modo a reduzir seu grau de periculosidade e tornando mais eficaz sua destinação final.

A inertização é um processo químico exotérmico que transforma os resíduos perigosos e não inertes em produtos inertes ou em outra classe toxicológica de forma que mesmo contendo metais pesados, estes estejam em estado insolúvel e não lixiviável.

Outros métodos de tratamento são mais conhecidos e mais frequentes, como a solidificação, o encapsulamento, a neutralização, a redução precipitação, a oxidação, a destruição térmica e o “landfarming”.

4. Gerenciar é uma necessidade?

A preservação ambiental é hoje uma preocupação mundial. A humanidade através dos séculos, vem conquistando espaços sempre com uma contínua pressão sobre os recursos naturais.

A construção civil não é diferente, apesar de sua alta geração de empregos e renda, viabilização de moradias e infra estrutura, é uma das grandes geradoras de resíduos sólidos, principalmente nos centros urbanos.

Aos poucos essa realidade começa a mudar e a consciência ambiental começa a chegar as empresas do setor que vem se preocupando em resolver os transtornos causados pela disposição irregular de seus resíduos.

O gerenciamento adequado dos resíduos produzidos pelas empresas, incluindo a sua redução, reutilização e reciclagem procurando minimizar ao máximo a degradação do meio ambiente, promove uma vida mais saudável. Só assim podemos acreditar que o desenvolvimento sustentável fará parte de nossas vidas em um futuro muito breve.

5. Conclusão

Apesar do risco que alguns resíduos industriais oferecem, muitas empresas no Brasil e no mundo ignoram isso ao descartarem seus resíduos em lugares não autorizados para esta finalidade ou até mesmo entregrem seus resíduos á empresas de origem duvidosa que fazem o descarte dde maneira indiscriminada, poluindo o meio ambiente e trazendo riscos a saúde de pessoas que por ventura venham a entar em contato com esses resíduos de forma direta ou indireta.

Hoje a principal forma de tratamento de resíduos classe l, em São Paulo, é a incineração, porém essa forma elimina os resíduos sólidos mas libera gases tóxicos igualmente prejudiciais a saúde e ao meio ambiente.

È necessário investir em outras formas de tratamento de resíduos classe l como o co-processamento em forma de cimento, queima em fornos de cimento ou queima em fornos siderúrgicos e de fundição. No entanto, somente uma empresa cimenteira em São Paulo está licenciada para efetuar o co-processamento de resíduos, substituindo 15% do seu consumo energético. Quanto aos aterros, há somente uma instalação em São Paulo em condições legais de executar a disposição desse tipo de resíduos. Com isso é possível concluir que o lixo industrial produzido em São Paulo não está sendo destinado corretamente já que os meios corretos de destinação não tem capacidade para suportar a demanda de resíduos gerados no estado.

É preciso investimento do governo na criação de uma política de gerenciamento de resíduos com foco na prevenção, reutilização e valorização energética de todos os resíduos que possam vir a ser utilizados como fonte de energia mandando para os aterros apenas resíduos não valorizados, o que seria uma forma de diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários e lixões melhorando nossa qualidade de vida e minimizando a degradação do meio ambiente.

...

Baixar como  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »